Alternativas para desentupir canos, ralos e pias

Alternativas para desentupir canos, pias e ralos

Publicado em: 8 agosto, 2019
Em: desentupidora Dicas

Para quem nos acompanha há algum tempo, sabe que, sempre comentamos sobre as diversas opções para prevenir problemas de entupimento, e algumas alternativas para desentupir os canos, pias, ralos e esgoto em geral. Mas também, sempre lembramos que em alguns casos pode ser necessário o trabalho de um profissional, de alguém que entenda, já que nem todos os problemas com cano entupido são iguais.

Alternativas para desentupir canos, ralos e piasExistem diversos motivos para um cano, pia ou ralo entupir, até animais mortos no encanamento pode ser um deles, e geralmente acontece, como quando roedores entram nos canos, por algum motivo não conseguem sair e acabam entupindo alguma linha.

Desde fios de cabelo, até ratos mortos, muita coisa pode entupir um cano, e por isso a importância de contar com profissionais capacitados para a melhor orientação e procedimento.

No dia a dia da maioria de nós, alguns problemas com entupimentos são simples de lidar e com o auxílio de algumas alternativas, ferramentas e conhecimento, é possível resolver.

Esse artigo tem essa intenção…

Caso você esteja com a pia, o cano ou o ralo entupido e ainda não tenha tentado nada, ou não tenha tentando as dicas abaixo, recomendamos que você tente com cuidado. Mas caso já tenha tentado, e nada tenha funcionado, então está na hora de entrar em contato com uma desentupidora. Fale com a gente, agende uma visita gratuita e nossos técnicos irão avaliar o local e tirar todas as suas dúvidas, sem compromisso.

Dúvidas esclarecidas, vamos as alternativas que você pode usar para tentar desentupir canos, ralos e pias.

Alternativas caseiras

Através dessas opções, você pode contar com produtos caseiros, ou seja, que provavelmente você já tem casa, para desentupir.

Veja abaixo as opções mais simples:

Desentupir usando sal e vinagre

O sal e o vinagre ajudam a dissolver a gordura que pode estar entupindo o cano, ralo ou pia.

Muito comum para desentupir ralos e pias, unir o sal e o vinagre podem ajudar com pias no geral, como pias de banheiro, cozinha e tanques.

O passo a passo é muito simples de fazer e inclusive já compartilhamos em outro artigo, que você pode conferir abaixo.

Siga o passo a passo como compartilhamos no artigo e veja se consegue desentupir. Se o problema for com restos de cabelo, gordura e restos de comida, e em pouca quantidade, o sal e o vinagre poderão te ajudar.

Como desentupir usando bicarbonato e vinagre

No mesmo caminho e função do sal e do vinagre, o bicarbonato é um pouco mais potente nessa ação, mas também não faz milagre. Dependendo dos resíduos que estejam causando o entupimento, o bicarbonato pode não fazer grande coisa, mas não custa tentar.

Como o bicarbonato tem ação efervescente, assim que entra em contato com o vinagre e os detritos que estão entupindo o ralo ou pia, ele age derretendo a gordura e os outros resíduos, o que ajuda a desentupir o local.

Nós já compartilhamos esse passo a passo aqui no blog, então você pode conferir clicando abaixo:

Importante salientar que tanto o sal quanto o bicarbonato, não acabam com os resíduos que estão entupindo o cano. Eles apenas dissolvem e liberam o que está, digamos que, grudado, isso significa que os resíduos continuarão dentro do cano, e podem entupir outras partes. Por isso é importante prevenir e evitar de jogar restos de comida, resíduos e gordura nas pias ou nos ralos.

Equipamentos para desentupir

Alguns equipamentos são indispensáveis de se ter em casa, já que eles ajudam a desentupir canos, pias e ralos, sempre que estes começam a apresentar sinais de entupimento. O que a longo prazo, evita entupimentos maiores.

Separamos abaixo os dois mais comuns:

Desentupidor

Alternativas para desentupir canos, ralos e piasO desentupidor é um equipamento muito simples, feito muitas vezes de borracha ou plástico e é facilmente encontrado em supermercados, casas de manutenção e lojas de produtos para casa.

Além de ser muito fácil de utilizar, o desentupidor ajuda muito a evitar entupimentos maiores, mas a contrapartida é que a causa do entupimento tem que estar próxima a boca do cano, como nas pias, tanques, ralos e vasos sanitários.

Com a pia, vaso sanitário ou ralo entupido, encaixe o desentupidor na saída do cano e pressione para causar pressão. Pode ser necessário fazer esse movimento algumas vezes.

Se os detritos que estão entupindo o cano estiverem muito longe, a pressão do desentupidor pode não ajudar muito.

Arames

Os arames são principalmente, para o uso quando o cano, pia ou ralo, já entupiram. Sua utilização deve ser feita com cuidado, já que pode acabar prejudicando e até quebrando o cano.

Quando ralos como os do chuveiro entopem, na maioria das vezes é por conta de fios de cabelo e gordura. O arame pode ajudar a retirar esses resíduos.

Com o poder de alcance um pouco maior, dependendo do tamanho do arame, você consegue empurrá-lo dentro do cano até alcançar os detritos que estão entupindo o cano.

Ao se deparar com algo que impede o arame de prosseguir, basta girar o arame por alguns minutos com o intuito de que ele enrole nos resíduos, depois é só puxar o arame para fora.

Muito simples, mas ao colocar o arame dentro do cano, faça devagar para não causar danos ao cano.

Limpeza de prevenção

Para o caso de ralos e pias, fazer uma limpeza de prevenção ajuda e não leva muito tempo.

Variando de acordo com quantas pessoas vivem no local, você pode fazer essa limpeza de 3 em 3 meses ou 2 vezes por ano, retirando todos os resíduos que ficam no sifão, no caso das pias e tanques; ou dentro do ralo, retirando a tampa.

Essa limpeza evita que os resíduos acumulem e causem o entupimento, então além de prático, evita prejuízos futuros.

Para o caso de evitar pias entupidas, basta abrir o sifão e com as mãos enluvadas, retirar todo o conteúdo e jogar dentro do lixo. Para evitar ralos entupidos, basta retirar a tampa e fazer o mesmo.

É importante tomar muito cuidado com a possibilidade de contrair vírus e bactérias, então sempre manuseie esses locais com luvas.

Lembre-se que precisando de uma desentupidora, você pode contar com a gente 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Problemas com cano entupido frequente

O que está entupindo os canos do meu imóvel?

Problemas de entupimento são frequentes em qualquer lugar, e passam a ser ainda mais comuns quando o local tem uma grande quantidade de pessoas, já que fica mais “difícil” controlar as ações de cada um, como acontece em empresas e…

Veja mais...
Problemas causados pelo uso de soda cáustica para desentupir canos

Os perigos de usar soda cáustica

É muito comum as pessoas terem soda cáustica em casa, visto que utilizam para diversos fins, inclusive para desentupir pias, ralos e canos em geral (o que não é recomendado – já fizemos um artigo sobre isso e você pode…

Veja mais...
Desentupir vaso sanitário com papel higiênico

Como desentupir vaso sanitário que está entupido com papel higiênico?

Entre os problemas com entupimento dentro de um imóvel; pias, esgoto e vaso sanitário são os que mais ocorrem e deixam os proprietários de cabelo em pé em busca de alternativas para uma solução rápida. Existem diversas formas de desentupir…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem