Os tipos de formigas que mais infestam as casas, apartamentos e escritórios

Publicado em: 24 janeiro, 2019
Em: Controle de pragas curiosidades dedetização Dicas

O verão começou há exatos um mês e com certeza você já deve ter percebido a presença nada desejada das formigas… Sim, formigas, porque de acordo com as pesquisas mais recentes, elas além de virem acompanhadas, trazem consigo a presença de outros tipos de sua espécie. Ou seja, o verão mal começou e é possível que você já tenha visto no mínimo três tipos dessas formigas em sua casa, apartamento ou mesmo no escritório em que trabalha.

formigas que infestam são paulo

Formigas Lava-pés causam alergia e causam picadas dolorosas.

O verão é a época que muda o metabolismo dos insetos, como já dissemos em outros artigos, e faz com que eles se “multipliquem” mais rapidamente, e você passa a notar a presença dos insetos com mais frequência.

De acordo com estudos realizados em 2009, existem quatro tipos diferentes de formigas que mais frequentam casas e apartamentos na cidade de São Paulo. O estudo que foi realizado pelo Instituto Biológico de São Paulo investigou o bairro da Vila Mariana, na Zona Sul e resultou que 78% das casas eram frequentadas por formigas desses quatro tipos.

As formigas se multiplicam muito facilmente em ambiente urbano, visto que nós favorecemos um ambiente perfeito para elas, com alimento disponível e locais bem protegidos para que elas se escondam.

Dessa forma, a falta de cuidados gerais ou mesmo da dedetização recorrente traz o aumento desse inseto que pode trazer desde desconforto para os moradores e frequentadores do local, como também doenças das mais diversas, visto que elas carregam em seus corpos bactérias e fungos.

Curiosidade sobre a infestação de formigas

Em outro estudo recente, realizado pela Faculdade de Biomedicina da Universidade Metrocamp/Wyden de Campinas/SP, que compartilhamos aqui em nosso blog e você pode conferir clicando aqui, apontou que as formigas carregam em seus corpos uma média de 13 milhões de micro-organismos, entre bactérias e fungos.

Já imaginou 13 milhões de micro-organismos possíveis de transmitir diversos tipos de doenças como: Gripes, Tuberculoses e até Hanseníase, sendo depositados num alimento que você ou seu filho pretende comer, ou na água que desejam tomar?

Além disso, essas bactérias podem ser transmitidas para os seres humanos através de contato com objetos infectados, como louças, copos, roupa íntimas, entre outras coisas.

Formigas fantasmas, uma das espécies mais encontradas em SP (foto reprodução: G1)

Formigas fantasmas, uma das espécies mais encontradas em SP (foto reprodução: g1.globo.com)

Você tem visto muitas formigas dentro da sua casa, apartamento ou escritório?

As formigas dificilmente são vistas sozinhas, são casos raros em que isso acontece. Agora se você também tem visto caminhos de formigas, formigas andando por todos os cantos, nas paredes, pias, bancadas e mesas, entre alimentos, prepare-se… Essas formigas são apenas 10% da colônia que pode estar escondida dentro do ambiente.

90% das formigas ficam dentro das colônias e ao menor sinal de algo errado, elas dividem suas rainhas (as colônias tem mais de uma) em vários grupos que passam a infestar outros locais do imóvel, tudo para que suas rainhas não morram, espertinhas não?!

Os Tipos de formigas

Como dissemos mais acima, se um tipo dessas formigas estiver infestando o local, ele provavelmente irá trazer outros tipos. De acordo com a pesquisadora científica e bióloga responsável pelo estudo, Ana Eugênia, não é preciso que façamos algo diferente para que essas formigas atraiam outras.

Veja abaixo os 4 tipos mais comuns em São Paulo:

  • Formiga fantasma: É conhecida por esse nome por ser muito pequenina e transparente, em alguns locais são conhecidas como açucareiras, pois o primeiro sinal de infestação é encontrá-las no açucareiro.
  • Formiga louca: De um tamanho um pouco maior do que fantasma, a formiga louca ganhou popularmente esse nome por ficar rodando em volta de si mesmo.
  • Formiga Carpinteira: De hábitos noturnos, a formiga carpinteira possui um tom amarelado ou bem preto e é conhecida por esse nome por fazerem suas colônias também nas madeiras.
  • Formiga Lava-pés: Mais comum de se encontrar fora de casa, no quintal por exemplo, as formigas Lava-pés são maiorzinhas e sua picada pode ser bem dolorida, além de causar alergia e inclusive já ter casos de mortes registradas por conta da picada desse tipo de formiga.

Todas elas, assim como outras formigas são especiais para o mundo, pois possuem seu papel importante na natureza, mas dentro das casas, podem acarretar a transmissão de doenças sérias ou até alergias, como no caso da Lava-pés.

Confira nosso artigo “Como acabar com as formigas dentro de casa“, onde compartilhamos dicas naturais para acabar com elas, é só clicar aqui. Mas lembre-se, dependendo da infestação, somente a dedetização poderá acabar de fato com elas.

Para conferir o estudo completo sobre os tipos de formigas mais encontradas nas casas em São Paulo, clique aqui.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Formas de acabar com as moscas

Como espantar moscas?

Nos dias quentes, dois insetos são os que mais tiram a nossa paciência, você sabe identificar quais são?! Se você disse moscas e pernilongos… Acertou! Enquanto os pernilongos tiram o nosso sono, as moscas atrapalham o dia, e ambos além…

Veja mais...
Dedetização no bairro tatuapé

Dedetizadora no Tatuapé

Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro Tatuapé ficou conhecido por sua forte tradição industrial, sendo a sede das maiores indústrias brasileiras. Hoje o bairro além de acomodar grandes empresas, também se tornou o lar de muitas pessoas…

Veja mais...
acabar com mosquito de banheiro

Por que aparecem mosquitos no banheiro?

Todo mundo em algum momento já se deparou com aqueles mosquitinhos de banheiro e se perguntou ”Da onde é que esses mosquitos aparecem e o que estão fazendo aqui?”. Apesar de não causarem nenhum tipo de problema para nós, os…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem