ratos que assombram a cidade

Você não sabe, mas existem três tipos de ratos que assombram nossa cidade

Publicado em: 17 março, 2017
Em: Controle de pragas Desratização Meio ambiente

Já falamos em outro artigo aqui em nosso blog sobre a necessidade dos serviços de desratização (caso ainda não tenha visto, você pode conferir clicando aqui) que além de acabar com os ratos , ajuda a evitar o contágio de nossa população com algumas doenças muito perigosas como a leptospirose.

Os ratos são figuras importantes no meio ambiente e em alguns casos já viraram até mesmo bichos de estimação. Na verdade eles não tem culpa das doenças que transmitem, mas infelizmente o contato deles com o esgoto e outros ambientes os transformam em uma das pragas mais perigosas da nossa cidade de São Paulo e tantas outras. Por isso a necessidade de manter o ambiente limpo e sem vestígios de ratos é tão importante.

Mas você já parou para pensar sobre os ratos que assombram nossa cidade e lares?

Caso não saiba, não estamos falando de somente um tipo de rato, na verdade são três tipos de ratos que estão por aí a solta, procurando por um local para fazer abrigo e se multiplicar. Sim, multiplicar, pois a fêmea tem uma gestação de até 22 dias e ela já pode dar cria a partir dos 25 dias de idade. Além disso, cada ninhada pode ter até 13 filhotinhos e a fêmea pode vir a engravidar novamente 21 horas depois do parto. Ou seja, em um ano os ratos podem ter mais de 200 filhotes. Já pensou tudo isso escondido no seu quintal?

Infelizmente nas cidade os ratos encontram um grande número de locais para fazerem abrigo e também muitas circunstâncias ideias para isso, como comida e água para se manterem. E na maioria das vezes essas circunstâncias estão bem próximas de nossas casas e por isso devemos nos manter atentos.

Os ratos se multiplicam muito rápido, uma fêmea pode ter até 180 filhotes por ano, e por viverem em comunidade, conseguem se infiltrar e fazer uma grande bagunça nas casas e prédios, principalmente em estruturas mais antigas.

Por título de curiosidade trouxemos para você os tipos de ratos que mais nos assombram aqui em São Paulo e um pouco de suas características.

Rato de telhado, Rato de esgoto e Camundongo

Rattus Rattus, o rato de telhado

ratos que assombram a cidade

Rato preto ou mais conhecido como rato de telhado.

Já esteve em algum momento em sua casa e ouviu aquele barulho de patinhas andando no telhado?! Pois então, é este rato que você deve ter ouvido.

O Rattus Rattus é conhecido como rato de telhado, rato de forro ou rato preto, pois como o nome já diz, tem o costume de habitar lugares altos e em grandes cidades isso significa o telhado da sua casa ou forros, sótãos e armazéns.

Ele possui uma cauda longa e tem as orelhas grandes, a cor de sua pelagem é preta e eles possuem habilidades como subir em galhos de árvores, escalar superfícies verticais e andar sobre fios elétricos, por isso conseguem facilmente alcançar lugares altos e se o local tiver alimentos e outras situações propícias para eles, logo fazem ninho e se abrigam com facilidade.

Rattus Norvegigus, o rato de esgoto

ratos que assombram a cidade

Rato de esgoto ou ratazana.

Já atravessou a rua e deu de cara com aquele rato imenso que mais parecia um gato?! Essa é a ratazana ou rato de esgoto, inteligente e que convive muito bem em grandes cidades.

Um diferencial da ratazana é que esse tipo de rato é mais inteligente, ele não se arrisca e deixa para aparecer nos locais sempre durante a noite, para evitar de ser pego. Se estiver desconfiado em relação a algum objeto ou alimento, não se aproxima e isso permite que esse rato viva mais tempo entre as pessoas, sem ser notado.

A ratazana tem o corpo mais alongado, o rabo mais curto em comparação ao rato de telhado e chegam a um tamanho de um gato pequeno.

Gostam de lugares escuros e também vivem em comunidade. Na maioria das vezes é ele o responsável por surtos de leptospirose, pois costuma habitar locais de baixa infra-estrutura e pouco saneamento, onde encontram lixo orgânico disposto inadequadamente ou mal tratado.

Mus Musculus, o camundongo

ratos que assombram a cidade

Camundongo, o Jerry da vida real.

Quem já assistiu Tom e Jerry vai entender facilmente como são as características desse tipo de rato. Assim como no desenho, o camundongo é o mais desinibido, ele é aquele que na busca por comida passa na sua frente e rouba as migalhas de pão que caíram no chão, sem nem ao menos se importar com a sua presença.

Em comparação aos outros ratos, este é muito pequeno, tem hábitos intra-domiciliar e costuma fazer seus ninhos dentro de armários, fogões e despensas.

Se trata de um rato muito curioso e por isso se torna presa fácil de ratoeiras, já que não tem a mesma precaução que os outros ratos tem antes de se aproximar que algo.

De todos o camundongo é o que menos causa medo, já que é pequenino e tem uma aparência agradável em relação aos outros, mas não se engane, ele também pode transmitir doenças assim como os outros tipos de ratos.

Todos os três tipos de ratos estão presentes constantemente em nossa cidade e provavelmente você já pode ter tido problemas com algum deles. Por isso caso necessite de ajuda, entre em contato conosco, não espere que eles tomem conta do seu quintal ou telhado, pois sua proliferação é rápida e podem colocar em risco a saúde de seus familiares.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Descupinização

4 benefícios de contratar uma empresa dedetizadora de cupins

Os cupins são pragas que em relação a nossa saúde, não causam nenhum mal, mas destroem móveis e podem acabar com a estrutura de imóveis também. Por isso é muito importante manter a devida atenção em relação a esses insetos…

Veja mais...
Formas de acabar com as moscas

Como espantar moscas?

Nos dias quentes, dois insetos são os que mais tiram a nossa paciência, você sabe identificar quais são?! Se você disse moscas e pernilongos… Acertou! Enquanto os pernilongos tiram o nosso sono, as moscas atrapalham o dia, e ambos além…

Veja mais...
Dedetização no bairro tatuapé

Dedetizadora no Tatuapé

Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro Tatuapé ficou conhecido por sua forte tradição industrial, sendo a sede das maiores indústrias brasileiras. Hoje o bairro além de acomodar grandes empresas, também se tornou o lar de muitas pessoas…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem