Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 96211-2720

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Pulgas de roedores – um perigo que a maioria desconhece

    Pulgas de roedores – um perigo que a maioria desconhece

    Publicado em: 15 de novembro de 2019
    Em: dedetização Por: Império

    As pulgas são insetos que sobrevivem se alimentando do sangue de outros animais, ou seja, trata-se de parasitas externos, pois ficam presos na pele e pelos.

    No Brasil existem diversas espécies, entre todas as que mais se destacam e tornam-se verdadeiras pragas urbanas são: Xenopsylla Cheopis, presente nos ratos como o rato preto e a ratazana; Ctenocephalides canis e C. Felis, parasitas presentes nos cachorros e gatos e a Pulex irritans, que parasita principalmente o homem, mas também pode se alimentar de outros hospedeiros.

    Mas o que muitas pessoas não sabem ou não se dão conta, é que as pulgas são vetores de diversos tipos de doenças e essas doenças podem chegar até o homem se não houverem os cuidados corretos para o controle e a prevenção, como é o caso da pulga presentes nos ratos.

    Principal causa do agravo à saúde

    Pulgas e a transmissão de doençasO que requer atenção e cuidado está ligado ao principal fato de as pulgas serem vetores de doenças e por terem a facilidade de se alimentarem de mais de um tipo de animal ao mesmo tempo, elas podem transmitir doenças de um animal para o outro.

    Como no caso das pulgas de roedores, a Xenopsyla Cheopis, que transmitiram doenças como a peste negra ou peste bubônica, que foi capaz de dizimar um terço da população europeia na Idade Média. A doença foi transmitida através das pulgas, que ao se contaminarem com os ratos, picavam os humanos e contaminavam eles também.

    Essa é uma das principais preocupações da saúde pública que busca controlar e prevenir a transmissão de doenças.

    As pulgas presentes nos ratos podem transmitir diversas doenças, como também bactérias e vírus presentes nos ratos, o que pode causar sérias doenças e infecções graves em humanos e é por isso que precisamos ficar atentos e evitar o descontrole.

    Um local que sofre com a incidência de ratos, pode ter infestações de pulgas e os proprietários do imóvel por desconhecimento, confundem com pulgas de cães e gatos (que não deixam de ser perigosas porque também transmitem doenças), e por conta disso não dão atenção ao caso.

    Entre os vetores biológicos transmitidos através da picada da pulga de ratos, destacamos a peste bubônica e o tifo murinho. Já as pulgas dos cães e gatos podem ser vetores do parasita que causa a dipilidíase.

    Como prevenir a incidência e infestação de pulgas de ratos?

    A melhor forma de evitar a infestação de pulgas, sejam de ratos ou de cachorros e gatos, é através dos passos a seguir:

    • Ter cuidado especial quanto a limpeza da casa, passar aspirador de pó no mínimo uma vez por semana, principalmente no chão. Ter cuidado quanto aos pisos do tipo taco que estiverem soltos e que tenham fendas, é importante tapar e fixar os pisos.
    • Ter atenção redobrada caso o imóvel esteja sofrendo com o aparecimento de roedores. A melhor forma de prevenir é contratando uma desratização para acabar com a incidência e evitar a infestação de ratos.
    • Se houver animais de estimação no local, manter o cuidado junto ao veterinário, banho e tosa, assim como também a administração de remédios contra parasitas e pulgas. Ter atenção ao local onde o cachorro ou gato fica, na caminha ou casinha, também é importante.
    • Manter a dedetização em dia para evitar infestações de pulgas, além de também prevenir outros insetos como baratas, aranhas, formigas, entre outros.

    Lembre-se do cuidado contínuo e do compartilhamento de informações como essas para vizinhos, como forma de alertar a todos quanto aos cuidados que devem ter. Lembrando que, se um imóvel vizinho estiver infestado, seja de pulgas ou ratos, estes também poderão ter acesso a sua casa.

    Esperamos que esse artigo tenha ajudado e caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre como funciona a nossa desratização e dedetização, entre em contato conosco!

    Compartilhe este artigo