Urgência? Toque para ligar:
(11) 3983-1006
Doenças e insetos

As doenças mais transmitidas por insetos

Publicado em: 26 outubro, 2018
Em: Controle de pragas curiosidades

Há alguns meses compartilhamos aqui alguns insetos que transmitem doenças e por serem insetos bom comuns no dia a dia das pessoas, acreditamos ser importante o compartilhamento de quais podem ser essas possíveis doenças.

Nas nossas redes sociais nós já havíamos compartilhado essas doenças e o resultado foi incrivelmente alto, muitas pessoas não sabiam das doenças que os insetos como moscas, formigas, pulgas e baratas costumam passar e as vezes até não se importam com a presença desses insetos em casa.

Nós ouvimos muito falar sobre as doenças que os mosquitos, como o Aedes Aegypti transmite, como febre amarela, dengue, zika e outras, e esquecemos do quanto outros insetos também podem transmitir doenças sérias.

Doenças transmitidas por insetos comuns

Trouxemos abaixo uma relação desses insetos mais comuns e também as doenças que mais costumam ser transmitidas por eles.

Doenças transmitidas por Formigas

doenças transmitidas por formigas

Ao ver as formigas, principalmente aquelas pequenas, chamadas de “formigas açucareiras” nem imaginamos o quanto de vírus e bactérias podem estar em seu corpo, e que consequentemente, pode ser transmitidas através dos alimentos e líquidos que consumimos dos quais tiveram contato com elas.

As doenças mais comuns de serem transmitidas pelas formigas são:

  • Gripes;
  • Tuberculose.

Lembrando que a formiga só irá transmitir algumas dessas doenças se ela, assim como outros insetos deste artigo, estiver “contaminada”. Ainda sim, não temos como diferenciar quais estão ou não contaminadas e por isso todo cuidado é pouco.

Doenças transmitidas por Pulgas

doenças transmitidas por pulgas

Parece que o único problema das pulgas é a coceira que fica após a picada, mas a realidade é outra. As pulgas podem transmitir muitas doenças e muitas delas perigosas.

As doenças mais comuns de serem transmitidas pelas pulgas são:

  • Encefalite;
  • Tifo Endêmico;
  • Murino;
  • Anemia;
  • Viroses.

A infestação de pulgas é muito comum e fácil de acontecer, por isso devemos tomar cuidado, principalmente com os animais de estimação, mantendo a saúde deles e a nossa.

Doenças transmitidas por Carrapatos

doenças transmitidas por carrapatos

Os carrapatos também transmitem doenças que assustam e a falta de cuidado com os animais de estimação, além de provocar a infestação também coloca a saúde deles em risco.

As doenças transmitidas por carrapatos são:

  • Erliquiose;
  • Doença de Lyme;
  • Febre Maculosa.

Os carrapatos são muito comuns em locais como parques, local de mata fechada e no interior em sítios e chácaras.

Ao visitar locais como esses, procure sempre manter-se atento após os passeios.

Doenças transmitidas por baratas

Doenças transmitidas por baratas

Poucos sabem mais as baratas além de causarem repulsa em muitas pessoas, elas também transmitem sérias doenças, o que acontece devido o seu contato com áreas contaminadas como esgoto, lixo e outros ambientes semelhantes.

As doenças transmitidas por baratas são:

  • Hepatite A;
  • Viroses;
  • Febre Tifoide.

As baratas assim como outros dos insetos neste artigo costumam espalhar bactérias que ficam presas em seus corpos e patas, e ao passar por alimentos ou água, acabam transmitindo essas bactérias que depois acabam tendo contato com as pessoas.

Doenças transmitidas por Moscas

Doenças transmitidas por moscas

As moscas são outros insetos como as baratas e formigas, que carregam diversos tipos de bactérias e micro-organismos que por onde passam.

As doenças transmitidas por moscas são:

  • Conjuntivite;
  • Febre Tifoide;
  • Febre Amarela;
  • Diarreia;
  • Micose;
  • Cólera.

Fique atento a insetos como moscas e evite deixar que elas pousem nas pessoas e alimentos pois é dessa forma que elas contaminam e fazem a transmissão.

Doenças transmitidas por barbeiros

Doenças transmitidas por barbeiros

Assim como o Aedes Aegypti, o barbeiro também é muito conhecido e a doença que ele transmite é sempre compartilhada para alertar a população quanto ao seu perigo.

A doença transmitida pelo barbeiro é:

  • Doença de Chagas.

Essas são algumas das doenças mais comuns transmitidas por insetos que, em sua grande maioria, estão sempre bem próximo de nós e por isso é preciso estar sempre atento para evitar infestações e a transmissão dessas doenças.

Curtiu a matéria? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

6 duvidas sobre escorpiões

6 dúvidas mais frequentes sobre escorpiões

Escorpiões são animais que causam pânico em muitas pessoas, e não é por menos, afinal de contas eles possuem uma péssima reputação por conta do perigo que envolve a sua presença em um local. Como são animais peçonhentos, ou seja,…

Veja mais...
Será que tem ratos no telhado

Como descobrir se tem rato no telhado?

Roedores são sempre grandes problemas, eles invadem os imóveis e junto das possíveis doenças que podem transmitir, ainda comprometem móveis e objetos de valor. Em grandes cidades, é comum encontrar três tipos: os ratos de esgoto, conhecidos como ratazanas, os…

Veja mais...
Dicas para acabar com pernilongos

5 dicas de como acabar com os pernilongos

Seja no verão ou no inverno, problemas com pernilongos sempre ocorrem e dependendo da situação, pode ser estressante lhe dar com tal situação. No verão, eles atacam famintos e é quase impossível escapar deles, no inverno, mesmo que diminuam, ainda…

Veja mais...

Comente