dedetização de escorpião

Aumentam casos de escorpião em São Paulo – Saiba como proceder

Publicado em: 26 julho, 2018
Em: Controle de pragas dedetização Dicas Meio ambiente

Se você já nos acompanha há algum tempo, conferiu em outros artigos assuntos relacionados aos escorpiões, como espécies e como fazer para evitar a presença deles dentro da sua casa.

No Brasil é mais comum encontrar 4 espécies mas de todas elas, duas em especial chamam atenção devido serem as mais encontradas e que mais causam acidentes, são os escorpiões amarelos e os marrons.

escorpião em são paulo

Escorpião Amarelo pode causar a morte de crianças e idosos.

Estando em local propício, como comida e local para se instalarem, os escorpiões podem proliferar de forma muito rápida, principalmente o escorpião amarelo que não precisa acasalar para se reproduzir. Através de partenogênese , a fêmea dessa espécie não tem a necessidade de um macho e assim que ela chega na idade de maturidade passa a reproduzir até 15 filhotes por cria e dentro de um ano pode ter até 45 filhotes.

Essa possibilidade ajuda com que, ao encontrar um local propício, esse tipo de escorpião venha a se proliferar de forma mais rápida, já que cerca de 99% desses escorpiões são fêmeas.

Dessa forma é muito importante se manter atento e evitar ao máximo situações que causem locais propícios para o inseto.

E assim que o escorpião tem causado espanto na população em São Paulo, onde já ocorreram no estado todo, somente neste ano, 11.500 casos em que 5 levaram a morte.

Precaução e como proceder

É importante salientar que o veneno de um escorpião pode ser muito perigoso para crianças e idosos e a melhor forma de evitar o contato é através de precaução.

  • Adicionar telas nas janelas e portas;
  • Colocar tampas nos ralos e pias;
  • Manter o quintal limpo e sem entulhos;
  • Deixar os sacos de lixo bem fechados, assim como as latas e evitar deixar o lixo muito tempo sem recolher;
  • Sacudir bem as roupas antes de vestir ou após tirar do varal;
  • Olhar dentro de sapatos antes e calçar;
  • Em caso de terrenos abandonados perto de casa, entre em contato com a prefeitura de sua cidade para que venham efetuar a limpeza;
  • Ao encontrar um escorpião não tentar pegá-lo com as mãos.

Caso tenha visto escorpiões próximos a casa, a melhor forma de proceder é isolar o local (se for possível) e entrar em contato com uma empresa de controle de pragas ou dedetização.

Como a reprodução do escorpião, principalmente o amarelo é alta, é importante manter atenção para que este não se instale próximo, podendo causar infestação.

Em caso de picada, é importante ir o mais rápido possível ao pronto socorro, não tampar o local da picada (no máximo lavar com água e sabão) e se possível capturar o escorpião e levar junto para avaliação e reconhecimento para aplicação do soro.

Você pode ter maiores informações de como proceder em casos de terrenos abandonados e com suspeita de escorpiões, na prefeitura de sua cidade.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...
Atenção síndico com os problemas causados por baratas

Especial Síndico – Infestação de baratas e o que vem junto com elas!

As baratas são consideradas uma das pragas urbanas mais difíceis de controlar, além de causarem diversos prejuízos por onde passam. Como conseguem se adaptar facilmente aos locais, em pouco tempo elas podem causar grandes infestações e trazer, junto com isso,…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao