dedetização de traças

Como acabar com as traças?

Publicado em: 9 março, 2018
Em: Controle de pragas dedetização Dicas

Comentamos num artigo anterior alguns aspectos sobre as traças, quais são os tipos mais comuns e também algumas peculiaridades de todas elas, como os locais mais comuns para se esconderem e seu processo de se transformar de larva (mais comum e que todos conhecem) até mariposa.

Conhecemos também a traça de livros que come papel dos mais diversos e não se pode dar mole com o seu tipo.

Se você ainda não conferiu o artigo anterior, convidamos você a clicar aqui e conferir, assim terá certeza sobre qual dos tipos de traças têm aparecido na sua casa.

Mas e o que devemos fazer para acabar com as traças de uma vez? Qual o melhor caminho?

Já sabemos que elas comem panos, papéis e até grãos, principalmente aqueles que estão mais velhos no armário.

Mas então o que fazer para acabar com traças?!

O que fazer para acabar com as traças?

Sabemos que as traças comem pano, principalmente tecidos sujos, cabelos, livros, papéis, grãos, resíduos de suor e muitos outras coisas.

Então entre todas as coisas, manter limpo os guarda-roupas, armários, a casa, as estantes e prateleiras (principalmente as que tiverem papéis e livros) e organizar sempre que possível os documentos, já é um grande caminho para acabar com as traças.

Alguns indicam produtos químicos para afastar os insetos, nós não indicamos pois além de causarem mal a saúde, muitas crianças se enganam e podem até mesmo consumir determinados produtos, assim como já aconteceu inúmeras vezes.

Outros indicam alternativas mais naturais como utilizar essenciais e plantas que ajudam a afastar os insetos, mas nem sempre dá certo, principalmente em situações onde a infestação é muito grande.

Para cada tipo de traça é importante seguir determinadas atitudes, como vamos descrever a seguir:

Para traças de roupa

Uma vez por mês retire suas roupas dos guarda roupas (isso inclui todo tipo de tecido), lave as peças e se possível, seque em secadora quente para acabar com ovinhos que possam estar presos nas roupas. Antes de colocar as peças no guarda-roupa novamente, limpe-o por dentro e também atrás dele, com um aspirador de pó e um pano umedecido.

A cada 15 dias verifique todas as peças de roupas e tecidos, bata cada peças para que as traças se desprendem e passe o aspirador nas peças também. Depois, deixe as roupas no sol por algumas horas.

Roupas que estiverem a muito tempo guardadas, ou com aparências de suja ou com cheiro de mofo, devem ser bem lavadas, pois são elas as primeiras peças a serem infestadas.

Roupas “especiais”, daquelas que são mais importantes, caras ou que você deseja que não sejam destruídas por traças, procure guardar dentro de saquinhos bem fechados.

Faça o possível para não guardar roupas sujas, pois a sujeira presa na peça poderá atrair as traças, até mesmo o suor é um atrativo para as traças. Então tome cuidado!

Passe aspirador em tapetes, embaixo deles e em cantos no chão, principalmente se sua casa tiver piso de madeira, e isso serve para as traças de livros e de grãos também.

Para traças de livros

Uma vez por mês, ou a cada 15 dias, retire seus livros das estantes e prateleiras e os aspire assim como as estantes e prateleiras.

Folheie-os para que consiga retirar possíveis traças que estiverem escondidas. O mesmo serve para documentos que estiverem guardados.

Procure guardar papéis e livros em locais menos úmido possível.

Uma vez por semana limpe e organize o local onde deixa os seus livros, papéis diversos e documentos. Use o aspirador para retirar as traças e depois jogue o conteúdo aspirado no lixo.

A cada 15 dias, separe os livros e deixe eles num local onde o sol bata, assim o calor do dia espantará as traças, além de remover a umidade dos livros.

Fique atento a possíveis focos de umidade ou vazamentos que possam ter no local, situações como essas atraem as traças e por isso é preciso consertar.

Retire o pó das estantes e sempre que possível, no mínimo a cada 20 dias, passe um lustra móveis nas prateleiras, gavetas e estantes onde deixa seus livros e documentos.

Para traças de grãos

Ao comprar grãos no supermercado, analise a embalagem e também a data de fabricação. Produtos com muito tempo de fabricação geralmente estão mais velhos e atraem as traças de grãos, isso quando o próprio pacote já não vem com os insetos dentro.

O mesmo cuidado deve ser aplicado aos alimentos e grãos em casa, veja tudo que tem guardado e a data de fabricação, se estiver muito velho é bom jogar fora.

Faça sempre que possível uma limpeza nos armários, retirando tanto grãos e farinhas envelhecidos, quanto organizando e passando um pano úmido para retirar vestígios de poeira. Um pano umedecido em água morna, ajuda a retirar os ovos que podem estar nos armários.

Para todos os mantimentos que tiver, procure armazená-los em potes bem fechados, de forma que nenhum inseto (inclusive as traças), tenham acesso aos alimentos.

Ter cuidado com a limpeza da cozinha também é essencial, pois nem sempre as traças se escondem somente nos armários, elas podem estar em frestas no chão, nas paredes e em outros locais úmidos, como a pia e gabinetes. O aspirador de pó aqui também é muito bem aproveitado, além dele você também pode lavar o chão e os azulejos com uma misturinha de água e vinagre de maçã, deixe agir alguns minutos e depois seque.

Não esqueça de limpar em volta dos armários, principalmente atrás deles, se não forem presos na parede.

Dedetização de traças

Em algumas situações, a dedetização ou desinsetização é a melhor forma de acabar com as traças, principalmente em casos de infestação.

Você poderá identificar uma infestação caso comece a reparar as traças por todos os cantos da casa e até mesmo no chão.

Encontrar peças de roupa com furinhos pequenos, também é um indício de infestação, principalmente se forem muitas peças de roupas com esse aspecto.

Nesses casos é preferível que você entre em contato com uma dedetizadora de confiança para realizar o serviço, assim você não perde tempo com limpezas contínuas e evitará também perder coisas importantes, como peças de roupas, documentos e outros.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...
Atenção síndico com os problemas causados por baratas

Especial Síndico – Infestação de baratas e o que vem junto com elas!

As baratas são consideradas uma das pragas urbanas mais difíceis de controlar, além de causarem diversos prejuízos por onde passam. Como conseguem se adaptar facilmente aos locais, em pouco tempo elas podem causar grandes infestações e trazer, junto com isso,…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao