Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Pra que serve naftalina?

    Pra que serve naftalina?

    Publicado em: 20 de abril de 2021
    Em: curiosidades Por: Império

    A naftalina já foi um produto muito utilizado para o controle de pragas como traças, baratas e até ratos, mas diversos estudos e o uso contínuo ao longo do tempo, mostrou que essa não é uma opção muito saudável.

    Para os mais velhos, ter naftalina em casa para auxiliar na higienização e prevenção de pragas era muito comum, sempre era possível encontrar bolinhas de naftalina dentro de guarda-roupas, armários de banheiro e cozinha, ralos e outros locais que naturalmente eram úmidos e escuros e atraiam alguns tipos de pragas.

    Locais que exalavam odores desagradáveis, também eram alvos do uso de naftalina, que naturalmente exala um odor forte e característico e amenizava os odores de locais semelhantes.

    Para entender melhor porque utilizar a naftalina passou a ser considerado um perigo a saúde, vamos primeiro entender o que ela é.

    O que é naftalina?

    A naftalina é uma substância química que em contato com o ar, consegue sair do seu estado sólido para o estado gasoso, o que faz com que seu odor exale fortemente.

    Ou seja, aquela bolinha branca que algumas pessoas ainda utilizam para o controle de pragas e higienização, se transforma em um gás que fica no ambiente e é exatamente aí que mora o perigo.

    Por se tratar de um produto químico, a naftalina é considerada tóxica, pois seu gás pode causar diversos problemas de saúde para quem fica exposto a ele por muito tempo.

    Inalado com frequência, o que é comum para quem utiliza, pois o produto fica no ar, a naftalina pode causar confusão mental, irritação nos olhos e na pele, dores de cabeça e intoxicações do organismo.

    A naftalina pode ser utilizada no controle de pragas?

    O gás liberado pela naftalina possui odor característico e muito forte, o que faz com que alguns tipos de pragas evitem o ambiente, mas isso não significa que possa ser utilizada para o controle de pragas.

    Se o local estiver infestado, a naftalina não fará muita diferença na prevenção ou controle, pois o que geralmente ocorre é que a praga que está causando a infestação muda de ambiente.

    Ou seja, ela não vai embora de fato, e o uso frequente e em cada ambiente favorece o acúmulo de gás e, consequentemente, a intoxicação de quem convive nele.

    Acaba se tornando um custo muito alto para um resultado nada satisfatório e prejudicial para você e a sua família.

    Alternativas seguras para o uso de naftalina

    Além disso existem diversos outros meios de conseguir resultados semelhantes sem grandes perigos. Aqui em nosso blog mesmo, já compartilhamos diversas dicas caseiras de como se livrar de insetos dentro de casa utilizando produtos naturais.

    Um exemplo é o uso de plantas e flores que funcionam como repelentes naturais e você ainda pode deixar o ambiente ainda mais bonito com a utilização delas.

    • Clique aqui e confira quais são essas plantas e como utilizar para a prevenção caseira de pragas.

    Outro meio mais eficaz ainda, é manter a dedetização em dia, já que através dela é possível acabar com infestações e ainda evitar novas proliferações por um tempo.

    Confira nossas dicas e caso tenha dúvidas, entre em contato, nosso time ajudará você a encontrar a melhor solução para o controle de pragas na sua casa, empresa ou comércio.

    Compartilhe este artigo