Pragas urbanas que causam prejuízos

3 pragas que acabam com o dinheiro do seu bolso

Parece brincadeira pensar que algum tipo de praga pode causar prejuízos financeiros, mas é uma das realidades que atingem muitos proprietários, sejam eles de imóveis residenciais ou comerciais.

Algumas pragas urbanas, senão todas, depois que se instalam, podem causar diversos problemas para o imóvel, mesmo quando não são visíveis aos olhos, o que com o tempo, pode vir à tona e causar insônia em quem terá que sair em busca de resoluções.

Ao encontrar o prejuízo causado pelas pragas, o proprietário terá que buscar resoluções para o controle de pragas, o conserto do local, reforma e isso tudo leva tempo e dinheiro, que poderiam ser utilizados de outra forma, por isso a importância de se prevenir e manter o controle de pragas e a dedetização do local sempre em dia.

Para que você fique atento a essas pragas, trouxemos abaixo quais são as que mais causam prejuízos e que agem, na maioria das vezes, silenciosamente, de forma que muitos não percebam a sua presença.

Confira abaixo:

Formigas carpinteiras

Pragas urbanas que causam prejuízos

Aparentemente as formigas carpinteiras são apenas formigas comuns que não causam grandes estragos, mas essa se deixá-las se infiltrarem por muito tempo no local, poderão causar grandes danos, detalhe… Sem você perceber!

As formigas carpinteiras possuem esse nome exatamente por conta do que nasceram para fazer, cavar túneis dentro de madeiras. Nas florestas e no meio ambiente, essa função é muito útil, pois auxilia no desgaste de árvores já mortas. Mas nas grandes cidades, essa criaturazinha pode causar problemas nas estruturas de casas, nos pisos e em móveis, deixando-os ocos por dentro, quase como faz um cupim.

Depois que elas entram dentro do imóvel, geralmente através de fissuras nas paredes, podem se instalar em qualquer local que contenha madeira, e uma única colônia pode conter cerca de 10 mil formigas carpinteiras, imagine tudo isso dentro da sua casa, para arrumar tudo, fazer a reforma e trocas as peças, pode causar prejuízos imensos.

Felizmente, existem algumas alternativas que os proprietários podem tomar para evitar que essas formigas façam morada em seus imóveis. Lembrando que uma espécie de formiga sempre atrai outras, então o prejuízo depois acaba ficando maior.

O que você pode fazer para evitar que elas tomem conta da sua casa:

  • Use produtos desumidificadores em porões e sótãos, para eliminar a umidade desses locais, geralmente é o que mais as atraem;
  • Fique atento a qualidade das peças de madeira, para trocar sempre que houver necessidade, evitando locais propícios para a infestação.
  • Tampe todas as rachaduras e fissuras das paredes de sua casa, principalmente as que ficam próximas ao chão, e as que estão próximas de canos e ralos.
  • Deixe os ralos dentro do imóvel sempre tampados quando não estiver usando.
  • Apare galhos e arbustos do quintal, para impedir que traga infestações para o local e elas acabam infestando todo o imóvel.

Confira alguns artigos sobre formigas que poderão te auxiliar também:

Cupins

Pragas urbanas que causam prejuízos

Após falar da formiga carpinteira, não poderíamos deixar de mencionar o cupim, causador de estragos terríveis e silenciosos.

Os cupins, assim como as formigas carpinteiras, escolhem a madeira como local para sobreviver, e costumam cavar todo o interior das peças de madeira, desde móveis, até pisos de madeira e outras estruturas presentes nos imóveis.

Imagine você, ter que trocar janelas, portas, móveis e pisos por estarem todos infestados de cupins?! Já imaginou o quanto teria que desembolsar para custear tudo isso?! Isso sem contar com a reforma e a descupinização, pois muitas pessoas acreditam que basta jogar a peça fora para se desfazer do problema, mas na maioria das vezes isso não funciona, e os cupins acabam infestando outras partes da casa também.

A infestação do cupim costuma acontecer de forma muito rápida, pois no geral, as rainhas costumam viver entre 15 e 45 anos e botam 30 mil ovos por dia… Sim, você não entendeu mal, nem nós escrevemos errado, elas botam toda essa quantidade de ovos por dia, então não é difícil entender que uma casa com cupins pode ficar infestada em pouquíssimo tempo.

Para que você possa entender mais sobre os cupins e o quanto são devastadores, trouxemos abaixo alguns artigos que já criamos falando sobre. Você poderá conferir também algumas dicas de como acabar com os cupins dentro de casa, aproveite!

Partiremos para a próxima praga urbana que pode causar prejuízos para o seu bolso…

Roedores

Pragas urbanas que causam prejuízos

Os roedores são outras pragas que causam diversos tipos de danos para um imóvel, e diferente das pragas anteriores, os roedores não se contentam somente com as madeiras.

Se cupins e formigas carpinteiras podem causar grandes estragos somente consumindo madeiras, imagine o que um rato pode fazer?!

Eles roem fios, cabos, canos, paredes, móveis e tudo mais que encontrarem pela frente para encontrarem um ótimo esconderijo e, principalmente, comida!

Não ficar atento a presença de ratos nos imóveis, mesmo que aparentemente só no quintal, é um descaso que provocará grandes problemas, pois os ratos além de roerem tudo que podem, eles também transmitem sérias doenças, muitas causam a morte.

É imprescindível que um proprietário de imóvel, seja qual for a finalidade do mesmo, mantenha a desratização sempre em dia, e faça o possível para evitar que esses animais tenham acesso ao local.

É possível evitar que os ratos entrem no local, seguindo algumas orientações que trouxemos abaixo:

  • Manter tanto o quintal quanto o interior da casa limpos e livre de entulhos;
  • Deixar latas de lixo bem fechadas e vedadas, tirando o lixo com frequência, sem deixar que ele acumule;
  • Guardar alimentos dentro de potes bem fechados para que não atraia a atenção dos roedores;
  • Tapar todo tipo possível de esconderijo ou entradas para o interior da casa, como buracos nos telhados, sótãos e forro.

Nós também já trouxemos alguns outros conteúdos sobre ratos para o nosso blog, e você pode acompanhar abaixo. Todos eles trazem muitas dicas especiais:

Em algumas situações, somente um controle de pragas eficiente poderá acabar de fato com roedores, cupins e formigas carpinteiras, e para que você não desperdice nem sem tempo nem o seu dinheiro, entre em contato conosco e agende uma dedetização, descupinização ou desratização para que o problema seja resolvido de vez.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Formas de acabar com as moscas

Como espantar moscas?

Nos dias quentes, dois insetos são os que mais tiram a nossa paciência, você sabe identificar quais são?! Se você disse moscas e pernilongos… Acertou! Enquanto os pernilongos tiram o nosso sono, as moscas atrapalham o dia, e ambos além…

Veja mais...
Dedetização no bairro tatuapé

Dedetizadora no Tatuapé

Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro Tatuapé ficou conhecido por sua forte tradição industrial, sendo a sede das maiores indústrias brasileiras. Hoje o bairro além de acomodar grandes empresas, também se tornou o lar de muitas pessoas…

Veja mais...
acabar com mosquito de banheiro

Por que aparecem mosquitos no banheiro?

Todo mundo em algum momento já se deparou com aqueles mosquitinhos de banheiro e se perguntou ”Da onde é que esses mosquitos aparecem e o que estão fazendo aqui?”. Apesar de não causarem nenhum tipo de problema para nós, os…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem