perigos dos carrapatos

Carrapatos – Pequenos aracnídeos que causam grandes problemas

Publicado em: 9 agosto, 2018
Em: Controle de pragas dedetização Dicas

Provavelmente você deve ter ouvido falar dos carrapatos, pequenos insetos da família dos aracnídeos que ao ver não parecem muito perigosos, costumam ser bem pequenos, mas que podem causar grandes problemas para nós e para os nossos animais de estimação.

Dedetização de carrapatos

Carrapatos podem ter como hospedeiros, humanos e animais.

Muito comum nas cidades do interior, os carrapatos são parasitas, artrópodes que se alimentam de sangue e tem sido cada vez mais encontrados nas grandes cidades, em locais como praças, parques, quintais e outros. Geralmente só são identificados quando um animal de estimação, como cachorro ou gatos, viram seus hospedeiros e levam o carrapato para dentro de casa, colocando em perigo as pessoas do lar.

Como é um inseto que se alimenta de sangue, tanto o sangue de algum animal de estimação, quanto o do homem, servem de alimento para o carrapato e eles costumam ficar presos na pele, sugando o sangue, até que fiquem na idade adulta, quando a fêmea se solta para encontrar um local apropriado para depositar seus ovos.

Quando estão na fase de larva ou ninfa são muito pequenos e difíceis de enxergar, o que permite com maior facilidade picarem e se prenderem a pele. Pode até mesmo ser confundido com uma pequena pinta.

Mas esses pequenos aracnídeos podem causar muitos problemas, desde a infestação do local até mesmo a transmissão de doenças que podem causar a morte, por isso é bom se manter a dedetização de carrapatos em dia, e a atenção tanto a nossa saúde quanto a de nossos pets que além de também pegarem doenças, podem trazer o parasita para dentro da nossa casa.

Principais doenças transmitidas pelo carrapato

Entre as principais doenças transmitidas pelo carrapato estão duas em especial que são perigosas. São elas a Febre Maculosa e a Doença de Lyme.

Febre Maculosa

É uma infecção causada pela bactéria Rickettsia rickettsii presente no carrapato do tipo estrela, que pode afetar os humanos. Trata-se de uma doença grave e pode levar a morte em poucos dias se não for tratada devidamente.
Geralmente essa doença é transmitida após um período de 4 horas em que o carrapato estiver preso ao corpo.

Doença de Lyme

É transmitida pelo carrapato Ixodes e a bactéria responsável pela doença é a Borrelia burgdorferi. Essa doença causa reação no local, deixando inchado e vermelho. A bactéria pode chegar aos órgãos causando graves complicações que podem também levar a morte.

É importante, em ambos os casos, ter um atendimento médico após a constatação de carrapatos presentes na pele.

A infestação

dedetização de carrapatos

“Carrapatos se alojam dentro da orelha de um cachorro”.

Mesmo que a sua casa não tenha carrapatos, mas você tenha um quintal com animais de estimação, é importante manter a dedetização do local sempre em dia, pois a probabilidade de o local ter carrapatos é grande, principalmente quando já foi visto um ou outro em algum animal de estimação.

Praças e jardins presentes em condomínios fechados com prédios, também podem ter a infestação de carrapatos e para evitar que você leve-o para dentro de casa, informe-se com o veterinário de seus pets para que, através de remédios e vacinas, ele esteja sempre livre de parasitas.

A infestação de carrapatos pode acontecer facilmente, visto que cada fêmea pode colocar entre 3 mil e 5 mil ovos no ambiente, seja o local um ambiente com gramado ou jardins ou até mesmo num chão cimentado.

Nos animais a chance de transmissão de doenças é ainda maior, por isso sempre que encontrar um carrapato em algum pet, certifique-se de dedetizar o ambiente que ele fica, principalmente em casos de canis, onde a infestação pode ocorrer de forma muito maior.

Seja no interior ou nas grandes cidades, mantenha a atenção após ir ao parque ou praças, mesmo desacompanhada de seu pet.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Casos de escorpião aumentam na cidade de São Paulo

São Paulo alerta para o crescente número de escorpiões na capital

Como todo o cuidado e atenção direcionado ao combate ao Coronavírus, outros pontos importantes em relação a saúde pública acabam sendo esquecidos pela maioria da população. É o que vem acontecendo com o número crescente de escorpiões na capital de…

Veja mais...
Coronavírus pode sobreviver até 3 dias

Você sabia que o Coronavírus pode sobreviver até 3 dias em algumas superfícies?

Diante da pandemia em que estamos vivendo, o maior cuidado que podemos tomar é seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que recomendam diversos cuidados com a higiene e limpeza, tanto pessoais quanto do coletivo.…

Veja mais...
Dicas de como desentupir o vaso sanitário

O que é bom para desentupir vaso?

Dentro dos problemas comuns de entupimento, seja em uma residência ou empresa, o vaso sanitário é sempre um dos grandes causadores de dor de cabeça, e na maioria das vezes, pega todos desprevenidos. Por se tratar de um vaso sanitário,…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao