Doenças transmitidas por pulgas de ratos

Pulgas de roedores – um perigo que a maioria desconhece

Publicado em: 15 novembro, 2019
Em: dedetização Desratização Dicas

As pulgas são insetos que sobrevivem se alimentando do sangue de outros animais, ou seja, trata-se de parasitas externos, pois ficam presos na pele e pelos.

No Brasil existem diversas espécies, entre todas as que mais se destacam e tornam-se verdadeiras pragas urbanas são: Xenopsylla Cheopis, presente nos ratos como o rato preto e a ratazana; Ctenocephalides canis e C. Felis, parasitas presentes nos cachorros e gatos e a Pulex irritans, que parasita principalmente o homem, mas também pode se alimentar de outros hospedeiros.

Mas o que muitas pessoas não sabem ou não se dão conta, é que as pulgas são vetores de diversos tipos de doenças e essas doenças podem chegar até o homem se não houverem os cuidados corretos para o controle e a prevenção, como é o caso da pulga presentes nos ratos.

Principal causa do agravo à saúde

Pulgas e a transmissão de doençasO que requer atenção e cuidado está ligado ao principal fato de as pulgas serem vetores de doenças e por terem a facilidade de se alimentarem de mais de um tipo de animal ao mesmo tempo, elas podem transmitir doenças de um animal para o outro.

Como no caso das pulgas de roedores, a Xenopsyla Cheopis, que transmitiram doenças como a peste negra ou peste bubônica, que foi capaz de dizimar um terço da população europeia na Idade Média. A doença foi transmitida através das pulgas, que ao se contaminarem com os ratos, picavam os humanos e contaminavam eles também.

Essa é uma das principais preocupações da saúde pública que busca controlar e prevenir a transmissão de doenças.

As pulgas presentes nos ratos podem transmitir diversas doenças, como também bactérias e vírus presentes nos ratos, o que pode causar sérias doenças e infecções graves em humanos e é por isso que precisamos ficar atentos e evitar o descontrole.

Um local que sofre com a incidência de ratos, pode ter infestações de pulgas e os proprietários do imóvel por desconhecimento, confundem com pulgas de cães e gatos (que não deixam de ser perigosas porque também transmitem doenças), e por conta disso não dão atenção ao caso.

Entre os vetores biológicos transmitidos através da picada da pulga de ratos, destacamos a peste bubônica e o tifo murinho. Já as pulgas dos cães e gatos podem ser vetores do parasita que causa a dipilidíase.

Como prevenir a incidência e infestação de pulgas de ratos?

A melhor forma de evitar a infestação de pulgas, sejam de ratos ou de cachorros e gatos, é através dos passos a seguir:

  • Ter cuidado especial quanto a limpeza da casa, passar aspirador de pó no mínimo uma vez por semana, principalmente no chão. Ter cuidado quanto aos pisos do tipo taco que estiverem soltos e que tenham fendas, é importante tapar e fixar os pisos.
  • Ter atenção redobrada caso o imóvel esteja sofrendo com o aparecimento de roedores. A melhor forma de prevenir é contratando uma desratização para acabar com a incidência e evitar a infestação de ratos.
  • Se houver animais de estimação no local, manter o cuidado junto ao veterinário, banho e tosa, assim como também a administração de remédios contra parasitas e pulgas. Ter atenção ao local onde o cachorro ou gato fica, na caminha ou casinha, também é importante.
  • Manter a dedetização em dia para evitar infestações de pulgas, além de também prevenir outros insetos como baratas, aranhas, formigas, entre outros.

Lembre-se do cuidado contínuo e do compartilhamento de informações como essas para vizinhos, como forma de alertar a todos quanto aos cuidados que devem ter. Lembrando que, se um imóvel vizinho estiver infestado, seja de pulgas ou ratos, estes também poderão ter acesso a sua casa.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado e caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre como funciona a nossa desratização e dedetização, entre em contato conosco!

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
Peste negra e o contágio através dos ratos, piolhos e pulgas

Série da Netflix fala sobre a Peste Negra e a contaminação através dos ratos e pulgas

Veja mais...
Contratar termonebulização para acabar com insetos rasteiros e voadores

Por que contratar a Termonebulização?

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao