Falta de limpeza da caixa d'água e doenças

Doenças que podem chegar até você pela falta de limpeza na caixa d’água

Publicado em: 24 maio, 2019
Em: Água Caixa d'água Dicas

A água é um dos bens mais importantes que temos e precisamos dela para a nossa sobrevivência, a sua qualidade interfere diretamente na nossa saúde.

Quando a água está contaminada por algum vírus ou bactéria, rapidamente todas as pessoas de um local podem ser contaminadas, sem nem ao menos perceberem que a causa pode estar relacionada a água. Geralmente, descobre-se que a causa vem da água quando a maioria das pessoas do local já adoeceram.

A contaminação através da água pode ocorrer por diversos motivos, entre eles a falta de limpezas nas caixas d’água e reservatórios.

Caixa d’água suja = riscos à saúde

Diversas doenças podem chegar até a sua residência ou empresa através de uma caixa d’água suja, e algumas delas são perigosas e podem causar até a morte, por isso a importância da prevenção através da limpeza e outros meios que mencionaremos ainda neste artigo.

A maioria dos casos de contaminação através da água, ocorrem pela falta de limpeza e pela falta de uma vedação correta da caixa, evitando que pragas urbanas, como roedores por exemplo, tenham contato com a água da caixa.

Mesmo com o saneamento básico bem estruturado e o tratamento realizado na água que usamos, o caminho que a água leva até chegar às nossas residências não a impede de sofrer alterações e ter contato com agentes patogênicos, principalmente quando ela chega na caixa d’água.

Veja abaixo as doenças que podem ser transmitidas pela água quando não levamos a sério a limpeza das caixas e reservatórios:

  • Cólera: Uma infecção causada pelo vírus Vibrio Cholerae, causa quadros preocupantes de diarreia, levando a pessoa contaminada a uma grande desidratação.
  • Hepatite A: Uma infecção viral que causa diarreia, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, febre e falta de apetite, podendo causar icterícia.
  • Leptospirose: Infecção que causa febre alta, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos e diarreia, transmitida comumente pelo contato de ratos com a água limpa.

As doenças acima são somente algumas das que podem ser causadas pela água contaminada, por isso é de extrema importância seguir algumas recomendações para evitá-las.

Limpeza da caixa d’água 2 vezes ao ano

Falta de limpeza da caixa d'água e doençasA limpeza da caixa d’água ou do reservatório não tem a necessidade de ser mensal, mas deve acontecer no mínimo duas vezes no ano.

É importante que o proprietário do imóvel esteja sempre atento a qualidade da água presente na caixa d’água, pois em algumas situações; como quando a tampa solta e abre, ou não está bem fixa, essa limpeza periódica pode ter a necessidade de ocorrer com maior frequência ou mesmo fora do período estabelecido.

Ao notar diferença na água, como sabor, cheiro ou mesmo perceber que a caixa d’água apresenta resquícios de sujeira, é importantíssimo que a caixa seja limpa o mais rápido possível, evitando a contaminação por diversos vírus e bactérias.

A limpeza por ser através de uma empresa prestadora do serviço, ou o próprio morador ou dono do imóvel pode fazer, dependendo da estrutura da caixa.

Nós já compartilhamos aqui no nosso blog, um passo a passo de como limpar a caixa d’água sozinho, confira clicando aqui.

Para condomínios e empresas é importante que a limpeza seja realizada por uma empresa especializada, devido ao tamanho e estrutura.

Utilize filtros de água

Mesmo mantendo a limpeza da caixa d’água, é importante também ter um filtro em casa para que a qualidade da água seja ainda maior e assim diminua os riscos.

Existem diversos tipos de filtros no mercado, entre todas as opções, o filtro de barro, mesmo sendo aparentemente o mais simples, é o mais recomendado, devido a sua qualidade.

Independente do modelo ou tamanho, o filtro sempre será uma alternativa complementar, ou seja, algo que não dispensa a limpeza da caixa d’água pelo menos duas vezes por ano.

Para outros tipos de filtros, principalmente os mais atuais que tem a necessidade de trocar o filtro interno, é sempre bom manter a troca regular, e sempre que perceber que a água demora mais para sair, quer dizer que chegou a hora de trocar, pois ele não está mais filtrando e a chance de a água estar vindo suja é grande.

E lembre-se, uma contaminação nem sempre está associada a alguma alimento, a água também pode transmitir e causar doenças e é sempre bom manter atenção a qualidade da água e da limpeza da caixa ou reservatório.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Doenças transmitidas por pulgas de ratos

Pulgas de roedores – um perigo que a maioria desconhece

As pulgas são insetos que sobrevivem se alimentando do sangue de outros animais, ou seja, trata-se de parasitas externos, pois ficam presos na pele e pelos. No Brasil existem diversas espécies, entre todas as que mais se destacam e tornam-se…

Veja mais...
Controle de pragas em empresas

Como o seu negócio pode sofrer com a presença de pragas

Recentemente um vídeo feito em Paris, ao lado da Torre Eiffel, viralizou nas redes sociais e deixou muitas pessoas de queixo caído em relação a cidade. No vídeo, como você pode ver abaixo, o turista brasileiro brinca em relação as…

Veja mais...
Desentupidora com visita e orçamento gratuita

Desentupidora com visita gratuita – Por que é importante para você?

Desde a nossa fundação, viemos ano após ano sendo reconhecidos pelo diferencial em nosso atendimento, reconhecimento que nos presenteou várias vezes. Em um de nossos diferenciais, trouxemos a visita gratuita, uma prestação que traz imensos benefícios não somente para nós,…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem






Apoiamos esta causa