Problemas causados pelo uso de soda cáustica para desentupir canos

Os perigos de usar soda cáustica

Publicado em: 10 outubro, 2019
Em: curiosidades Dicas

É muito comum as pessoas terem soda cáustica em casa, visto que utilizam para diversos fins, inclusive para desentupir pias, ralos e canos em geral (o que não é recomendado – já fizemos um artigo sobre isso e você pode conferir clicando aqui).

Mas a má utilização pode levar a sérios problemas de saúde e muitas pessoas nem sequer leem as recomendações de utilização do próprio fabricante, o que aumenta as chances de uso indevido e, consequentemente, de acidentes domésticos.

No artigo de hoje, trouxemos alguns dos principais perigos causados pelo uso incorreto da soda cáustica e convidamos você a conferir e entender mais sobre esse assunto.

Problemas causados pelo uso incorreto da soda cáustica

Seja para desentupir um cano, ou para fazer sabão caseiro (muitas receitas utilizam a soda cáustica para o preparo do sabão), o manuseio da soda deve ser minucioso, deve-se utilizar equipamentos de proteção como luvas e óculos, além de seguir exatamente a recomendação do fabricante.

Além do cuidado na hora de utilizar a soda, é preciso ter atenção também no momento de guardar o produto, as sobras e os utensílios utilizados em contato com ela, já que esses resíduos podem também causar grandes problemas.

Muitos pais, após utilizarem a soda cáustica, não dão muita importância quanto ao local para guardar o produto, e sem perceberem, facilitam o contato das crianças com a soda, o que pode causar problemas de saúde severos e até a morte.

A soda cáustica é um produto muito forte e corrosivo, e pode ser fatal não somente para crianças como para adultos e animais de estimação, por isso é importante ter um cuidado redobrado ao utilizar o produto.

Veja os problemas que ela pode causar

Em contato com a pele, a soda cáustica pode causar queimaduras graves e não é preciso muito para isso, algumas gotinhas que caiam sobre a pele já causam grandes problemas.

Dependendo da gravidade desse contato, o produto pode causar perfurações na pele e o mesmo ocorre em casos de ingestão ou ao inspirar a fumaça do produto, o que pode fazer com que a pessoa que sofreu o contato passe até por cirurgias como retirada de órgãos.

Ao inspirar o produto, que pode acontecer enquanto você prepara o sabão caseiro, por exemplo, a soda cáustica pode lhe causar danos as vias respiratórias. Por isso é importantíssimo que ao utilizar o produto a pessoa esteja protegida com luvas, óculos e máscaras.

Para se ter uma ideia, até cegueira a soda cáustica pode causar e existem muitos casos de pessoas que tiveram que passar por cirurgias nos olhos para recuperar parte da visão.

Esses problemas, como queimaduras e outros danos, podem acontecer com adultos e crianças, e por isso vale salientar a importância de guardar o produto de forma protegida, assim como a utilização deve ser feita com cuidado.

Cuidados que se deve ter ao utilizar a soda cáustica

Independente do motivo pelo qual deseja utilizar ou ter a soda cáustica em casa, utilize-a como última das alternativas, e se tiver mesmo que utilizá-la, atente-se a ler o rótulo do produto antes de abrir.

Siga todas as instruções do rótulo e lembre-se sempre de utilizá-la somente se estiver com luvas, máscara e óculos de proteção. Caso contrário você poderá sim, estar colocando sua saúde em risco.

Após utilizar o produto, feche bem e guarde em um local alto, longe do acesso das crianças. Tome cuidado também com os utensílios que tiver usado para manipular o produto. Colheres, pedaços de madeira ou outros, devem ser lavados e se possível, inutilizados.

Para qualquer dúvida, seja ao utilizar o produto ou como armazená-lo de maneira correta, entre em contato com o SAC do fabricante, independente da marca, todos os fabricantes devem prestar auxílio em dúvidas como essas.

Se for utilizar para desentupir a pia, o ralo ou o vaso sanitário, prefira entrar em contato conosco e agendar uma visita gratuita para avaliação do problema. Muitas vezes a soda pode nem resolver e você ainda coloca em risco a sua saúde e pode ter prejuízos no encanamento, já que pode danificá-los.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Problemas de esgoto em condomínios

Especial Síndico – Tudo o que você precisa saber sobre problemas de esgoto

Dentro de um condomínio, independentemente do tamanho e da quantidade de moradores, existem sempre diversos pontos que exigem a atenção rotineira de um síndico, entre elas, o esgoto e a manutenção dos encanamentos é uma das que tem prioridade, já…

Veja mais...
Especial síndico - comunicação com moradores

Especial Síndico – Melhores formas para a comunicação com os moradores

Sabemos que se dedicar a profissão de síndico não é fácil, ele ou ela está o tempo todo servindo as pessoas, busca alternativas para que a convivência seja positiva e que tudo caminhe nos eixos, mas nem sempre é exatamente…

Veja mais...
Desentupidora de esgoto

Como desentupir o vaso sanitário sem desentupidor de borracha?

O desentupidor de borracha é um item essencial para qualquer ambiente que tenha um banheiro, independentemente de ser uma residência, empresa, comércios ou clínicas, pois muitos entupimentos superficiais podem ser resolvidos com a ajuda desse equipamento simples. Por ser um…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem