Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Qual a periodicidade para limpeza de caixa d’água?

    Qual a periodicidade para limpeza de caixa d’água?

    Publicado em: 21 de junho de 2021
    Em: Caixa d'água Por: Império

    Independente do segmento, quando falamos de limpeza de caixa d’água a lei é orientada para todos, desde residências até empresas, condomínios e comércios.

    A Vigilância Sanitária recomenda que a periodicidade para a limpeza de caixa d’água seja de no mínimo uma vez por ano. Já a Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, orienta que essa limpeza seja realizada semestralmente, ou seja, duas vezes por ano.

    Não fique preso às recomendações, analise periodicamente a qualidade da água

    É claro que esses prazos são recomendações, principalmente porque a necessidade de limpeza pode variar de imóvel para imóvel, levando em consideração a utilização e manutenção da caixa ou reservatório.

    Por isso é muito importante estar sempre atento, e a nossa recomendação é que a limpeza seja realizada no mínimo duas vezes por ano, mas sempre mantendo a atenção a situação da caixa d’água, afinal estamos falando de água para o consumo e quanto maior sua qualidade, melhor e mais saudável para quem a consome, diminuindo riscos de contaminação e transmissão de doenças.

    Em alguns casos, a água pode estar sem qualidade nenhuma para o consumo e esperar pelo prazo de limpeza só poderá agravar a situação. Independente dos prazos, é imprescindível verificar a caixa com frequência, avaliando o estado interno e externo e também a situação em que está a água no reservatório, dessa forma você avaliará melhor se será necessária uma limpeza a mais ou se é possível manter a recomendação da Vigilância ou da Cetesb.

    O melhor a fazer para evitar problemas

    Mantenha a agenda de limpeza de no mínimo duas vezes ao ano, dessa forma você já seguirá as recomendações da Cetesb e terá mais frequência na limpeza, evitando problemas relacionados a qualidade da água e outros pontos importantes.

    No meio tempo entre uma limpeza e outra, mantenha-se atento a caixa, avaliando mensalmente o estado da caixa ou reservatório e da água. Dessa forma, você conseguirá manter a qualidade da água e da limpeza sempre perfeita.

    Vale lembrar que é importantíssimo ter o contato com uma boa empresa de limpeza de caixa d’água, para que a higienização seja realizada da maneira correta, seguindo as orientações dos órgãos de avaliação, principalmente se falamos de reservatórios de água de empresas, comércios e outros.

    Se você quer fazer a limpeza da caixa d’água da sua casa, mas não tem condições de pagar uma empresa, nós convidamos você a conferir esse passo a passo que mostramos detalhadamente a forma correta para que você possa fazer sozinho.

    Para empresas, condomínios, comércios e outros segmentos é importante citar que houve uma mudança na Portaria GM/MS nº888, aumentando o rigor e exigência na vigilância da qualidade microbiológica e residual do cloro, o que pede mais atenção a higienização. Fique atento!

    Compartilhe este artigo