carrapatos

Como fazer para evitar carrapatos no ambiente?

Publicado em: 17 agosto, 2018
Em: dedetização Dicas

Na semana passada trouxemos aqui um artigo sobre os carrapatos e os principais problemas que eles causam… transmissão de doenças!

Se você não conferiu ainda, convidamos você a conferir clicando aqui, afinal, mesmo sendo tão pequenos, os carrapatos transmitem várias doenças e são facilmente encontrados, principalmente para quem tem animais de estimação em casa.

Mas não pense você, que por não ter um cachorro ou gato em casa, que está livre desse pequeno parasita… Carrapatos também consomem o sangue dos humanos e se você tem frequentado locais onde eles são facilmente encontrados, poderá também trazê-los presos em você.

Neste artigo de hoje vamos compartilhar algumas dicas importantes para quem deseja saber o que fazer para acabar com os carrapatos no ambiente.

O que fazer para evitar carrapatos no ambiente

carrapatos em casaPara entender a importância do assunto, devemos primeiramente entender o ambiente em que esse aracnídeo vive.

Na verdade, os carrapatos vivem em qualquer lugar, no solo, em terrenos baldios, em locais com grama, plantas e árvores, tocas de animais, ninhos de aves, entre outros. Ou seja, eles estão onde tiverem alimentos.

Nas grandes cidades é possível encontrar carrapatos em parques e praças, além de locais como jardins.

Dessa forma, não é muito difícil encontrá-los por aí, e com a presença de animais de estimação em casa, o perigo aumenta ainda mais, visto que cachorros e gatos costumam se infiltrar em locais de muito gramado, jardins e entre as plantas, facilitando que os carrapatos se prendam a eles.

De qualquer forma, seguindo as dicas abaixo provavelmente será ainda mais difícil de eles estarem em contato com você, sua família e até seus animais de estimação.

Vamos lá?

Mantenha quintais e ambientes sempre limpos

Se tem quintal em casa, garagem, jardins, se organize para manter todos sempre limpos e higienizados. Evitando criar infestação.

Se tem animais de estimação em casa, mantenha o local onde ele fica sempre muito limpo, pois na maioria das vezes os carrapatos que vem para o ambiente de casa junto com animais como cachorros e gatos, costumam infestar o local onde o pet fica, já que ali eles têm acesso a comida com maior facilidade.

Em relação aos jardins cuide das plantas sempre analisando com cuidado para ver se não tem carrapatos presos aos galhos ou mesmo na terra de vasos.

Cuidado essencial dos animais de estimação

carrapatos no ambienteSe tem um cachorrinho ou gatinho em casa, esteja sempre que possível examinando sua pele, afaste os pelos com os dedos e procure por todo o corpo (principalmente nas orelhas e entre as patas) para ter certeza que ele não esteja com carrapatos.

Leve-os ao veterinário com frequência para ser examinado e se mantenha informado sobre a necessidade de vacinas e até remédios contra pulgas e carrapatos, principalmente depois de viagens para o interior ou mesmo dias nos parques e praças.

Atenção total a ambientes propícios

Sempre que tiver contato com locais da natureza, como sítios ou chácaras, procure se analisar, principalmente as crianças para ver se não estão com o parasita grudado em alguma parte do corpo.

Se for fazer trilhas, por exemplo, procure ir com roupas mais fechadas, como calças e botas de cano longo para que o carrapato tenha mais dificuldade de acesso a pele.

Lembre-se que eles podem ficar presos às roupas, então analise bem antes de guardá-las depois de um evento como esse.

Dedetização em caso de infestação

É muito difícil controlar um local infestado por carrapatos com venenos comuns como inseticidas. Nesses casos não marque bobeira, entre em contato com uma dedetizadora para que seja resolvido da forma correta.

Infestações são muito comuns e não vale colocar em risco a saúde da sua família nem a de seus animais de estimação.

Geralmente a dedetização ocorre de forma rápida e se for contratada uma dedetizadora de confiança, não causará problema algum nem para as pessoas da casa nem para os pets. Basta seguir todas as recomendações.

Gostou das dicas?
Compartilhe o vídeo abaixo com seus amigos e familiares também!

Essas são formas essenciais para evitar que esse tipo de parasita tenha acesso a sua casa ou ambiente.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Coronavírus pode sobreviver até 3 dias

Você sabia que o Coronavírus pode sobreviver até 3 dias em algumas superfícies?

Diante da pandemia em que estamos vivendo, o maior cuidado que podemos tomar é seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que recomendam diversos cuidados com a higiene e limpeza, tanto pessoais quanto do coletivo.…

Veja mais...
Dicas de como desentupir o vaso sanitário

O que é bom para desentupir vaso?

Dentro dos problemas comuns de entupimento, seja em uma residência ou empresa, o vaso sanitário é sempre um dos grandes causadores de dor de cabeça, e na maioria das vezes, pega todos desprevenidos. Por se tratar de um vaso sanitário,…

Veja mais...
O que fazer para acabar com ratos, baratas,

Especial Síndico – Como fazer para evitar cupins, baratas e roedores no condomínio

Uma das preocupações que todo Síndico deve ter é com o cuidado e controle para evitar infestações de ratos, baratas e cupins, entre outros tipos de pragas. Para qualquer imóvel, uma infestação de uma dessas três pragas pode trazer diversos…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao