Limpeza de caixa d'água motivos

3 motivos para manter a limpeza da caixa d’água em dia

Publicado em: 15 outubro, 2020
Em: Caixa d'água

A água é um dos bens mais precisos da humanidade, garante vida para todos os seres vivos e por isso é preciso tratá-la com tamanha importância.

Seja em casa, no condomínio, no comércio ou em uma empresa, a qualidade da água deve ser sempre garantida, e para isso é necessário manter a limpeza adequada no mínimo a cada seis meses.

Esse prazo recomendado, a limpeza e a manutenção em si não são aleatórias, existem e contam com uma lei para assegurá-las exatamente porque existe uma grande necessidade de se manter em dia, além de muitos riscos que são apresentados caso a limpeza não seja realizada.

Uma residência, comércio, restaurante, empresa ou outra que não tenha atenção a limpeza da caixa d’água pode sofrer com muitos problemas, entre eles separamos os três mais importantes para que você possa rever os motivos para manter a higienização da caixa d’água em dia.

São eles:

Contaminação pela presença de microrganismos patogênicos na água

O principal motivo pelo qual é importante manter a limpeza da caixa d’água em dia é a relação entre uma água de qualidade, limpa e própria para uso, com a contaminação e transmissão de doenças.

Uma caixa d’água que não tem manutenção e nem limpeza, corre o risco de acumular colônias de bactérias, germes e outros microrganismos patogênicos que podem contaminar as pessoas que utilizam daquela água.

Nós utilizamos a água para tudo, desde o consumo até a higiene pessoal e limpeza do ambiente. Ao contar com uma água sem qualidade, os riscos da proliferação de doenças pela água contaminada são enormes.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a água suja, poluída e contaminada mata mais pessoas do que a violência e a guerra.

Algumas doenças como a leptospirose, hepatite A, febre tifoide e cólera, por exemplo, podem chegar até você, sua família ou seus colaboradores através da água contaminada em uma caixa d’água suja.

Animais como ratos e pombas, que transmitem inúmeras doenças, podem ter contato com a caixa d’água que não conta com uma manutenção periódica, e podem contaminar a água com fezes, urina e outros resíduos.

O mesmo ocorre com insetos, como o Aedes Aegypti que procura por água parada para colocar seus ovos e causam grandes infestações e a proliferação de diversas doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Prejuízos financeiros e judiciais com a falta de limpeza

Comércios, condomínios, empresas, instituições de ensino, restaurantes e tantos são obrigados a realizarem a limpeza no mínimo uma vez por ano, para que não sofram com problemas jurídicos.

A lei nº 10.770, institui a limpeza da caixa d’água e reservatórios para diversos segmentos, sob a pena de sofrer com a suspensão e/ou descredenciamento de seus serviços, além do pagamento de multas e outras ações judiciais caso se apresentem outros problemas como a denúncia de pessoas que possam ser lesadas diretamente por conta do consumo.

Se você desconhece a lei, quer saber se o seu segmento está listado entre os que são obrigados a apresentar a limpeza periódica ou deseja tirar mais dúvidas sobre o assunto, convidamos você a conferir esse artigo aqui, onde falamos mais detalhadamente sobre.

Diminuição dos riscos de irregularidades e qualidade da caixa d’água

Com a manutenção e limpeza periódica, a caixa d’água estará sempre em constante avaliação, verificando possíveis riscos de irregularidades quanto a qualidade da água e a qualidade da própria caixa e tubulações, evitando problemas como vazamentos, rompimentos e outros prejuízos que podem ficar “encobertos” por meses.

Contar com uma equipe especializada na limpeza de caixas d’água e que apresente alvará junto a Vigilância Sanitária, ajudará a manter sempre em dia a qualidade da sua água, evitando problemas eventuais com tubulações, entre outros.

Viu só como é importante manter a limpeza da caixa d´água em dia? Qual foi a última vez que você agendou a limpeza? Entre em contato conosco!

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...
Quando o condomínio deve limpar a caixa d'água?

Especial Síndico – Quando fazer a limpeza de caixa d’água ou reservatório?

Veja mais...
Como fica a limpeza de caixa d'água, dedetizações e controle de pragas

Quarentena – Devo prorrogar a limpeza da minha caixa d’água e outros serviços?

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao