legislação-limpeza-de-caixa-de-agua

Limpeza de Caixa d’água – Pra quem é obrigatório?

Publicado em: 12 julho, 2018
Em: Água Caixa d'água Dicas

A limpeza de Caixa d’água é uma grande necessidade para manter a saúde dos moradores ou frequentadores de determinado local e isso é óbvio, afinal é através da água que muitas doenças são transmitidas, afetando a qualidade de vida de todos.

Infelizmente, mesmo com toda essa necessidade, não são todos que dão prioridade a limpeza de caixa d’água, deixando para últimos casos onde, em algumas situações, muitas pessoas já foram infectadas por ingerir uma água suja, de baixa qualidade.

Dessa forma, foi promulgada a Lei que obriga a limpeza de caixa d’água no mínimo uma vez por ano. Essa lei vale para muitas empresas, comércios em geral e indústrias.

O que diz a obrigatoriedade?

A limpeza de caixa d’água – reservatórios de pequeno porte que armazenam água potável para consumo humano ou usos que direta ou indiretamente exponham os consumidores ao produtos  – é recomendada no mínimo anualmente, pela Vigilância Sanitária, e semestralmente pela Cetesb.

A limpeza da caixa d’água consiste na remoção mecânica das substâncias e outros objetos indevidamente presentes no reservatório. A desinfecção, na eliminação de micro-organismos potencialmente patogênicos por meio de agentes químicos.

Em relação a periodicidade da limpeza, a mesma não tem necessidade de completar seis meses da última limpeza e desinfecção, devendo passar por esses processos quando observado a presença de corpos estranhos ou qualquer alteração no aspecto da água.

Quem deve seguir a obrigação?

A lei nº 10.770 instituí o controle da limpeza, da desinfecção e da conservação das caixas d’água e reservatórios nos seguintes estabelecimentos:

  • Estabelecimentos de ensino em geral;
  • Hotéis, restaurantes, lanchonetes, padarias, bares e similares;
  • Hospitais, clínicas, casas de saúde e de repouso, prontos-socorros e similares;
  • Quartéis militares e batalhões da Polícia Militar;
  • Estações do Metrô, aeroportos, estações rodoviárias e ferroviárias;
  • Indústrias em geral;
  • Lojas e supermercados;
  • Casas de comércio em geral, incluindo farmácia e drogarias;
  • Clubes esportivos e recreativos;
  • Bancos e instituições financeiras;
  • Edifícios de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais;
  • Repartições públicas.

Todos esses são estabelecimentos obrigados a efetuar a limpeza de caixa d’água, caso contrário podem sofrer com a suspensão e/ou descredenciamento de seus serviços.

É importante ressaltar que caso a limpeza seja realizada por uma empresa prestadora de serviços em limpeza de caixa d’água, a mesma deve fornecer um certificado de limpeza datando quando a limpeza foi feita, para registro.

Por isso, caso você esteja procurando por empresas que prestem o serviço de limpeza de caixa d’água, busque informações se a mesma fornece a certificado comprovando a limpeza para que você tenha em mãos todos os documentos de forma correta.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...
Acidentes e problemas que podem acontecer ao tentar desentupir o cano sozinho

5 riscos que você corre quando tenta desentupir o esgoto sozinho

Alguns problemas com canos entupidos são mais superficiais e o proprietário consegue, muitas vezes, resolver de forma rápida e segura. Mas nem todos os casos são iguais e a falta de experiência para saber definir quando o problema é grave…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao