fossa séptica o que é?

O que são fossas sépticas?

Publicado em: 11 outubro, 2018
Em: desentupidora Dicas

Muito comum em regiões que não são atendidas pelo sistema de tratamento de esgoto, as fossas sépticas são unidades de tratamento de esgoto doméstico, onde tanques capazes de armazenar os dejetos provenientes das casas, transformam esses em materiais com um potencial menos ofensivo a natureza.

As fossas sépticas são responsáveis por separar e transformar a matéria sólida que se encontra no esgoto, onde o resíduo mais sólido é depositado no fundo da fossa e as bactérias anaeróbias agem decompondo esses resíduos.

Nessa mesma categoria, existem três opções de fossas que tem uma função parecida, mas com materiais e formas diferentes. Você pode conferir esse artigo onde falamos mais sobre as três opções, são elas: fossas sépticas, fossas negras e fossas secas.

Quando é necessário fazer a limpeza?

Variando de acordo com o tipo de fossa, a periodicidade para a limpeza costuma ser no mínimo de uma vez por ano, mas é necessário avaliar o tipo de fossa para ter certeza quanto ao prazo de cada uma.

A limpeza é necessária para que a fossa séptica mantenha sempre o tratamento adequado e não cause entupimentos ou vazamentos, o que é muito comum de acontecer em casos onde não ocorre a devida manutenção.

Se o local onde está instalada a fossa séptica começa a exalar cheiros ruins, ou mesmo, acontecem pequenos vazamentos ou retorno nos ralos, por exemplo, é necessário fazer a limpeza o mais rápido possível.

Por conter resíduos altamente contaminados, é importante manter a manutenção e limpeza das fossas em dia para que ela não contamine o ambiente e nem as pessoas que entrem em contato. É muito importante frisar, que se você não tem experiência com isso, evite mexer, pois o risco de contaminação é alto e é preciso equipamentos adequados para fazer a remoção ou mesmo o desentupimento.

Mal cheiro e vazamentos são os primeiros indícios de que é necessário contratar uma empresa especializada para fazer a manutenção ou limpeza. Se algo do tipo já tem acontecido com frequência, não perca mais tempo e evite maiores prejuízos.

Recomendamos inclusive, que caso tenha alguma dúvida sobre a limpeza de fossas sépticas, entre em contato conosco e nossos profissionais vão te orientar quanto ao melhor procedimento.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Vantagens de contratar uma desentupidora de esgoto

4 vantagens de contratar uma desentupidora de esgoto

Veja mais...
Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao