picadas de insetos mais dolorosas do mundo

As picadas de inseto mais dolorosas do mundo

Publicado em: 21 março, 2019
Em: curiosidades Meio ambiente

Provavelmente você, em algum momento da sua vida, já foi picado por um ou outro inseto; pode ter sido por uma formiga, uma abelha ou até uma vespa, sem mencionar os mosquitos… dificilmente alguém nunca foi picado por um mosquito, mas como suas picadas quase não causam dor, eles não vão entrar para a lista.

Talvez você esteja se perguntando… Mas como é que você sabe quais são as picadas de inseto mais dolorosas? E nós te respondemos… Existem cientistas corajosos nesse mundo!

Com a curiosidade de saber quais são as picadas de inseto mais dolorosas, o entomologista Justin Schmidt, se colocou a ser picado por 150 espécies diferentes de insetos himenópteros – grupo de insetos incluído por formigas, vespas e abelhas.

Schmidt diz que dessas 150 picadas, nem todas foram propositais, mas a maioria foi especialmente para o seu estudo, onde através da experiência, ele pode definir as picadas mais dolorosas dentro desse grupo de insetos.

É muito provável que insetos de outros grupos e espécies causem dores ainda maiores do que as que Schmidt experimentou, mas vamos ter que aguardar ele, ou outro cientista corajoso, testar a dor com outros insetos, por enquanto, achamos melhor considerar o estudo com as formigas, vespas e abelhas.

Ficou curioso(a)? Então vejamos abaixo quais são os insetos que causam as picadas mais dolorosas do mundo.

As picadas de insetos mais dolorosas por espécie

Ao longo do seu estudo, Schmidt descreveu o que sentiu em cada uma das picadas, e para deixar o mais próximo da realidade para quem ficou curioso em saber, o cientista descreveu as dores de forma simples e comparativa. Vejamos quais foram os resultados:

Formigas – Formiga tucandeira

picadas de insetos mais dolorosas do mundo

Com cerca de 18 a 25 mm, a formiga tucandeira tem uma coloração avermelhada-escura e tem grandes semelhanças com as vespas, exceto pela falta das asas.

Existem pessoas que comparam a sua picada com a dor de um ferimento por bala (tiro), o que faz com que ela seja conhecida como formiga bala em algumas regiões.

A dor da picada dura em torno de 12 a 24 horas e o cientista Schmidt descreve a dor como:

“Pura, intensa e brilhante, como andar com pés descalços sobre o carvão flamejante com um prego enferrujado de 3 polegadas enfincado”

Aqui no Brasil, as formigas tucandeiras são utilizadas num ritual pela tribo Sateré Mawé, onde os meninos que atingem determinada idade devem permanecer com uma luva cheia dessas formigas por 10 minutos.

Há alguns anos o apresentador e biólogo Richard Rasmussen participou do ritual e mostrou qual foi o seu resultado, compartilhou seus efeitos e dor que sentiu. Confira no vídeo abaixo como foi a experiência.

Vespas – Vespa Tarantula Hawk

picadas de insetos mais dolorosas do mundo

Já as vespas são mais conhecidas por suas picadas dolorosas, mas nenhuma delas causa a dor insuportável da Vespa Tarantula Hawk que em apenas 3 minutos faz a vítima se contorcer de dor.

Com uma média de 5 cm de comprimento, a Vespa Tarântula é uma das maiores vespas, possui o corpo negro e as asas com uma cor semelhante à ferrugem, o motivo da sua picada ser uma das mais doloridas vem pelo fato de ela ser uma predadora natural, que busca as aranhas, principalmente as tarântulas, para colocar seus ovos e torná-las hospedeiras e fonte de alimento para sua cria.

O veneno que a Vespa Tarantula solta em sua presa, faz com que a aranha fique paralisada, e assim a vespa pode levá-la até o local onde deixará a aranha e colocará seus ovos.

Schmidt descreveu a picada desta vespa da seguinte forma:

“Cegante, feroz e praticamente um choque elétrico. Como se um secador de cabelos fosse colocado na sua banheira enquanto toma uma banho de espuma”

Para que você não fique curioso quanto a essa vespa, trouxemos abaixo um vídeo gravado num momento onde ela ataca uma aranha enorme.

Tem que ter muita coragem para aceitar levar uma ferroada por um inseto desses! Nossa sorte é que temos pessoas corajosas como o cientista Schmidt para fazer testes como esses.

Fonte: bbc.com

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Problemas causados pelo uso de soda cáustica para desentupir canos

Os perigos de usar soda cáustica

É muito comum as pessoas terem soda cáustica em casa, visto que utilizam para diversos fins, inclusive para desentupir pias, ralos e canos em geral (o que não é recomendado – já fizemos um artigo sobre isso e você pode…

Veja mais...
Lagartixas ajudam a dedetizar insetos

Lagartixa – Uma controladora de pragas domésticas

Entre todos os pedidos que recebemos em orçamentos para dedetização e controle de pragas, alguns deles são para a dedetização de lagartixas. Nós não dedetizamos lagartixas e existe uma explicação bem natural para isso: Elas são verdadeiras controladoras de pragas…

Veja mais...
Como descobrir se a casa está infestada de baratas?

Como identificar uma infestação de baratas?

Quando pegamos uma gripe, por exemplo, logo o nosso corpo começa a dar “sinais” de que as coisas não andam bem. Pode começar com uma dor de cabeça, dor no corpo, um cansaço além da conta, calafrios… enfim, logo você…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem






Apoiamos esta causa