a importancia dos cuidados com o lixo

Cuidar do lixo doméstico – Ajuda o meio ambiente e evita insetos indesejados

Publicado em: 12 outubro, 2018
Em: Controle de pragas curiosidades dedetização Dicas Meio ambiente

A quantidade de lixo doméstico criado pelo ser humano ao longo do ano é muito alta. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe, em sua pesquisa mais recente, apontou que a quantidade de lixo produzido no Brasil chegou em 2015 a 79,9 milhões de toneladas em todo o País.

E nós ainda estamos caminhando lentamente para a forma correta de como lidar com tudo isso.

Uma das maneiras que mais ajudam na coleta e diminuição é a reciclagem, e nesse artigo trouxemos algumas dicas que você poderá colocar em prática para ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo que também evita insetos indesejados, visto que na maioria das vezes o acúmulo de lixo é uma das causas para atrair os insetos como formigas, moscas, baratas e até mesmo outras pragas como os roedores.

Vale ressaltar que assim como os roedores, os insetos citados acima também transmitem sérias doenças e por isso a necessidade de manter a atenção quando a esse ponto. Convidamos você a conferir esse artigo onde compartilhamos os insetos que transmitem doenças.

Separe o lixo em recicláveis e orgânicos

separar o lixoTodo o lixo que produzimos pode ser separado entre o lixo orgânico – aquele que não é possível reciclar, como resto de comida; e o lixo reciclável – como por exemplo o papel, vidro, plástico e outros que podem ser levados para reciclagem e após o processo podem ser utilizados novamente.

Uma das formas mais básicas para que possamos ajudar o nosso meio ambiente, é separando o lixo que é reciclável do lixo orgânico e é muito simples fazer isso.

Você pode separar em dois lixos diferentes, um rotulado como orgânico e o outro como reciclável, e sempre que for jogar algo no lixo, você joga no lixo correto. Ao fazer esse simples gesto, você estará facilitando não somente a coleta desse lixo reciclável, como também irá evitar o desperdício de resíduos que ficariam “perdidos” no meio do caminho para a reciclagem.

No caso de vidros e outras embalagens recicláveis, você pode fazer a limpeza superficial para que este não vá com resíduos orgânicos para a coleta.

Evite o desperdício sempre

Entre o lixo que produzimos, além dos resíduos recicláveis, estão também os restos de alimento gerados por falta de planejamento.

Estes acontecem quando por exemplo, jogamos resto de comida fora (que poderiam ter sido consumido antes de estragar), quando compramos frutas em excesso, por exemplo, e estas acabam estragando, aquela comida que ficou no prato ao final do almoço ou jantar… Tudo isso é desperdício e pode ser diminuído com escolhas mais inteligentes.

O mesmo também está relacionado aos resíduos recicláveis, onde em alguns casos podemos reaproveitar para outras coisas, como a embalagem de vidro por exemplo, que pode ser utilizada para outras coisas.

Evitar o desperdício seja de alimentos ou resíduos recicláveis pode ajudar e muito o nosso meio ambiente, então analise seus gastos, o que tem jogado no lixo, o que pode ser reaproveitado? Pensando dessa forma você pode ainda economizar muito.

Não acumule lixo

Exatamente para problemas com pragas como insetos e roedores, acumular lixo em casa pode ser um dos principais problemas para o surgimento de insetos como moscas, baratas, formigas e até outras pragas como roedores e até mesmo escorpiões.

Esse tipo de praga encontra no lixo acumulado um verdadeiro paraíso, já que eles têm acesso a comida a vontade.

Dessa forma, esse tipo de praga é atraída diretamente para o lixo acumulado e depois fica muito mais difícil conter uma infestação, mesmo depois de se livrar de todo o lixo.

Vale lembrar que com um lixo separado, organizado, é muito mais fácil de se manter o local limpo e longe desses insetos que com o tempo pode acabar necessitando de dedetização ou desinsetização, dando prejuízo no final das contas.

Por isso a importância de separar o lixo, evitar o desperdício e o acúmulo. Porque além de manter a organização e ajudar o nosso meio ambiente, você ainda evita a presença incômoda de insetos e pragas que podem trazer problemas de saúde para você e a sua família ou colaboradores, caso seja uma empresa.

Siga as dicas acima e veja a mudança que isso irá gerar no seu dia a dia!

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

4 dicas para acabar com ratos, insetos e pragas em condomínios

Especial Síndico – 4 dicas para evitar a infestação de pragas no condomínio

Veja mais...
Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
Peste negra e o contágio através dos ratos, piolhos e pulgas

Série da Netflix fala sobre a Peste Negra e a contaminação através dos ratos e pulgas

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao