cupins de solo

Quais os tipos de cupins?

Publicado em: 15 janeiro, 2017
Em: descupinização Dicas

Você provavelmente já deve ter se deparado com uma ou outra espécie de cupim, já que o inseto tem se tornado uma das pragas urbanas mais comuns.

Os cupins fazem parte dos insetos xilófagos com milhares de espécies já registradas, são denominados assim por se alimentarem de madeira, mas dentro da espécie cupim podemos dividi-la em duas mais conhecidas: o cupim subterrâneo ou de solo e o cupim de madeira seca.

O cupim é um inseto encontrado em todo território brasileiro e não somente nas grandes cidades como pode-se pensar, o fato é que nas cidades é que o inseto causa mais problemas, já que pela falta de árvores e solos não habitados, as suas infestações podem causar grandes danos aos imóveis.

Na natureza o inseto tem grande serventia, consumindo toda árvore que está morta, mas nas grandes cidades deve-se ter maior controle, pois qualquer uma das espécies podem causar grandes danos as casas, quando se trata do cupim subterrâneo, ou nos móveis de madeira, quando se trata do cupim de madeira seca.

Cupins subterrâneos

Cupins subsoloOs cupins subterrâneos são considerados os mais agressivos e que podem causar maior estrago já que para alcançarem seu alimento, a celulose encontrada em madeira, eles aproveitam as falhas e fissuras em concretos e tijolos, causando degradação na estrutura de um edifício ou casa, o que leva muitos a acreditarem que o inseto também se alimenta desses objetos, o que não é verdade!

Geralmente são conhecidos como aleluias ou siriris e raramente aparecem sinais de seus ataques, principalmente por habitarem no subsolo.

Esse tipo de cupim fundam grandes colônias no solo, assim como formigas, alcançando grandes áreas e atacam qualquer tipo de madeira, perfurando e invadindo qualquer local em busca de seu alimento.

Pela sua forma de convivência, esse tipo de cupim possui várias habilidades, portanto é necessário estar sempre atento a infestações de sua espécie já que causam grandes danos às estruturas de casas e prédios e sua remoção não é fácil como jogar uma madeira fora, pois eles habitam na maioria das vezes no subsolo e a partir de seu local de origem criam outros ninhos onde vão se alastrando até chegar na fonte de sua comida. Assim somente um profissional equipado pode fazer uma varredura e determinar o local correto para a desinfestação dos cupins.

Cupins de madeira seca

Cupins de madeira seca

Menos agressivos do que o cupim subterrâneo, o cupim de madeira seca também é um inseto que vive em colônia e que se alimenta de madeira, mas este só se aloja em madeiras.

Seu principal foco é a madeira e costumam fazer ninhos em móveis e outros objetos de madeira.  O ataque dele também pode ser minucioso, mas é possível com o passar do tempo localizar pequenos furinhos na madeira, que é por onde o inseto sae e também uma poeira bem fina ao redor do local onde ele está habitando, que se trata de suas fezes.

Este é um demonstrativo de que no ambiente tem cupim. Mesmo se tratando de uma espécie naturalmente menor e que provoca menos estragos, sua desinfestação não deve ser descartada, já que nem sempre é possível se desfazer da madeira, principalmente quando se trata de vigas e telhados de casas.

Em casos assim existe a necessidade de contratar uma empresa especialista para que a remoção seja feita e a área seja desinfetada, evitando danos maiores ao morador.

Em todos os casos, é importante manter sempre atenção ao imóvel para que grandes infestações não aconteçam, e caso necessite fazer a desinfestação, que a mesma seja realizada por uma empresa capacitada, com produtos autorizados e próprios para descupinização, evitando assim a contaminação do meio ambiente e da comunidade.

Para saber mais sobre como identificar focos de cupim clique aqui.

Lembrando que o cupim, seja ele qual for a espécie, é um inseto importante para a natureza , pois suas funções trazem equilíbrio ao meio ambiente.

Caso tenha a necessidade de uma empresa para a descupinização de sua casa, imóvel ou de alguma peça de madeira como móveis, entre em contato conosco através de nosso formulário de contato ao lado ou através do telefone, nossos especialistas estarão de prontidão para atendê-lo e direcioná-lo a melhor solução para o seu problema.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...
Acidentes e problemas que podem acontecer ao tentar desentupir o cano sozinho

5 riscos que você corre quando tenta desentupir o esgoto sozinho

Alguns problemas com canos entupidos são mais superficiais e o proprietário consegue, muitas vezes, resolver de forma rápida e segura. Mas nem todos os casos são iguais e a falta de experiência para saber definir quando o problema é grave…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao