como é coco de rato?

Como saber se tem ratos em casa?

Publicado em: 24 novembro, 2017
Em: Controle de pragas Desratização Dicas

Ratos são uma das pragas urbanas mais temidas, principalmente as ratazanas que são, em sua grande maioria, grandes e costumam avançar quando se sentem amedrontadas.

O principal medo relacionado a esse pequeno animal é o fato de transmitir diversas doenças, entre elas a Leptospirose.

Na maioria das vezes, os ratos costumam sair a noite para comer e é nesse período que invadem as casas a procura de comida e até mesmo de um lugar quentinho para fazer o seu ninho.

Se você tem visto ratos durante dia e com frequência, é importante entrar em contato com uma empresa especializada em desratização para verificar o local, pois isso é um grande sinal de infestação de ratos.

Neste artigo, vamos ajudar você a descobrir se existem ou não ratos em sua casa, dessa forma você pode ficar mais atento e buscar a ajuda de uma empresa para dar fim neles, excluindo o perigo de seus familiares pegarem algum tipo de doença.

Como descobrir?!

Bom, quando tem ratos em um ambiente eles costumam deixar “marcas”, que facilitam ao morador saber de sua existência ou não, por isso verifique se o que descrevemos abaixo tem acontecido dentro da sua casa.

Fezes de rato

Na maioria das vezes que os ratos visitam um ambiente eles costumam fazer cocô, principalmente se tiver feito ninho ou pelos cantos por onde passa.

Os ratos também tem costume de fazer cocô quando sentem medo de alguma coisa, então provavelmente, se tiver algum rato em sua casa, você encontrará as fezes dele em algum lugar.

Como é o cocô de rato?

O cocô de rato é pequeno, pretinho e durinho.

Procure verificar em locais mais fechados e escondidos, como embaixo ou atrás do sofá, fogão, geladeira, nos cantos das paredes perto de ralos e outros possíveis locais como dentro de armários. O forro é um local onde os ratos costumam se esconder por se tratar de um local escuro, fechado e com grandes possibilidades de um bom esconderijo.

Mas como é o cocô de rato?

Se você nunca viu as fezes de um rato, elas são bem pequenas, pretinhas e durinhas, bem parecidas com a de coelhos, mas ao invés de serem bolinhas, são pontudinhas. Caso veja pode ter certeza que um rato ou vários tem passado frequentado a sua casa.

Objetos ou alimentos roídos

Os ratos entrem em nossas casas por dois motivos: primeiro, atrás de comida e segundo atrás de um bom local para fazer um ninho.

Se estiver encontrando objetos de madeira, papel, panos ou qualquer outra coisa roída e não tiver animais em casa, pode apostar que são ratos que estão fazendo isso. Eles costumam roer esses objetos para afiar seus dentes e também para “tirar um pedaço” para aquecer o ninho.

Se estiver encontrando alimentos roídos como frutas, legumes ou mesmo sacos de alimentos furados, isso também pode ter sido feito por ratos.

Odor característico

Todos os animais possuem um odor característico e isso não é diferente com os ratos. Geralmente quando se instalam em algum lugar, o cheiro é bem forte e com certeza você notará.

Para pessoas que já tiveram qualquer tipo de roedores como bichinhos de estimação, provavelmente reconhecerão o odor.

Barulho no forro / telhado

Alguns ratos gostam de se esconder no forro das casas, como por exemplo o rato preto. Enquanto caminham e se escondem por lá, é possível ouvir o barulho deles, principalmente a noite quando está tudo quieto dentro de casa.

Se ouvir barulhos no telhado, saiba que provavelmente são ratos e é importante verificar, pois eles podem estar fazendo um grande ninho e logo você terá problemas com tantos ratos entrando em sua casa.

Essas situações que separamos são as principais coisas que ocorrem quando existem ratos em casa, e assim você descobrirá com maior facilidade se existem ratos em sua casa.

Caso algumas dessas situações esteja acontecendo em sua casa, entre em contato com uma empresa de desratização de confiança o mais rápido possível.

Em outro de nossos artigos damos algumas dicas de como acabar com ratos em casa, confira:

No nosso blog tem essas e outras dicas e conteúdos que poderão te ajudar muito, mas caso queira tirar alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco!

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Problemas causados pelo uso incorreto da Naftalina

O perigo por trás do uso incorreto da naftalina

Você provavelmente já usou ou já viu alguém usando Naftalina, não é verdade? Trata-se daquela bolinha branca que era comumente utilizada por nossas avós para espantar insetos. Ainda nos dias de hoje, muitas pessoas recorrem a naftalina para proteger suas…

Veja mais...
Doenças transmitidas por pulgas de ratos

Pulgas de roedores – um perigo que a maioria desconhece

As pulgas são insetos que sobrevivem se alimentando do sangue de outros animais, ou seja, trata-se de parasitas externos, pois ficam presos na pele e pelos. No Brasil existem diversas espécies, entre todas as que mais se destacam e tornam-se…

Veja mais...
Controle de pragas em empresas

Como o seu negócio pode sofrer com a presença de pragas

Recentemente um vídeo feito em Paris, ao lado da Torre Eiffel, viralizou nas redes sociais e deixou muitas pessoas de queixo caído em relação a cidade. No vídeo, como você pode ver abaixo, o turista brasileiro brinca em relação as…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem






Apoiamos esta causa