dedetização de moscas

Quanto tempo vive uma mosca?

Publicado em: 3 novembro, 2017
Em: Controle de pragas curiosidades dedetização Dicas Meio ambiente

No mundo existem diversas espécies de moscas e uma pequena variedade entre o tempo de vida de cada uma.

Dizem que a mosca vive apenas 24 horas, mas isso não é verdade. Do ovo até a fase adulta, a mosca doméstica, que é aquela que mais vemos por aqui, sua vida dura muito mais do que apenas um dia.

Trouxemos o artigo de hoje para ajudá-lo com essa dúvida e também com o intuito de trazer outras curiosidades sobre o mundo das moscas. Confira abaixo:

Tempo de vida, situações curiosas e mais

A mosca doméstica pode ser um inseto muito perigoso para o ser humano, somente pela quantidade de micro-organismos e bactérias que carrega em seu corpo.

dedetização de moscas

Formados por centenas ou milhares de lentes, os olhos da mosca permitem que ela enxergue 360 graus.

Ela não possui veneno e nem ferrões que possam picar as pessoas (pelo menos não a mosca doméstica), dessa forma, sua única ameaça são as bactérias que carrega e pode contaminar os locais onde passa, assim como alimentos e objetos que as pessoas possam ter acesso.

Através dessas bactérias e micro-organismo, a mosca pode contaminar as pessoas com doenças como a febre tifoide, diarreia e viroses. Por isso recomendamos que mantenham sempre os alimentos bem fechados e a casa ou outros ambientes que possa dar origem às moscas, limpos. Assim é possível evitar a proliferação delas no ambiente e também a contaminação dessas doenças.

Todas essas bactérias estão presentes nas moscas devido o inseto está sempre em contato com materiais contaminados, como lixos, material orgânico, fezes e alimentos em decomposição.

Para se alimentar as moscas, que não possuem dentes e por isso não podem comer coisas sólidas, babam sobre o alimento para que este amoleça e então possam comer. Ou então, mais nojento que isso, elas comem e vomitam para que então possam comer novamente.

Elas não só se alimentam dessas coisas como também utilizam delas para poder colocar seus ovos.

Ciclo de vida de uma mosca

Uma mosca passa por 4 etapas em seu ciclo de vida, que são: o ovo, a larva, a pupa e então a fase adulta, onde de fato ela se transforma numa mosca.

Uma mosca adulta põe cerca de 2 mil ovos durante sua vida, que não dura 24 horas (a não ser que por eventos externos, ela seja morta antes).

As moscas fêmeas, que são maiores que os machos, encontram um local bem sujo, que pode ser no lixo ou mesmo em fezes e lá coloca seus ovos.

dedetização de moscas

Seu corpo é cheio de pequenos pelos para que a mosca possa sentir o cheiro e o gosto das coisas.

Depois de 24 horas os ovos se abrem dando origem às larvas que se alimentam do local onde estão, como lixos, materiais em decomposição e fezes. Após uma média de três a seis dias a larva vira pupa, uma espécie de casulo (como o das borboletas, mas bem menor). Nessa fase a larva não se alimenta e nem se move.

Após essa fase, a mosca está em sua fase adulta, onde vive cerca de 25 dias e pode colocar até 900 ovos nesse período.

Uma curiosidade sobre as fêmeas é que elas acasalam somente com um macho e armazenam os espermatozoides para botar ovos várias vezes.

Outra curiosidade é que as moscas não sentem o cheiro como nós, elas possuem pequenos pelos por todo corpo e são eles que captam os cheiros e o gosto das coisas.

Mesmo sendo possuindo hábitos estranhos, nojentos e interessantes, é importante mantê-las longe, principalmente de alimentos e da água para que não contaminem ninguém. Caso necessite, nós podemos ajudá-lo através de nossos serviços em dedetização / desinsetização, basta entrar em contato conosco e solicitar mais informações.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Infestação de insetos, traças, baratas e larvas em alimentos

A falta de cuidado na compra e armazenamento dos alimentos pode causar infestações

Uma das ações que a pandemia trouxe durante esse período de quarentena e que muitas pessoas vão levar para a vida, é o cuidado com a higienização dos alimentos após a compra e durante o armazenamento. Por conta do covid-19,…

Veja mais...
infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao