Lacraias tem veneno?

Lacraia tem veneno?

Publicado em: 5 abril, 2019
Em: curiosidades dedetização

As lacraias, também conhecidas como centopeias em algumas regiões, tem uma aparência aterrorizante, mesmo quando pequenas, e isso pode causar medo nas pessoas que se deparam com elas. Possuem vários pares de patas, geralmente entre 15 a 191 pares dependendo do tamanho do animal, e costumam entrar nas casas a procura de alimento e local úmido para ficar.

Lacraia tem veneno?

Lacrais procuram lugares úmidos e tem costume de aparecer no banheiro.

Na maioria das vezes, principalmente nas grandes cidades, elas são encontradas no banheiro, próximo ao ralo do chuveiro, ou seja, sempre no local mais úmido da casa, e seu acesso até o interior do imóvel acaba ocorrendo através dos canos, chegando até o ralo.

Ao entrar no imóvel, rapidamente ela encontra um local para se esconder e procriar. Esses locais são na maioria das vezes fendas entre o pisos e azulejos. Por isso a necessidade de se manter atento e não deixar que esses animais se escondam, pois dificilmente serão encontrados e vez ou outra você irá se deparar com eles novamente.

Talvez você chegou até esse artigo porque encontrou com uma dentro de casa, ou pode ser apenas curiosidade, mas um dos motivos que também causa pânico em quem encontra uma lacraia é o fato de que elas podem ser venenosas. Será?

As lacraias são venenosas? Seu veneno pode matar?

Dúvidas como essas assombram muitos dos nosso clientes que se deparam com o animal, mesmo quando filhote e ainda pequeno, e acredite, as lacraias são animais peçonhentos.

Sim, as lacraias possuem veneno que utilizam para paralisar ou matar suas presas, e então poder se alimentar. Mas diferente do que muitos pensam, seu veneno não é perigoso para os seres humanos. No Brasil, nunca houve nenhum relato sobre mortes causadas por lacraias, mas em contrapartida, seu veneno causa muita dor e diversos incômodos.

Variando de acordo com o tamanho da lacraia, a sua picada pode apresentar sintomas como: febre, inchaço no local, vermelhidão e em alguns casos a dor pode durar horas.

O mais recomendado é que a pessoa picada pela lacraia compareça ao hospital para tratamento, pois mesmo não tendo um veneno potente para as pessoas, ele pode causar alergias, além de todos os outros sintomas que costuma causar, sendo necessária a dosagem de medicamentos para dor, entre outros que o médico pode receitar.

Em crianças e idosos é recomendada uma atenção redobrada pelos mesmos sintomas, visto que a dor causada pela picada pode ser bem dolorida.

Pessoas que foram picadas por lacraias citam que em alguns casos o local fica muito dolorido e a dor é forte, chegando a sentir por mais de 24 horas.

Recomendações para quando encontrar uma lacraia dentro de casa

Ao avistar uma lacraia dentro de casa é importante que você tome cuidado ao tentar manuseá-la, pois seus ferrões são escondidos e elas costumam ser bem rápidas ao se sentirem ameaçadas.

  • Se forem pequenas, inseticidas comuns podem matá-las. Com certa distância do animal, aplique o produto e espere que ele cause o efeito, para depois remover a lacraia sem riscos.
  • Caso perceba a presença de mais de uma num pequeno espaço de tempo, pode se tratar de uma infestação, sendo importante procurar uma dedetizadora para fazer o controle.
  • Feche fendas e mantenha os ralos dos banheiros e lavanderia sempre bem limpos e de preferência fechados quando não estiverem em uso.
  • Não tente pegar uma lacraia com a mão, independente do tamanho dela.

Para conferir outras recomendações e como acabar com as lacraias em casa, confira os artigos abaixo:

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Peste negra e o contágio através dos ratos, piolhos e pulgas

Série da Netflix fala sobre a Peste Negra e a contaminação através dos ratos e pulgas

Veja mais...
Contratar termonebulização para acabar com insetos rasteiros e voadores

Por que contratar a Termonebulização?

Veja mais...
Aonde os ratos se escondem durante o dia?

Você sabe onde os ratos ficam durante o dia?

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao