importância de manter a limpeza de fossa em dia

Por que manter a limpeza de fossa em dia?

Publicado em: 20 março, 2020
Em: desentupidora Esgoto

Assim como as caixas de gordura que muitos imóveis possuem, mas os proprietários esquecem da importância da sua manutenção, com as fossas ocorrem problemas bem semelhantes.

As fossas são comuns em regiões que não são atendidas por um sistema de tratamento de esgoto e servem como unidades de tratamento doméstico, onde tanques fundos presentes nos imóveis, são capazes de armazenar todos os dejetos provenientes das casas.

Quando um local não tem o tratamento de esgoto adequado, os dejetos ficam expostos ao meio ambiente e podem causar inúmeros prejuízos para os moradores, o bairro e a sociedade em geral.

Por isso é importantíssimo que as fossas nesses imóveis tenham sua manutenção em dia, pois mesmo que o imóvel tenha uma fossa adequada, a falta de cuidado e limpeza pode causar grandes problemas.

Por isso é muito semelhante as caixas de gordura, pois geralmente as casas possuem, mas os proprietários se esquecem delas e só se dão conta quando algum problema acontece, e então já é tarde.

Quer saber o porquê é importante manter as fossas limpas e com manutenção periódica? Continue lendo o artigo.

1# Limpar a fossa evita problemas com o entupimento

As fossas estão ligadas as tubulações de esgoto do imóvel, ao deixar a limpeza e manutenção de lado, uma das consequências pode ser problemas com canos e esgoto entupidos.

A sua casa pode passar a ter problemas com vasos e ralos entupidos com certa frequência, e com isso, além de gastar com o conserto constante, ainda pode ocasionar outros problemas que também citaremos abaixo.

Como a fossa recebe todos os dejetos da casa, em pouco tempo ela pode ficar cheia e com isso entupir, estendendo os problemas de entupimentos a outros locais da casa, como os que mencionamos acima, ralos, vasos sanitários e pias.

É como a água começar a voltar pelos ralos, então fique atento.

2# Limpar a fossa evita problemas com pragas

Outro dos maiores problemas com a falta de limpeza e manutenção de fossas sépticas é a atração de pragas como baratas, formigas, moscas, escorpiões, lacraias e roedores.

Uma fossa cheia é um banquete perfeito para essas pragas, e a falta de limpeza atrai eles. Então não estranhe se começarem a aparecer muitas baratas, ratos e outras das pragas acima se não manter a manutenção em dia.

Muitos clientes costumam vir até nós em busca de uma solução para os problemas com baratas e ratos que começaram a aparecer no imóvel. É comum mencionarem que já tentaram de tudo e que até já fizeram outras dedetizações mais o problema permaneceu, quando vamos analisar a fundo, o problema está partindo de uma fossa que não é limpa há meses e consequentemente, trouxe infestações para próximo do imóvel.

Ao evitar a limpeza e a manutenção de fossas, você está criando uma oportunidade gigantesca de atrair pragas e grandes infestações para dentro da sua residência.

3# Limpar a fossa evita vazamentos

Pior do que ter que lidar com vazamentos no encanamento, é ter que resolver problemas de vazamentos de fossas.
Como dissemos acima, os dejetos do imóvel param na fossa, a falta de limpeza e manutenção faz com que o conteúdo acumule e com o tempo, em algum momento, ela começa a vazar.

Um dos primeiros sintomas, se podemos classificar dessa forma, é o proprietário começar a sentir um cheiro horrível dentro e fora do imóvel. É muito comum, o conteúdo está acumulando e vazando, então consequentemente, o cheiro começa a vir tanto do quintal, quanto dos ralos e vaso sanitário.

Em outro momento, e isso depende muito do local onde a fossa está instalada, outro sintoma que começa a aparecer é o piso em volta da fossa começar a ceder, permanecer o tempo todo molhado e com um cheiro insuportável.

Nada que faça vai mudar a situação a não ser a manutenção e limpeza da fossa, que deve ser realizada por uma empresa especializada, como uma desentupidora.

4# Limpar a fossa evita a proliferação de doenças

Depois de tudo que mencionamos acima, imagine você que, com a exposição de todo o conteúdo da fossa, a contaminação do meio ambiente é natural. Consequentemente, existirão outros problemas vinculados a isso, um deles é a proliferação de doenças.

Além das bactérias e vírus comuns em fossas, o fato de atrair pragas urbanas permitem que outras doenças fiquem mais expostas no local, como as doenças comumente transmitidas por ratos, baratas, moscas e outros.

Se você não sabe quais são as doenças transmitidas por essas pragas, recomendamos a leitura desses artigos abaixo:

Ou seja, um problema atrai outro, que atrai outro, que atrai outro e quando você se dá conta está em volta de mil coisas para resolver, desde o problema com entupimentos até as infestações de pragas e proliferação de doenças.

Lares onde existem crianças ou idosos, devem ter o cuidado redobrado, visto que geralmente por terem a imunidade mais baixa, eles podem sofrer com problemas de saúde causados por falta de limpeza de fossas.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...
Contratar desentupidora para condomínios

Os benefícios de contratar uma desentupidora para condomínios

Veja mais...
Síndico, você sabe a importância de manter a manutenção da caixa de gordura

Especial Síndico – A importância de manter a manutenção e limpeza da caixa de gordura

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao