5 locais que os ratos se escondem

4 locais que ratos costumam se esconder nas casas

Publicado em: 5 fevereiro, 2020
Em: Desratização Dicas

Ratos são animais muito inteligentes e, diferente de muitos outros, eles se multiplicam nas grandes cidades porque estão no melhor local para eles, onde é possível encontrar comida, água e locais quentinhos para fazer seus ninhos, sem nenhuma dificuldade, já que nós mesmos produzimos essa situação favorável para eles.

O problema é que parte desses “locais quentinhos” estão relacionados a algum cantinho dentro da casa de alguém, ou dentro de um mercado, comércio, empresa e por aí vai!

Em residências, existem locais em que os ratos mais se escondem e sempre que houver dúvidas quanto ao ter ou não ratos na casa, são estes os primeiros locais que você deve analisar.

Então se você tem tido dúvidas sobre ter ou não roedores na casa, confira abaixo quais são os locais mais comuns em que eles se escondem.

Telhados e forros

Os telhados são os locais que os ratos pretos mais se escondem. Conhecidos também como ratos de telhado, esses ratos gostam de fazer ninhos em locais altos, e nas grandes cidades, os telhados são perfeitos para eles.

Pode ser que eles se escondam entre as telhas, como pode ser também que eles encontrem uma entrada para o forro e fiquem por lá mesmo, já que é ainda mais protegido.

Geralmente as pessoas percebem a presença deles por ouvir barulhos durante a noite, seja de um bicho/animal correndo ou com barulho das ninhadas. Se o local estiver infestado, o barulho também será fácil de ouvir durante o dia, e nesses casos é importante não perder tempo e agendar uma desratização.

Mesmo que não tenha infestação ainda, o processo para isso acontecer não é demorado, então ao ouvir qualquer tipo de barulho, certifique-se de descobrir o que é e, se der de cara com ratos, resolva o mais rápido possível e não se esqueça que podemos ajudá-lo!

Lavanderias e máquinas de lavar

Outro local que chama a atenção dos ratos é a lavanderia, principalmente pelo fácil acesso através dos ralos e encanamentos.

Existem vários relatos de pessoas que foram limpar o ralo da lavanderia, ou encaixar o cano da máquina para liberar a água usada na máquina e se assustaram ao se depararem com ratos saindo até mesmo dos canos. Alguns inclusive se tornaram até vídeos engraçados na internet, mas o problema é sério!

Os roedores encontram na parte debaixo da máquina de lavar, um local seguro para se esconder, e então ficam ali mesmo. Por isso é muito importante colocar tampas nos ralos e enquanto não estiver usando a máquina, fechar os canos que ficam abertos.

Outro ponto importante é avaliar se na lavanderia existe algum acesso que possa chamar a atenção do rato, como no caso de rachaduras no chão (ratos adoram entrar nessas rachaduras e formarem ninhos) e buracos em paredes.

Analise o que guarda no local, como por exemplo, vasilhames com ração de animais de estimação também podem atrair a atenção do rato.

Cozinhas – Geladeiras e fogão

Como um dos locais que mais aparecem queixas, a cozinha, principalmente embaixo de geladeiras e fogões, são os locais onde os roedores mais gostam de ficar, é instintivo deles.

Roedores, em geral, adoram ficar próximos da geladeira, principalmente atrás ou embaixo, por causa do motor que é quente, o mesmo ocorre com o fogão, que também é quente.

Os ratos começam a fazer o ninho embaixo do fogão e por incrível que pareça, a maioria das pessoas só percebem algo de estranho depois de meses, isso porque o local começa a apresentar algumas particularidades, como fezes, mal cheiro e resíduos de comida ou sujeira em grande quantidade.

O pior dos problemas de se ter uma infestação de ratos na cozinha, é que além de ser uma infestação, os ratos transmitem diversas doenças, e na cozinha eles têm maiores chances de que isso aconteça.

A transmissão de doenças feita pelos ratos acontecem principalmente por contato, seja ele direto ou indireto, e ao terem contato com alimentos como frutas e outros, ou contato com objetos como tralhares, pratos e outros tipos de louças presentes na cozinha, a chance de transmissão aumenta consideravelmente.

Ambiente com entulhos

Outro local onde ratos se escondem em uma casa, é aquele onde juntamos tralhas e entulhos. Pode ser um quartinho nos fundos da casa, no quintal ou na garagem, não importa, se tem entulhos, tem chances de ter ratos e outras pragas, como escorpiões, por exemplo.

Locais assim chamam a atenção de ratos e outras pragas porque, além de terem diversas opções para um ninho, também atraem outros tipos de pragas, ou seja, comida de graça mais uma vez!

Por isso evite qualquer tipo de entulho em casa, seja de caixas de papelão, madeira, qualquer coisa que forme aparentemente um “entulho”, deve ser descartado e o ambiente deve ser higienizado.

Se esse local com entulho for uma garagem ou quintal, pior ainda, porque o acesso é muito mais fácil, então fique atento.

Esses são os locais mais comuns em que ratos costumam se esconder e fazer seus ninhos, mas não significa que eles não escolham outros locais, por isso fique atento ao cheiro no ambiente, a presença de fezes e outros indícios que podem indicar a presença de ratos.

Dicas de como evitar a infestação de ratos dentro de casa

Aqui em nosso blog, nós já compartilhamos diversas dicas para evitar a infestação de ratos, e a mais comum e efetiva é trabalhar na prevenção, ou seja, deixar o local menos atrativo para os roedores.

  • Deixar o ambiente limpo;
  • A cada 15 dias afastar móveis e eletrodomésticos para limpeza e checagem dos locais;
  • Guardar alimentos em potes com tampa e deixá-los muito bem fechados;
  • Não deixar a ração de animais de estimação a disposição, colocar a quantidade que seu pet come somente quando ele tiver fome;
  • Tampar buracos e rachaduras que possam dar acesso ao forro da casa e outros locais que possam se tornar futuros ninhos;
  • Retirar o lixo com frequência;
  • Evitar entulhos em ambientes abertos ou fechados.

Se estiver na dúvida sobre mais dicas como essas acima, você pode verificar em nosso blog diversas opções do que fazer.

Uma alternativa muito interessante é adicionar veneno caseiro nesses locais, mas é importante que crianças e outros animais de estimação não tenham acesso. Para ver o passo a passo do veneno caseiro para ratos, clique aqui.

Lembre-se em caso de infestação, entre em contato e agende uma desratização!

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Quando sei que é a hora de fazer uma limpeza na caixa de gordura?

Quando sei que é a hora de fazer uma limpeza na caixa de gordura?

A caixa de gordura é um item essencial no esgoto de residências, comércios, condomínios e outros, pois é através dela que toda gordura do imóvel é filtrada ou pelo menos deveria ser. Quando a caixa de gordura não está funcionando…

Veja mais...
Como eliminar formigas?

Como eliminar formigas?

Formigas são uma das pragas urbanas mais presentes nas casas e imóveis em geral, principalmente por terem fácil acesso devido ao seu tamanho e por encontrarem os locais mais improváveis para formar seus formigueiros, que podem ser até mesmo dentro…

Veja mais...
repelentes naturais para afastar escorpiões

Como espantar escorpião?

Escorpiões são pragas urbanas que podem causar grandes prejuízos, principalmente em relação a saúde pública, já que se trata de um inseto peçonhento. Diferente de outras pragas, como baratas, moscas, formigas e outros, acabar com escorpiões não é tão fácil,…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem