Síndico, você sabe a importância de manter a manutenção da caixa de gordura

Especial Síndico – A importância de manter a manutenção e limpeza da caixa de gordura

Publicado em: 31 agosto, 2020
Em: desentupidora Dicas Esgoto Especial Síndicos

A caixa de gordura é um reservatório primordial em condomínios e residências, pois é através dela que toda a gordura da cozinha é filtrada, preparando a água descartada para que possa ir para o esgoto e estações de tratamento sem perigos de contaminação.

Dependendo do tipo de condomínio, cada apartamento pode ter a sua própria caixa ou então existir apenas uma por andar ou edifício, e cada modelo desses conta com um período diferente de limpeza.

Por exemplo:

Se cada apartamento conta com a sua caixa de gordura, então o próprio morador pode fazer a limpeza da sua ou contratar uma desentupidora para fazer a manutenção, se assim preferir. Mas é importante que o síndico mantenha os condôminos avisados e conscientizados para a importância dessa manutenção.

Já nos casos de caixas de gordura compartilhadas, é necessário que o condomínio contrate uma desentupidora para a limpeza e manutenção, devido a quantidade, tamanho, material e localização da caixa.

De quanto em quanto tempo uma caixa de gordura deve ser limpa?

A manutenção da caixa de gordura é muito importante, pois a medida do tempo, os resíduos que são filtrados por ela se acumulam e podem entupir as tubulações de esgoto, causar odores horríveis e atrair pragas.

Ou seja, a cada dia que o condomínio evita a manutenção e limpeza é um dia a mais na soma de resíduos dentro dela, e com o tempo, que não precisa ser longo, as maiores consequências são o entupimento, o retorno da água pelos canos, entupindo pias dentro dos apartamentos, odores desagradáveis que podem ser observados dentro e fora dos apartamentos, vazamentos e atração de pragas como formigas, baratas, moscas e até escorpiões.

Em relação a periodicidade para a limpeza e manutenção, varia de acordo com o tipo de caixa de gordura. Como dissemos mais acima, se for do tipo compartilhada, o prazo tende a ser mais curto, como por exemplo de 3 em 3 meses, já que todos os apartamentos despejam o conteúdo no mesmo reservatório.

Caso sejam caixas individuais, pode haver um tempo de espera um pouco maior, como semestralmente.

Essa periodicidade varia principalmente pela quantidade de dejetos que são filtrados todos os dias, por isso é recomendado que os síndicos informem aos condômino sobre a importância de não despejar restos de alimentos na pia, além de outros resíduos como óleo de cozinha usado, entre outros.

Ao compartilhar dicas de prevenção com os moradores, ambos, condomínio e morador, saem lucrando, pois o risco de entupimentos e vazamentos diminui para todos e, consequentemente, os prejuízos.

Outro ponto muito importante que devemos observar é que não é necessário aguardar o período de manutenção vencer para solicitar uma limpeza. Como esse período varia de acordo com o uso, pode acontecer de ele vencer antes do prazo estipulado pela desentupidora, principalmente em épocas de férias escolares, festas de fim de ano e períodos como o que estamos vivendo hoje em razão da pandemia do coronavírus, onde muitas pessoas estão em casa por mais tempo.

Sinais como vazamentos, odores fortes e desagradáveis ou retorno de água pela pia já demonstram que é necessária uma manutenção o mais rápido possível e adiar esse prazo pode causar maiores prejuízos como vimos acima.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nossa equipe ajudará nas questões relacionadas a prazos específicos e caso seja necessário, podemos enviar uma equipe para avaliar presencialmente.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Contratar termonebulização para acabar com insetos rasteiros e voadores

Por que contratar a Termonebulização?

Veja mais...
Dicas para acabar com pernilongos em casa

Repelente para evitar pernilongos dentro de casa

Veja mais...
Contratar desentupidora para condomínios

Os benefícios de contratar uma desentupidora para condomínios

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao