o que são fossas e quais são seus tipos?

O que é uma fossa e porque manter a manutenção e limpeza?

Publicado em: 13 julho, 2018
Em: Dicas Esgoto Meio ambiente

Fossas são utilizadas em locais que não tem acesso a rede de esgoto, e o que seria encaminhado para o esgoto, nesse caso é enviado para uma fossa.

Pode não parecer, mas as fossas são muito comuns em muitas regiões de nosso País, e por não contarem com uma rede de esgoto disponível, a limpeza e manutenção dessas fossas devem ser feitas com frequência.

Existem três tipo de fossas, são elas as fossas sépticas: construídas de cimento ou alvenaria, a fossa séptica separa os líquidos de elementos mais densos. Geralmente é composta por três câmaras onde todo o conteúdo é passado por todas para que sejam “tratados”; as fossas negras, onde costumam trazer mais riscos ao local e meio ambiente, já que não possuem revestimento e todo o conteúdo é lançado diretamente no solo; e por fim as fossas secas, que são construídas para armazenar materiais sólidos e pastosos somente, geralmente são construídas longe da casa ou do imóvel.

Mesmo nos modelos revestidos, a limpeza e a manutenção deve ser feita com uma certa frequência, como vamos ver a seguir.

Importância da manutenção e limpeza de fossas

Como as fossas armazenam todo o conteúdo que deveria ir diretamente para uma rede de esgoto, é possível imaginar que o material ali dentro não é dos mais limpos e seguros, contendo milhares de bactérias e vírus, que podem causar doenças nas pessoas que tiverem contato indevido com o material ou infectar o solo, causando problemas para o meio ambiente.

Dessa forma é importante cuidar da manutenção e limpeza frequente de fossas, principalmente as negras e secas, pois seus conteúdos devem ser sempre retirados.

Mal cheiro e entupimentos

Quando não se faz a manutenção ou a limpeza adequadamente o risco de as fossas causarem mal cheiro ou mesmo entupimentos no imóvel é muito comum.

Os entupimentos são percebidos quando os resíduos, materiais e líquidos que deveriam estar indo em direção a fossa, começam a voltar ou não seguem mais pelos encanamentos. Nesses casos é preciso contratar a prestação de serviços em limpeza ou manutenção de fossas o mais rápido possível, pois o material pode contaminar o solo ou mesmo transmitir sérias doenças em contato com as pessoas, como já dissemos acima.

O cheiro ruim também é um indício forte de que a fossa deve ser limpa ou realizada uma manutenção o mais rápido possível.

Geralmente o cheiro é forte e incomoda muito o que, consequentemente, faz com que os proprietários busquem pelos serviços de limpeza, mas dependendo da localidade da fossa, pode ser que seja mais difícil perceber e por isso é preciso que o proprietário do imóvel tenha consciência de estar sempre analisando o local, avaliando a necessidade de limpeza ou manutenção das fossas, pois não existe um prazo para que essa limpeza seja realizada de tempos em tempos por exemplo.

Caso esteja com dúvidas ou precise agendar uma visita para limpeza ou manutenção de fossas, entre em contato conosco e iremos ajudar.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Contratar termonebulização para acabar com insetos rasteiros e voadores

Por que contratar a Termonebulização?

Veja mais...
Dicas para acabar com pernilongos em casa

Repelente para evitar pernilongos dentro de casa

Veja mais...
Contratar desentupidora para condomínios

Os benefícios de contratar uma desentupidora para condomínios

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao