escorpião é um aracnídeo?

Escorpião é aracnídeo?

Publicado em: 29 setembro, 2017
Em: Controle de pragas curiosidades dedetização

O escorpião é um dos animais mais antigos do mundo, no passado (pré-história) podiam chegar até um metro de comprimento e viviam no mar, saindo para se alimentar, o que fez com que eles se adaptassem com a vida fora da água com o passar do tempo.

Já foram mais de 1500 espécies de escorpiões catalogadas e respondendo a pergunta que te fez vir até esse artigo… Sim, o escorpião é um aracnídeo.

O escorpião é um animal invertebrado (categoria de animais que não tem coluna vertebral) e são também artrópodes, onde as suas patas são formadas por diversos segmentos.

Os escorpiões são animais que causam muito pânico nas pessoas, pois são venenosos e alguns possuem o veneno tão forte que pode matar.

Locais que escorpiões podem se alojar ou esconder

escorpião é um aracnídeo?

Isso mesmo, o escorpião é um aracnídeo!

Escorpiões gostam de locais pouco iluminado e pequenos, então é preciso ter muito cuidado ao mexer em pequenos buracos em terrenos ou no quintal, em entulhos, tijolos, cantinhos escuros dentro de casa e até mesmo dentro do guarda roupa, dentro de sapatos e outros locais parecidos.

Isso mesmo, o escorpião é um aracnídeo!Nas grandes cidades é muito comum ouvir falar que foi encontrado um escorpião dentro de armários, guarda-roupas e até debaixo da cama, pois são nesses locais que eles aproveitam para se esconder e até mesmo fazerem seus ninhos.

Os escorpiões se alimentam de insetos como grilos, baratas, moscas e até mesmo cupins, então é bom manter a casa ou qualquer outro ambiente, livre desses insetos.

Tempo de vida e reprodução dos escorpiões

A vida de um escorpião dura aproximadamente 4 anos e durante sua vida, a fêmea pode gerar 50 filhotes em cada fecundação, ou seja, se não for controlado ou se não estiver ciente sobre a permanência de um escorpião em sua casa, em pouco tempo ela pode ficar infestada.

O escorpião fêmea pode gerar 50 filhotes em cada fecundação.

O escorpião fêmea como alguns tipos de aranhas, também costuma matar o macho que a fecundou e no caso de escorpiões tipo amarelo (Tityus serrulatus), um dos mais encontrados nas cidades, não existe macho, todos são fêmeas e se reproduzem por partenogênese, o que quer dizer que não precisam de um gameta masculino para gerar filhotes.

Importância da dedetização de escorpiões

Digamos que um escorpião em seu habitat natural, não promove mal algum ao ser humano, mas em ambientes urbanos, os escorpiões podem se alojar dentro de casas e outros locais, acarretando perigo para as pessoas.

Das 1500 espécies, nem todas possuem veneno com ação nas pessoas, mas como leigos, não temos como distinguir, e assim ao ser picado por um escorpião, você corre o perigo de sofrer algum mal pelo veneno, desde uma reação alérgica até mesmo complicações mais sérias.

Como sua reprodução também traz muitos filhotes, o perigo de ter um ambiente infestado de escorpiões também é grande, caso não tenha controle.

Por esses motivos é necessário fazer a dedetização, para que eles não infestem o local e não causem nenhum dano aos moradores.

A dedetização também é importante, pois parte da experiência de especialistas para capturarem o animal, ou seja, você não precisará colocar a mão no escorpião, correndo o risco de ser picado.

Deixe isso para quem entende e que saberá agir da melhor forma para não causar nenhum dano a sua saúde.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
Peste negra e o contágio através dos ratos, piolhos e pulgas

Série da Netflix fala sobre a Peste Negra e a contaminação através dos ratos e pulgas

Veja mais...
épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao