Falta de limpeza da caixa d'água e doenças

Doenças que podem chegar até você pela falta de limpeza na caixa d’água

Publicado em: 24 maio, 2019
Em: Água Caixa d'água Dicas

A água é um dos bens mais importantes que temos e precisamos dela para a nossa sobrevivência, a sua qualidade interfere diretamente na nossa saúde.

Quando a água está contaminada por algum vírus ou bactéria, rapidamente todas as pessoas de um local podem ser contaminadas, sem nem ao menos perceberem que a causa pode estar relacionada a água. Geralmente, descobre-se que a causa vem da água quando a maioria das pessoas do local já adoeceram.

A contaminação através da água pode ocorrer por diversos motivos, entre eles a falta de limpezas nas caixas d’água e reservatórios.

Caixa d’água suja = riscos à saúde

Diversas doenças podem chegar até a sua residência ou empresa através de uma caixa d’água suja, e algumas delas são perigosas e podem causar até a morte, por isso a importância da prevenção através da limpeza e outros meios que mencionaremos ainda neste artigo.

A maioria dos casos de contaminação através da água, ocorrem pela falta de limpeza e pela falta de uma vedação correta da caixa, evitando que pragas urbanas, como roedores por exemplo, tenham contato com a água da caixa.

Mesmo com o saneamento básico bem estruturado e o tratamento realizado na água que usamos, o caminho que a água leva até chegar às nossas residências não a impede de sofrer alterações e ter contato com agentes patogênicos, principalmente quando ela chega na caixa d’água.

Veja abaixo as doenças que podem ser transmitidas pela água quando não levamos a sério a limpeza das caixas e reservatórios:

  • Cólera: Uma infecção causada pelo vírus Vibrio Cholerae, causa quadros preocupantes de diarreia, levando a pessoa contaminada a uma grande desidratação.
  • Hepatite A: Uma infecção viral que causa diarreia, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, febre e falta de apetite, podendo causar icterícia.
  • Leptospirose: Infecção que causa febre alta, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos e diarreia, transmitida comumente pelo contato de ratos com a água limpa.

As doenças acima são somente algumas das que podem ser causadas pela água contaminada, por isso é de extrema importância seguir algumas recomendações para evitá-las.

Limpeza da caixa d’água 2 vezes ao ano

Falta de limpeza da caixa d'água e doençasA limpeza da caixa d’água ou do reservatório não tem a necessidade de ser mensal, mas deve acontecer no mínimo duas vezes no ano.

É importante que o proprietário do imóvel esteja sempre atento a qualidade da água presente na caixa d’água, pois em algumas situações; como quando a tampa solta e abre, ou não está bem fixa, essa limpeza periódica pode ter a necessidade de ocorrer com maior frequência ou mesmo fora do período estabelecido.

Ao notar diferença na água, como sabor, cheiro ou mesmo perceber que a caixa d’água apresenta resquícios de sujeira, é importantíssimo que a caixa seja limpa o mais rápido possível, evitando a contaminação por diversos vírus e bactérias.

A limpeza por ser através de uma empresa prestadora do serviço, ou o próprio morador ou dono do imóvel pode fazer, dependendo da estrutura da caixa.

Nós já compartilhamos aqui no nosso blog, um passo a passo de como limpar a caixa d’água sozinho, confira clicando aqui.

Para condomínios e empresas é importante que a limpeza seja realizada por uma empresa especializada, devido ao tamanho e estrutura.

Utilize filtros de água

Mesmo mantendo a limpeza da caixa d’água, é importante também ter um filtro em casa para que a qualidade da água seja ainda maior e assim diminua os riscos.

Existem diversos tipos de filtros no mercado, entre todas as opções, o filtro de barro, mesmo sendo aparentemente o mais simples, é o mais recomendado, devido a sua qualidade.

Independente do modelo ou tamanho, o filtro sempre será uma alternativa complementar, ou seja, algo que não dispensa a limpeza da caixa d’água pelo menos duas vezes por ano.

Para outros tipos de filtros, principalmente os mais atuais que tem a necessidade de trocar o filtro interno, é sempre bom manter a troca regular, e sempre que perceber que a água demora mais para sair, quer dizer que chegou a hora de trocar, pois ele não está mais filtrando e a chance de a água estar vindo suja é grande.

E lembre-se, uma contaminação nem sempre está associada a alguma alimento, a água também pode transmitir e causar doenças e é sempre bom manter atenção a qualidade da água e da limpeza da caixa ou reservatório.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...
Acidentes e problemas que podem acontecer ao tentar desentupir o cano sozinho

5 riscos que você corre quando tenta desentupir o esgoto sozinho

Alguns problemas com canos entupidos são mais superficiais e o proprietário consegue, muitas vezes, resolver de forma rápida e segura. Mas nem todos os casos são iguais e a falta de experiência para saber definir quando o problema é grave…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao