Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Como é transmitida a leptospirose?

    Como é transmitida a leptospirose?

    Publicado em: 07 de outubro de 2021
    Em: Desratização Por: Império

    Nós sempre frisamos aqui em nosso blog e nas nossas redes sociais, o quanto é importante cuidar para evitar infestações e o contato com diversas pragas urbanas, principalmente pelo risco de contaminação e transmissão de doenças.

    Esse é o caso dos ratos de esgoto, de telhado e camundongos, os tipos de roedores que mais infestam as grandes cidades e trazem problemas para a saúde pública.

    A leptospirose é uma doença perigosa, que pode levar a diversos problemas de saúde, incluindo a morte, e é transmitida por alguns animais, mas nas grandes cidades é chega até nós através da urina do rato.

    Confira o vídeo do Ministério da Saúde, que fala um pouco mais sobre a doença e formas de transmissão:

    Todos os ratos transmitem leptospirose?

    Não, o rato precisa estar contaminado para transmitir, mas essa é uma condição muito comum para os ratos de rua, ratazanas, ratos de telhados e camundongos, porque vivem em locais como lixões, bueiros, esgotos e acabam se tornando vetores da doença.

    E como a leptospirose é transmitida?

    Como dissemos acima, a leptospirose é transmitida através do contato com a urina do rato, e isso é muito comum em locais onde a incidência de ratos de rua é maior.

    Situações como enchentes, acabam levando a água do esgoto, que contêm xixi de rato para a superfície e pessoas que tem o contato com essa água da enchente podem se contaminar.

    Outra situação de transmissão, é através do contato com algo que o rato tenha tocado ou feito xixi, como por exemplo ao comer uma fruta exposta sem lavar, ou beber água em um copo sujo que possa ter sido contaminado pela urina do rato.

    Vale lembrar que o rato também transmite outras doenças, como você pode conferir aqui nesse artigo.

    Como evitar a transmissão de leptospirose e outras doenças transmitidas pelos ratos?

    A melhor forma de evitar a transmissão dessas doenças é cuidando da prevenção, ou seja, evitar infestações dentro de casa e nas redondezas.

    • Estar com contato com a vizinhança para que juntos possam unir esforços e manter a saúde do bairro é muito importante, pois assim cada um faz a sua parte para evitar imóveis com acúmulo de lixo, entulhos e outros que podem atrair infestações de ratos.
    • Cuidar da limpeza da sua casa, comércios ou empresa, cuidar da forma como organiza e guarda os alimentos e o lixo, ajuda a evitar situações que possam atrair os ratos. Como são os principais vetores da leptospirose, a melhor forma é evitar o contato com ratos de rua.
    • Manter a caixa d’água limpa e muito bem fechada também ajuda a evitar a doença, já que evita que roedores tenham contato com a água. Por isso, cuide para que a limpeza seja realizada no mínimo uma vez por ano.

    A desratização é uma forma segura e eficiente de manter os ratos longe e proporcionar um ambiente mais seguro para todos.

    Compartilhe este artigo