Problemas com cano entupido frequente

O que está entupindo os canos do meu imóvel?

Publicado em: 11 outubro, 2019
Em: desentupidora Dicas

Problemas de entupimento são frequentes em qualquer lugar, e passam a ser ainda mais comuns quando o local tem uma grande quantidade de pessoas, já que fica mais “difícil” controlar as ações de cada um, como acontece em empresas e comércios.

Já em residências, o problema pode ser mais fácil de se controlar, mas o que muitos se questionam é quando o entupimento passa a ser frequente, como com ralos, pias, vasos sanitários e tanques, e mesmo tomando as devidas precauções, fica difícil descobrir a verdadeira causa, e acredite, podem ser várias!

Neste artigo reunimos as prováveis causas de entupimento de ralos, pias, vasos e outros, mais comuns, assim você pode ter uma ideia do que está causando o problema.

Possíveis causas de entupimento de canos, pias, ralos e vasos sanitários

Existem diversos motivos para um cano entupir e muitas vezes a mesma causa que entope um ralo, pode também entupir uma pia ou vaso, tudo depende do que está travando a passagem da água e de qual local exatamente está o objeto.

Abaixo separamos as causas mais prováveis, algumas delas são até impossíveis de se imaginar!

Objetos de plástico ou metal jogados no ralo

Mesmo adultos as vezes deixam algum objeto de metal ou plástico cair dentro do ralo da pia por exemplo, o que dirá as crianças?! É muito importante manter-se atento, pois, dependendo de onde esse objeto pode parar, o prejuízo com entupimento pode ser grande.

Os ralos de chão, como aqueles que ficam nos quintais ou mesmo no banheiro, também são ignorados e enquanto fazemos uma limpeza ou lavamos o chão, deixamos que objetos passem pelo ralo. No banheiro é comum acontecer com restos de sabonetes e no quintal, acontecem com folhas de plantas, pedras e tantas outras coisas.

Lembre-se: esse objeto em algum momento vai parar e entupir um cano.

Gordura e restos de comida

Muito comum de acontecer na cozinha, enquanto lavamos a louça não tomamos alguns cuidados importantes, como jogar os restos de alimento fora ou retirar o excesso de óleo e gordura dos pratos e panelas antes de colocá-los para lavar.

Esse excesso de gordura e restos de comida ficam presos nas tubulações e com o tempo causam grandes entupimentos.

Fios de cabelo e fios dentais

As principais causas de entupimento nos ralos da pia são causados por excesso de fios de cabelo ou fios dentais, e é comum tanto em residências quanto em escritórios.

O correto é sempre reunir o fios de cabelo soltos na escova e jogar no lixinho do banheiro, o mesmo com o fio dental, mas muitas pessoas não se importam com isso, e com o tempo, esses fios causam prejuízos, pois se tornam uma grande massa e em alguns casos, ficam tão emaranhados que nem produtos químicos resolvem.

Por isso, sempre recomende que joguem no lixo ou deixe recadinhos próximos a pia para lembrar as pessoas.

Papel higiênico

Jogar papel higiênico dentro do vaso sanitário é tão comum em algumas residências que, inclusive, já fizemos um artigo aqui explicando por que eles causam problemas e porque não é bom jogá-los no vaso. Se você ainda não leu esse artigo é só clicar aqui.

Mas papeis higiênicos também causam entupimentos e de forma até frequente, e dependendo da tubulação e outras características do imóvel, o problema pode ser difícil para resolver depois.

Pedras sanitárias

Pedras sanitárias são outros tipos de objetos que entopem vasos sanitários com grande frequência. Inclusive já recomendamos em uma das nossas postagens nas redes sociais, trocar a pedra sanitária por desinfetantes líquidos, pois muitas das pedras soltam do suporte durante a descarga e prendem dentro do cano.

Alguns modelos mais atuais de pedra sanitária são diferentes e apresentam propostas mais inovadoras na aplicação, você pode escolher opções como em gel ou líquido mesmo.

Se o banheiro estiver entupindo com frequência e você tem o costume de usar pedras sanitárias, dê atenção para saber se não são elas que estão causando o problema.

Resíduos de obras

Durante as reformas, é muito importante que todos os ralos do ambiente sejam bem tampados para que resíduos não entrem nos canos.

Gesso, cal, cimento e outros produtos podem causar sérios prejuízos, já que um desses produtos além de entupir os canos, podem também quebrá-los (dependendo do tipo de cano).

Falta de limpeza na caixa de gordura

Caixas de gordura são responsáveis por filtrar a gordura e evitar que ela acabe no esgoto, mas a falta de limpeza dela pode fazer com que os canos entupam e pode, inclusive, chamar a atenção das mais diversas pragas.

Variando de acordo com a quantidade de pessoas no imóvel, é recomendado limpar a caixa de gordura a cada 3 ou 4 meses, evitando que tenha o excesso de resíduos e como consequência, o entupimento.

Roedores dentro dos canos

Essa pode parecer a causa mais improvável que você possa pensar, mas acredite, acontece e acontece com frequência.

Roedores como ratazanas que também são conhecidas como ratos de esgoto, comumente entram nos canos em busca de alimentos e abrigo, muitas delas, inclusive, entram nos imóveis dessa forma.

Durante essa tentativa, é comum morrerem e ficarem presas dentro do cano, entupindo-o. A melhor forma de evitar esse tipo de acontecimento, é cuidando do local para evitar os ratos.

Viu só quantas coisas podem causar entupimentos dentro de casa? A maior parte dessas causas estão ligadas a forma como fazemos as coisas, aos nossos costumes, e basta ter mais atenção e mudar alguns hábitos, para que os problemas diminuam.

Por isso recomendamos que você visite o nosso blog e confira os vários artigos que já criamos para ajudá-lo a evitar problemas de entupimentos em casa ou no escritório.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Problemas de esgoto em condomínios

Especial Síndico – Tudo o que você precisa saber sobre problemas de esgoto

Dentro de um condomínio, independentemente do tamanho e da quantidade de moradores, existem sempre diversos pontos que exigem a atenção rotineira de um síndico, entre elas, o esgoto e a manutenção dos encanamentos é uma das que tem prioridade, já…

Veja mais...
Especial síndico - comunicação com moradores

Especial Síndico – Melhores formas para a comunicação com os moradores

Sabemos que se dedicar a profissão de síndico não é fácil, ele ou ela está o tempo todo servindo as pessoas, busca alternativas para que a convivência seja positiva e que tudo caminhe nos eixos, mas nem sempre é exatamente…

Veja mais...
Desentupidora de esgoto

Como desentupir o vaso sanitário sem desentupidor de borracha?

O desentupidor de borracha é um item essencial para qualquer ambiente que tenha um banheiro, independentemente de ser uma residência, empresa, comércios ou clínicas, pois muitos entupimentos superficiais podem ser resolvidos com a ajuda desse equipamento simples. Por ser um…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem