Doenças transmitidas pelos ratos

Quais são as doenças transmitidas pelos ratos?

Publicado em: 25 janeiro, 2019
Em: Controle de pragas curiosidades Desratização Dicas

Os ratos são uma das pestes mais perigosas encontradas em áreas urbanas, pois carregam diversas doenças, muitas podem inclusive levar à morte se não tratadas corretamente.

Doenças transmitidas pelos ratosDessa forma, é importantíssimos que se tenha o máximo de cautela para que os roedores não entrem nas casas, apartamentos (eles podem ter acesso através dos encanamentos) e imóveis no geral.

Em casos onde o animal é visto dentro do ambiente, seja vivo ou morto, também é necessário tomar o máximo de cuidado possível, pois se estiver contaminado (e a maioria está), pode transmitir doenças até pelo ar.

Confira abaixo alguns pontos importantes.

Formas em que as doenças podem ser transmitidas

Existem quatro formas muito comuns de transmissão das doenças de ratos para nós humanos. Listamos todas elas abaixo, é importante se manter atento, pois algumas você pode não conhecer e correr um grande risco.

  • Transmissão através de contato direto: Uma pessoa pode ser infectada através do contato direto com a urina, fezes, sangue ou saliva do rato, caso manuseie de maneira inadequada, mesmo o animal estando morto.
  • Transmissão através da inalação: Se o ar do local estiver contaminado com fezes ou urina de roedores, é muito provável que a pessoa exposta seja infectada.
  • Transmissão através de arranhões ou mordidas do roedor: Na tentativa de capturar um rato, o roedor pode tentar arranhar ou morder para se defender e se conseguir, pode transmitir alguma doença.
  • Transmissão através da ingestão: Ingerindo alimentos ou bebidas contaminadas pelos pelas fezes, urina ou saliva do rato.

Doenças transmitidas pelos ratos

Agora que já identificamos as formas que são comuns de acontecerem a transmissão de doenças entre ratos e humanos, veja abaixo quais são as doenças mais comuns transmitidas pelos ratos.

Leptospirose

Transmitida a partir da urina, a Leptospirose é causada pela bactéria leptospira e pode ser transmitidas por todos os tipos de roedores, como ratazanas, camundongos e ratos comuns.

A transmissão acontece na maioria das vezes através de água contaminada, que pode ser desde a água da caixa d’água até a água de enchentes. Se a pessoa tiver contato com a urina do rato, através da pele ela já pode ser infectada, principalmente se houver algum machucado no local.

Peste Bubônica

Uma das doenças mais mortais da história, a Peste Bubônica já matou pessoas pelo mundo todo, é transmitida pela mordida da pulga do rato contaminada.

Febre do rato

Também é transmitida pela mordida do rato quando este está infectado. Pode ser passada transmitida também ao ingerir alimentos infectados. Se não tratada corretamente pode causar a morte.

Hantavirose

Uma virose que pode causar a morte, a Hantavirose é transmitida também pela saliva e urina dos ratos. Não existe um tipo de tratamento específico e por isso é importante prevenir o contato.

Essas são as doenças mais comuns transmitidas por ratos, são perigosas e a maioria, se não for tratada corretamente, causam a morte ou sérios problemas de saúde.

Sintomas mais comuns dessas doenças

Os sintomas são sempre o que podem alertar sobre ter ou não contraído uma doença, e é muito importante que a qualquer sinal, a pessoa procure imediatamente o médico, um pronto socorro para que seja avaliada e faça os exames o quanto antes.

Como sabemos que a maioria dessas doenças levam a morte se não tratadas corretamente, é preciso ter atenção para iniciar o tratamento.

Os sintomas mais comuns são:

  • Dores no peito,
  • Náuseas ou vômitos,
  • Febre,
  • Calafrios;
  • Erupção cutânea.

Ao se deparar com um ambiente onde tenha tido a presença de um rato, vivo ou morto, é importante fazer a limpeza correta e tomar as medidas de precaução. Nunca mexa no rato com as mãos desprotegidas, mesmo que ele estiver morto. O contato, como comentamos acima, é um dos principais meios de transmissão.

Aproveite e confira aqui algumas dicas que compartilhamos para evitar que os ratos tenham acesso a sua casa.

Entre em contato com um profissional ou empresa de confiança para fazer o processo de desratização e evite causar danos a sua saúde.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Como acabar com ratos?

Naftalina afasta ratos?

A naftalina é utilizada com grande frequência por muitas pessoas há muito tempo, mesmo se tratando de um produto químico e que pode causar complicações a saúde caso seja usado de maneira errada. Ela é principalmente utilizada para o controle…

Veja mais...
Especial síndico - comunicação com moradores

Especial Síndico – Melhores formas para a comunicação com os moradores

Sabemos que se dedicar a profissão de síndico não é fácil, ele ou ela está o tempo todo servindo as pessoas, busca alternativas para que a convivência seja positiva e que tudo caminhe nos eixos, mas nem sempre é exatamente…

Veja mais...
Desentupidora de esgoto

Como desentupir o vaso sanitário sem desentupidor de borracha?

O desentupidor de borracha é um item essencial para qualquer ambiente que tenha um banheiro, independentemente de ser uma residência, empresa, comércios ou clínicas, pois muitos entupimentos superficiais podem ser resolvidos com a ajuda desse equipamento simples. Por ser um…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem