Por que as baratas voam?

Por que as baratas voam?

Publicado em: 23 maio, 2019
Em: Controle de pragas curiosidades dedetização

Com medo ou não de baratas, provavelmente em algum momento, pelo menos uma delas já voou em sua direção, dando a impressão de querer te atacar.

Será mesmo que as baratas atacam? Por que será que algumas voam e outras parecem que não possuem essa proeza? Será que nem todas as espécies voam?

Pensando em todas essas questões, trouxemos neste artigo algumas informações que irão te ajudar a sanar essas curiosidades.

Todas as baratas voam?

Por que as baratas voam?

Barata Americana – Conhecida como barata de esgoto, é maior, marrom avermelhada e aterrorizante

Por serem seres que causam repulsa na maioria das pessoas, surgem em volta das baratas muitas curiosidades, como o que comem, quanto tempo vivem, se mordem ou não as pessoas (falaremos disso em outro artigo), entre muitas outras coisas. Algumas dessas curiosidades nós já trouxemos aqui em nosso blog, você pode conferir clicando aqui.

Agora quanto ao fato de elas voarem e o por quê, é uma curiosidade que muitas pessoas também compartilham.

Quem nunca ficou assustado ou com medo de ter que ir matar uma barata e ela acabar voando em sua direção?!

De acordo com alguns especialistas, nem todas as baratas voam e para algumas, o seu voar não é de fato um ato de voo como o dos pássaros, por exemplo, seria mais um “saltar com estilo”.

Em algumas espécies, as únicas baratas que voam são os machos, e fazem isso em período de reprodução para atrair as fêmeas ou se aproximarem a elas, neste momento também costumam liberar um odor característico e muito fedido.

Na maioria dos casos, quando encurralamos uma barata e essa levanta voo, ela faz isso para se proteger, tentando escapar, mas como só voam para uma direção, e de forma desordenada, na maioria das vezes essa direção pode ser onde você está, principalmente se estiver de frente para elas.

Dessa forma, as baratas não atacam diretamente, voar nesse momento é apenas uma forma de tentar escapar da possível morte.

Por que as baratas voam?

Barata alemã – costuma ser encontrada na cozinha, é pequena e mais clara.

Outras espécies possuem asas, mas não voam porque suas asas são, digamos que, atrofiadas, servindo apenas como parte de seu exoesqueleto.

Entre as baratas mais encontradas nas grandes cidades, a barata americana, a mais conhecida e temida por todos, possui a possibilidade de fazer esses pequenos vôos, onde na maioria das vezes, ou é porque estão em fase de reprodução ou porque se sentem assustadas.

Ou seja, quando você vê uma barata voando em sua direção ou para onde quer que seja, pode acreditar… Ela está com mais medo de você do que você dela.

Fatos importantes sobre as baratas

Vale ressaltar que as baratas, mesmo sendo importantes para o meio ambiente, nas grandes cidades, elas se tornam pragas urbanas por transmitirem diversos tipos de doenças e prejuízos aos seres humanos.

  • As baratas germânicas (baratas menores e também conhecidas como alemãs), pode gerar até 20 mil baratas em um ano de vida, e a americana (maior, preta ou marrom avermelhada, mais temida, é comumente encontrada em esgotos) pode gerar 800 descendentes.

Ou seja, causam facilmente uma infestação quando encontram locais apropriados, com disposição de alimentos, água e esconderijos que possam viver.

  • Infestações de baratas, além de causar grandes transtornos para os donos dos imóveis, independente de ser comercial ou residencial, também atraem outras pragas, como o escorpião que é um predador da barata.

Por isso a importância de manter os imóveis com a dedetização e o controle de pragas em dia. Se você tem tido problemas frequentes com o aparecimento de baratas na sua casa, confira aqui algumas dicas de como acabar com elas.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Casos de escorpião aumentam na cidade de São Paulo

São Paulo alerta para o crescente número de escorpiões na capital

Como todo o cuidado e atenção direcionado ao combate ao Coronavírus, outros pontos importantes em relação a saúde pública acabam sendo esquecidos pela maioria da população. É o que vem acontecendo com o número crescente de escorpiões na capital de…

Veja mais...
Coronavírus pode sobreviver até 3 dias

Você sabia que o Coronavírus pode sobreviver até 3 dias em algumas superfícies?

Diante da pandemia em que estamos vivendo, o maior cuidado que podemos tomar é seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que recomendam diversos cuidados com a higiene e limpeza, tanto pessoais quanto do coletivo.…

Veja mais...
O que fazer para acabar com ratos, baratas,

Especial Síndico – Como fazer para evitar cupins, baratas e roedores no condomínio

Uma das preocupações que todo Síndico deve ter é com o cuidado e controle para evitar infestações de ratos, baratas e cupins, entre outros tipos de pragas. Para qualquer imóvel, uma infestação de uma dessas três pragas pode trazer diversos…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao