insetos no inverno

Porque no inverno os insetos somem da nossa casa?

Se tem uma coisa que causa dúvida em muitas pessoas é o fato de os insetos sumirem no inverno. Será que o frio acaba com todos eles? Será que eles hibernam? Será que buscam por lugares mais quentes como alguns animais fazem? Afinal, onde será que vão parar os insetos no período de inverno?

A realidade é que assim como nós que ficamos mais caseiros no período de frio, optando por comidas mais quentinhas, roupas mais quentinhas e atividades que não precisem nos tirar de debaixo dos cobertores como o famoso cineminha com pipoca e os amigos em casa, os insetos também se isolam com as baixas temperaturas.

Alguns insetos maiores, aguentam melhor o frio do que outros e nesse período hibernam. Eles ficam nas copas das plantas e folhas e ali é como se adormecesse por todo o período de inverno. Mas a realidade é que, com o frio, o metabolismo desses insetos maiores diminui muito e assim eles ficam até que as temperaturas voltem a subir e o metabolismo deles voltem a aumentar novamente.

Com o metabolismo ativo, esses insetos maiores e adultos voltam a aparecer nas casas e ambientes a procura de alimento e também de parceiros.

Um processo muito parecido acontece com insetos menores, como mosquitos e pernilongos. No caso desses insetos, os adultos não conseguem enfrentar o inverno e as baixas temperaturas que causam a morte deles. Assim acabamos não os vendo mais e tendo a sensação de que sumiram ou mudaram de região, como fazem alguns animais.

Por outro lado, os ovos e larvas desses insetos não morrem com o frio e por isso eles não são extintos, pois nesse período de inverno passam pelo mesmo processo de hibernação, onde seu metabolismo diminui muito, ficando assim até o inverno passar. E é por isso que na primavera temos a sensação de que esses insetos voltam com tudo.

O que acontece é que com as temperaturas quentes de volta, os ovos e larvas saem da fase de hibernação e terminam de se desenvolver, crescendo e se tornando mosquitos. Poucos dias após esse processo, voltamos a vê-los por aí, pois é nesse período que eles sentem a necessidade de encontrar um parceiro e também de se alimentar.

Esse processo é um processo muito comum na natureza e ajuda o meio ambiente de forma que não aconteçam superpopulação desses insetos.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
Peste negra e o contágio através dos ratos, piolhos e pulgas

Série da Netflix fala sobre a Peste Negra e a contaminação através dos ratos e pulgas

Veja mais...
épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao