Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Doenças causadas pela água

    Doenças causadas pela água

    Publicado em: 23 de novembro de 2017
    Em: Água Por: Império

    Existem muitas doenças que são transmitidas pela água e em situações onde não há saneamento básico, essas doenças chegam até a população que não consome água potável muito facilmente. Para as cidades e bairros que possuem saneamento básico o índice de transmissões de doenças pela água é mais baixo, mas ainda assim é possível acontecer.

    As doenças que são transmitidas pela água são causadas por micro-organismos, bactérias e vírus. Estes que estão presentes na água podem contaminar uma pessoa através do contato com a água contaminada, seja pelo contato com a pele ou ao tomar a água ou consumir alimentos lavados ou feitos com a água.

    Existem muitas doenças que podem ser transmitidas pela água e para que você tenha ciência disso, trouxemos abaixo uma lista dessas doenças.

    Doenças causadas pela água contaminada

    Entre as bactérias, vírus e parasitas que estão presentes em água contaminada, as doenças causadas por eles são:

    Cólera

    Uma infecção que causa um quadro preocupante de diarreia aquosa, que leva a pessoa contaminada a uma grande desidratação. O vírus, Vibrio Cholerae, depois que é ingerido se instala no intestino e produz uma toxina que ataca as células intestinais, o que provoca a diarreia.

    Hepatite A

    Entre as doenças causadas pela a água uma das mais preocupantes, a Hepatite A é uma infecção viral que causa diarreia, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, febre e falta de apetite.

    A doença também causa a icterícia, onde os olhos e a pele da pessoa infectada ficam amarelados, comum numa fase mais avançada da doença.

    Leptospirose

    A infecção acontece por conta dos ratos presentes nos esgotos e também em fontes de água limpa, e contaminam a água ao urinarem nela. A doença causa febre alta, dor de cabeça e muscular, além de náuseas, vômitos e diarreia.

    Febre tifoide

    Um doença também infecciosa que se instala no organismo através do parasita Salmonella typhi e causa febre alta, vômito, dor de barriga, diarreia e perda de peso.

    Essas são apenas algumas doenças causadas pela água contaminada que devem ser prevenidas através do consumo de água filtrada e saneamento básico.

    O que fazer para evitar água contaminada

    Na maioria dos locais que possuem saneamento básico como nas grandes cidades, existe pouca incidência de doenças como essas, mas não devem ser descartados os cuidados com a água. Como por exemplo:

    • Utilizar de água filtrada para lavar os alimentos, prepará-los e para o consumo;
    • Lavar as mãos sempre antes de comer e depois que utilizar o banheiro;
    • Atentar-se a deixar a caixa d’água bem fechada e limpa.

    A caixa d’água destampada, além de ser um grande foco para mosquitos como o Aedes Aegypti , pode ser um atrativos para ratos e suas doenças como a Leptospirose. Por isso é importante deixar a caixa sempre bem fechada e fazer a limpeza no mínimo 2 vezes por ano.

    Aqui em nosso blog temos um artigo com passo a passo de como fazer a limpeza da caixa d’água sozinho, de maneira simples e rápida. Confira clicando aqui.

    Lembramos que ações de prevenção são sempre a melhor prática para evitar doenças e contaminação.

    Compartilhe este artigo