cuidados para a saúde no tempo seco

Tempo seco em São Paulo – Cuide da saúde e não desperdice água

Publicado em: 20 julho, 2018
Em: Água Dicas

O tempo seco em São Paulo parece que não tem dia pra acabar e nossa pele, vias respiratórias e saúde é atacada constantemente, além da preocupação com o desperdício de água, visto que há pouco mais de um mês não chove na cidade.

E agora? O que fazer para manter a saúde em dias de baixa umidade?

Nós trouxemos abaixo algumas dicas importantes para manter a saúde durante o tempo seco, mas antes de sabermos mais sobre o tratamento adequado, vamos entender porque a preocupação.

Baixa umidade do ar

É muito comum que durante o inverno, em países tropicais, o tempo fique mais seco, com a umidade mais baixa por consequência da falta de chuva.

O problema da umidade baixa para as grandes cidades, como o exemplo de São Paulo, é o fato de afetar diretamente a saúde da população, pois a baixa umidade aliada à poluição, torna as doenças respiratórias mais suscetíveis, como no caso de asma, sinusite e alergias.

Com a mucosa seca pode haver além das doenças comuns da época, o ressecamento das vias respiratórias, sangramento do nariz, além de lábios ressecados e irritação dos olhos.

A facilidade em contrair gripes e resfriados também aumenta devido a grande mudança na temperatura, com manhãs e noites frias e a parte da tarde com um tempo quente e abafado.

Por todos esses fatores é muito importante cuidar da saúde para que não se tenha problemas como esses citados acima, principalmente no caso de pessoas com sistema imunológico mais baixo.

Cuidando da saúde no tempo seco

Com a baixa umidade do ar, o melhor é seguir algumas recomendações simples mas que fazem total diferença no dia a dia, permitindo que a sua saúde não sofra com o tempo.

O que fazer?

Separamos abaixo algumas dicas do que se deve seguir durante o tempo seco. Veja abaixo:

  • Utilize soro fisiológico para limpar olhos e nariz.
  • Beba água, muita água, para evitar a desidratação. Você pode optar por frutas como melancia, melão, água de coco e outras que contêm bastante água.
  • Opte por sucos e bebidas naturais para que de fato reponham o que for necessário.
  • Procure recursos para hidratação, como hidratantes e protetor solar.
  • Utilize um umidificador para estabilizar a umidade do ambiente. Caso não tenha, você pode utilizar uma toalha molhada ou um balde com água.

O que não fazer?

Algumas atitudes também devem ser evitadas e separamos abaixo as que são importantes estar atento e evitar o máximo possível nesse período.

  • Entre o horário das 10h e 18h evite fazer exercícios físicos, principalmente em avenidas ou locais onde têm grande movimentação de carros, trânsito.
  • Evite uma alimentação muito pesada e com poucos nutrientes.
  • Evite locais muito cheios, aglomerados, pois a chance de pegar uma doença respiratória é ainda maior.
  • Se puder, evite ir para os grandes centros no período de baixa umidade.

Desperdício de água

Com a baixa temporada de chuva, estamos neste momento há 37 dias sem chuva, os reservatórios de água tem sua capacidade reduzida.

Dessa forma é importante se prevenir, evitar o desperdício o máximo possível.

O mais comum é juntar todas as roupas para lavar de uma única vez, fechar as torneiras enquanto estiver escovando os dentes, lavando a louça e se ensaboando durante o banho. Procurar por problemas de vazamento também é um boa atitude para evitar o desperdício e não lavar as calçadas e veículos com mangueira também.

Fique atento pois além da preocupação com sua saúde e bem estar, o desperdício de água atinge não somente a nós mesmos, como a nossa sociedade num geral e meio ambiente.

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