insetos que causam doenças

Quais são os insetos comuns que transmitem doenças?

Publicado em: 25 agosto, 2017
Em: Controle de pragas dedetização Dicas

A primavera começa em setembro e logo após ela estaremos no verão e é nesse período pós inverno que os insetos voltam a tomar conta de nossas casas e locais de trabalho se não ficarmos atentos.

Além de toda a má impressão que eles passam, alguns são propensos a contaminarem o ambiente e as pessoas com vírus e bactérias, o que nos deixa ainda mais apreensivos. Mas será que todos são insetos perigosos? Será que todos transmitem doenças? Quais são os mais comuns em transmitirem doenças?

Sabemos que essas dúvidas pairam sobre todos nós quando pensamos na situação, principalmente quando envolvem o perigo de crianças e recém nascidos que correm um risco dobrado já que não possuem um organismo mais preparado como o nosso.

No artigo de hoje trouxemos abaixo as respostas para essas dúvidas sobre quais são os insetos que mais transmitem doenças e o que fazer para não correr esse risco.

Insetos perigosos que transmitem doenças

Entre todos os insetos que conhecemos e que estão presentes nas cidades grandes, digamos que a maioria transmite bactérias e doenças de alguma forma, principalmente mosquitos e insetos que vivem em esgoto ou locais de muito lixo.

Todos os anos sabemos que temos que ficar atentos quanto aos mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Febre amarela, a Dengue e a Chikungunya. Que temos que manter os vasos com pratinhos com areia, as garrafas tampadas e não deixar em hipótese alguma água parada a vontade destampada por aí.

Mas e em relação aos outros insetos? Quais deles a mais também devemos nos preocupar?

Geralmente moscas e outros mosquitos dificilmente transmitem doenças através de picadas ao ser humano, somente alguns deles como o Aedes aegypti é que causam esse problema, mas outros insetos do tipo, mesmo não transmitindo vírus sérios, podem contaminar alimentos e bebidas como vetores de bactérias.

Abaixo trouxemos uma relação de quais insetos perigosos para nossa saúde e que podem ser encontrados com grande facilidade nos centros, podem transmitir doenças ou bactérias causadoras de doenças, confira:

  • Baratas – Geralmente transmitem bactérias oriundas dos locais ondem vivem;
  • Moscas e mosquitos – Geralmente transmitem bactérias de locais onde pousam, além de exceções como o Aedes aegypti que transmite sérias doenças como já sabemos;
  • Formigas – Geralmente transmitem bactérias de locais onde passam;
  • Pulgas – Podem causar doenças como Encefalite e outras;
  • Carrapatos – Podem transmitir doenças de Tifo, entre outras;
  • Barbeiros – Transmite a doença de Chagas.

Esses são os principais insetos, facilmente encontrados em centros e grandes cidades e no interior, que transmitem doenças, bactérias e micro-organismos causadores de doenças.

Para evitá-los é necessário, principalmente, manter um ambiente sempre limpo, evitando que pequenos pedaços de alimentos fiquem espalhados pelo local, além de ficar atento ao tipo de local que esses insetos gostam de se esconder.

Já sabia disso?
Compartilhe o vídeo com seus amigos e familiares para que eles conheçam os insetos que mais transmitem doenças!

Aqui em nosso blog já compartilhamos antes, algumas dicas relacionadas ao controle de insetos perigosos como estes que compartilhamos acima. Veja abaixo o que fazer para acabar com esses insetos perigosos em sua casa ou local de trabalho.

Caso esteja vendo estes insetos com muita frequência, é importante que contrate uma empresa especializada em dedetização / desinsetização para avaliação do local. Em alguns casos, somente a dedetização irá ajudar a solucionar o problema.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Infestação de insetos, traças, baratas e larvas em alimentos

A falta de cuidado na compra e armazenamento dos alimentos pode causar infestações

Uma das ações que a pandemia trouxe durante esse período de quarentena e que muitas pessoas vão levar para a vida, é o cuidado com a higienização dos alimentos após a compra e durante o armazenamento. Por conta do covid-19,…

Veja mais...
infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao