No verão e em dias mais quentes, os insetos mais chatos e nojentos costumam aparecer com maior frequência dentro de casa e nos ambientes.
Entre esses insetos estão as moscas que além de atormentar, também passam uma impressão de local sujo aos visitantes, o que não é nada legal, e transmitem doenças, o que pode ser perigoso para todos da casa.
Se você foi pego de surpresa e não sabia que moscas transmitem doenças, convidamos você a conferir esse artigo clicando aqui para conferir as doenças que elas podem transmitir, assim como também o caso de outros insetos.
Então se você não quer passar por essa impressão errada de casa ou local sujo e prefere evitar a possibilidade de ficar doente através da transmissão de bactérias e microorganismos, confira abaixo três receitas caseiras e naturais para acabar com as moscas.
Dica 1: Limpeza com vinagre de álcool
O vinagre de álcool é um ótimo produto para espantar moscas e outros insetos, devido o cheiro forte que desagrada esses insetos.
Mas sabemos que o cheiro é forte e pode não ser agradável aos moradores, então a maneira correta de utilizar é diluído em água.
- Após varrer todo o ambiente (principalmente o local onde as moscas têm aparecido com frequência), dilua 100 ml de vinagre de álcool em um balde de água e com a ajuda de um pano, passe por todo o local, no chão e nos móveis.
- Deixe secar naturalmente.
Dessa forma o cheiro do vinagre não ficará forte para os moradores, mas ainda sim ficará presente no ambiente para as moscas, o que irá afastá-las.
O ideal é utilizar essa dica na cozinha, banheiro e ambientes que o piso seja frio. Também é possível utilizar nos móveis, pias e azulejos. Além de afastar as moscas, o vinagre também ajuda a limpar a gordura.
Aos poucos as moscas irão sumir do local.
Dica 2: Óleo natural de eucalipto
Assim como o vinagre, o perfume do eucalipto também desagrada as moscas e as faz sumir rapidinho.
- A receita e forma de aplicar também é muito semelhante ao do vinagre. Após limpar o local, adicione de 3 a 4 colheres do óleo em um balde com água e com a ajuda de um pano, passe por todo o local. Deixe secar naturalmente.
- Se preferir, pode passar uma quantidade pequena do óleo diretamente no pano e passar no local, mas depois é necessário vir com outro pano retirar o excesso.
Além de mandar embora as moscas, o óleo natural de eucalipto também deixa um perfume agradável no ambiente, passando ainda a sensação de lugar limpo e perfumado.
É importante verificar a possibilidade de utilizar o óleo em alguns tipos de madeira. Como o ambiente que elas mais passeiam é a cozinha, se o piso for frio, poderá utilizar tranquilamente.
Dica 3: Limão + Cravo = Moscas nunca mais!
Um pouco diferente do vinagre e do óleo de eucalipto, essa receita também é fácil de fazer e segue o mesmo princípio… o perfume.
Diferente das opções mencionadas anteriormente, nessa receita (que é ainda mais simples de fazer), você precisará de limões e cravos da índia. A quantidade de limões vai depender de quantos ambientes você precisará colocar a receita.
Preste atenção sobre aqueles ambientes em que as moscas mais aparecem, vale lembrar que essa receita também serve para mosquitos (pernilongos), e coloque essa receita nesses ambientes.
Você irá precisar de um limão por ambiente, dependendo da quantidade de moscas, caso tenha muitas adicione mais limão.
- Corte o limão ao meio, e espete os cravos da índia no limão, assim como na imagem ao lado. Coloque os limões num potinho e espalhe pelo ambiente.
- Deixe por até uma semana e depois refaça a receita.
Essa receita também irá deixar um perfume gostoso no ambiente, além de mandar moscas e mosquitos embora.
Teste todas e veja o que fica melhor para o seu caso. Se mesmo depois dessas receitas, as moscas continuarem aparecendo, o melhor é entrar em contato com uma dedetizadora de confiança para dedetizar o local.