Aonde os ratos se escondem durante o dia?

Você sabe onde os ratos ficam durante o dia?

Publicado em: 21 setembro, 2020
Em: Controle de pragas curiosidades Desratização

Os ratos costumam sair durante a noite para comer, fazem isso porque percebem um movimento menor das pessoas e assim se sentem mais seguros para vasculhar todos os cantos em busca de comida.

Durante o dia, todo cantinho pode se tornar um ótimo esconderijo, desde um buraco no solo do seu jardim, até debaixo de um piso solto.

Os locais mais comuns são:

  • No jardim ou quintal, entre as plantas e raízes de árvores;
  • No solo, debaixo de pisos soltos, onde costumam cavar grandes buracos e acomodar grandes colônias;
  • No telhado e no sótão, em meio aos entulhos e caixas de papelão ou madeira;
  • No porão, principalmente se estiverem com muitos objetos antigos e entulhos;
  • Dentro de casa, em diversos cômodos e debaixo ou dentro de eletrodomésticos e móveis;
  • Dentro dos ralos, bueiros e no esgoto.

Naturalmente, os ratos causam repulsa em muita gente, além do medo em relação ao animal, as pessoas também temem as doenças que eles podem transmitir. Imagine então o medo de encontrar um rato dentro de casa ou pior, uma infestação deles!

Em outro artigo aqui do nosso blog, nós compartilhamos quais os locais que os ratos costumam se esconder dentro das casas, se você tem receio de que a sua casa possa ter ratos, convidamos a ler esse artigo aqui e conferir os lugares que eles costumam se esconder.

Fora de casa, os roedores procuram qualquer local aparentemente seguro para fazerem seus ninhos, e agora, com as altas temperaturas, os ratos sentem mais fome e tendem a aparecer com mais frequência e causar ainda mais problemas.

Por que os ratos invadem as casas, comércios e outros imóveis?

Tudo que um rato quer ao entrar na sua casa ou comércio, é encontrar comida. E inteligentes como são, eles podem entrar e sair da sua casa dezenas de vezes sem que você perceba.

Em alguns casos, eles podem inclusive fazer ninho dentro da cozinha, no sótão, ou debaixo da máquina de lavar e você nem vai se dar conta de que eles estarão vivendo debaixo do mesmo teto que você.

Ao perceber o fácil acesso ao alimento, o rato encontra uma forma de entrar na casa e chegar próximo ao alimento, que pode ser grãos, restos de comida, farelos e até a ração para animais de estimação.

É muito importante que todos os alimentos dentro de uma dispensa sejam organizados em vasilhames, para que dificulte o acesso dos ratos ao alimento. Embalagens de plástico, papel e outras do tipo são facilmente abertas por eles.

Sabendo disso, fica mais fácil entender a importância de manter os ambientes sempre limpos, com alimentos e rações armazenadas corretamente e latas de lixo muito bem vedadas, para evitar o aparecimento e permanência dos roedores.

Se o ambiente estiver atrativo, não adianta fazer dezenas de receitas diferentes para acabar com os ratos, eles continuarão voltando porque sabem que o local tem fácil acesso a comida.

Separar o lixo entre resíduos orgânicos e recicláveis, também ajuda a evitar um ambiente convidativo para os ratos, além de ajudar o meio ambiente.

A pandemia elevou o número de ratos nas grandes cidades

Com a pandemia e toda a nossa mudança de comportamento no período, os ratos das grandes cidades tiveram que buscar por alimentos em outros locais, chegando mais próximos das residências.

Dentro de casa por mais tempo, as pessoas também consumiram mais e, consequentemente, aumentaram sua produção de resíduos domésticos, o que também atraiu não somente a atenção dos roedores, como também a de outros insetos, como as baratas.

É importantíssimo que todos tenham cuidado quanto a coleta adequada do lixo, assim como o seu armazenamento antes das retiradas, separando e fechando muito bem as latas e sacos e buscando ter o melhor controle possível com a limpeza doméstica.

Os locais que voltaram as atividades também precisam de controle, muitos ficaram fechados por longos períodos e esses estabelecimentos podem ter atraído ratos em busca de alimentos.

Encontrar embalagens, alimentos, móveis, e outros objetos roídos, fezes e cheiro característico podem indicar a presença e até a infestação de ratos. Fique atento!

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

4 dicas para acabar com ratos, insetos e pragas em condomínios

Especial Síndico – 4 dicas para evitar a infestação de pragas no condomínio

Veja mais...
Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
Peste negra e o contágio através dos ratos, piolhos e pulgas

Série da Netflix fala sobre a Peste Negra e a contaminação através dos ratos e pulgas

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao