Limpar e desentupir caixa de gordura em condomínios

Falta de limpeza em caixa de gordura aterroriza síndicos e condomínios

Publicado em: 16 agosto, 2019
Em: desentupidora Dicas Esgoto

A caixa de gordura é um item importantíssimo para imóveis no geral, pois tem a função de filtrar a gordura e impedi-la de chegar ao esgoto, evitando diversos problemas e prejuízos, tanto para o proprietário quanto para o meio ambiente, já que os resíduos podem contaminar o solo.

Em outro artigo, nós trouxemos um passo a passo de como fazer para desentupir a caixa de gordura em residências – um passo a passo que pode ser realizado pelo proprietário caso ele tenha um pouco de experiência, já que o tamanho de uma caixa de gordura de um imóvel é consideravelmente menor do que a de um condomínio, por isso é necessário que condomínios realizem a limpeza através de uma desentupidora de confiança, visto que o procedimento requer equipamentos específicos e conhecimento técnico, além das necessidades que variam de acordo com o tamanho e capacidade de cada reservatório, entre outras variantes.

Para os condomínios, onde a demanda para as caixas de gordura é maior, a necessidade de limpeza deve ser a cada 3 meses, variando de acordo com o que comentamos acima.

Essa necessidade se faz porque todo o conteúdo de gordura e resíduos que saem das cozinhas dos apartamentos vai direto para essa caixa, onde acontece uma espécie de filtragem; a água segue o caminho para o esgoto e os resíduos e gorduras, ficam na caixa.

Por isso é muito importante que tanto o síndico quanto os administradores, mantenham a limpeza da caixa de gordura em dia, evitando grandes problemas pelo excesso desses resíduos, como os que trouxemos abaixo.

Esgoto entupido – grandes problemas nas tubulações

Devido a importância da caixa de gordura para o condomínio, a falta de limpeza resultará no acúmulo de gorduras e resíduos dentro da caixa. Com o tempo, esse acúmulo pode gerar entupimento nas tubulações que se ligam a caixa, gerando diversos problemas.

Além das tubulações, dependendo da estrutura, condôminos podem notar transbordamentos e odores horríveis, tanto nas dependências do condomínio, quanto dentro dos apartamentos.

Se houver descaso, o problema pode se agravar e causar prejuízos ainda maiores, como atrair insetos e demais pragas urbanas, como veremos a seguir.

Insetos, roedores e outras pragas urbanas

Quando as caixas de gordura não são limpas na frequência correta, a gordura e o excesso de outros resíduos que param na caixa, podem atrair a atenção de vários tipos de pragas, já que esses resíduos podem se tornar alimentos para elas.

As pragas urbanas que mais aparecem em casos de caixas de gordura entupidas ou cheias, são:

  • Roedores;
  • Baratas;
  • Escorpiões;
  • Lacraias;
  • Formigas;
  • Moscas.

Ao atrair essas pragas para dentro do condomínio, o risco de ter que lidar com infestações futuras é grande, o que pode trazer problemas para o condomínio assim como para os moradores.

Além do problema com infestações, outro problema com a invasão dessas pragas, é o risco de contrair doenças, como as transmitidas por roedores, baratas, mosquitos e as picadas de escorpiões que podem levar a morte.

Confira abaixo um artigo com as doenças mais transmitidas por pragas urbanas e veja o quanto eles podem causar problemas sérios:

Prejuízos financeiros

É certo que quando lidamos com algo que não esperamos, consequentemente, acabamos sofrendo algum tipo de prejuízo, e com problemas em canos, ralos, tubulações e caixas de esgoto e gordura entupidos, não é diferente.

A falta de limpeza irá, consequentemente, levar a entupimentos e outros problemas como os que citamos acima. Por isso é muito importante para os condomínios manterem a limpeza em dia, no mínimo a cada 3 meses.

Com a nossa avaliação, nossos técnicos recomendarão o prazo máximo para a nova limpeza, tirando em média todas as variantes relacionadas ao uso da caixa de gordura, o que facilitará para os administradores e síndicos, a manterem os prazos e a manutenção.

Entre em contato conosco e agende uma visita para avaliação sem compromisso, nossos técnicos irão tirar todas as suas dúvidas e fornecer a melhor solução para os problemas do seu condomínio.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Vantagens de contratar uma desentupidora de esgoto

4 vantagens de contratar uma desentupidora de esgoto

Veja mais...
Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao