Duvidas frequentes sobre sanitização de ambientes

O que é Sanitização?

Publicado em: 3 abril, 2020
Em: curiosidades Dicas Sanitização

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, diversas empresas de Controle de Pragas estão enfatizando seus serviços em Sanitização, uma prestação de serviços que sempre existiu e que tem sido mencionada frequentemente em sites e redes sociais exatamente por conta do Covid-19.

Com tantas informações sobre o serviço, muitas pessoas estão em dúvida sobre o que realmente se trata e porque tantas empresas estão salientando o serviço, a ponto de se falar sobre em quase todos os lugares.

Pois bem, para ajudá-los a entender melhor sobre a Sanitização, o que é e se realmente ajuda no combate ao Coronavírus, trouxemos esse conteúdo especial para você.

O que é Sanitização e para que funciona?

A sanitização é um serviço, realizado em grande parte por controladoras de pragas e tem como objetivo promover uma higienização efetiva do ambiente. Mas o que seria isso?!

Nós explicamos…

Através da sanitização é possível combater bactérias, vírus, micro-organismos patogênicos, fungos e outros que possam apresentar ou desencadear doenças nas pessoas. É semelhante a uma dedetização, a diferença é que ao invés de combater insetos e outras pragas, a sanitização combate os vírus e bactérias.

A aplicação acontece por meio de um equipamento de pulverização e um técnico especializado que segue todo um padrão para que a aplicação seja de qualidade.

Podemos dizer, e muitas pessoas conhecem esse serviço por esses termos, que depois que um ambiente foi sanitizado, ele está higienizado e desinfectado de colônias de bactérias e vírus que poderiam estar no local. Por isso é que o tema vem sendo compartilhado por todo lado, pois se trata de uma opção que soma aos cuidados contra o Coronavírus.

Na indústria alimentícia, hospitais, clínicas em geral, comércios e outros, esse serviço já é realizado há muito tempo, pois são locais que precisam de uma higienização mais profunda e eficaz no combate a micro-organismos como forma de evitar o contágio dentro desses ambientes e do que é realizado ou produzido neles.

Por que a sanitização soma aos cuidados contra o coronavírus?

Por se tratar de uma desinfeção e higienização muito eficaz, a sanitização é capaz de combater até 98% dos vírus, bactérias, fungos e outros micro-organismos por contato, que estiverem presentes no ambiente.

Vamos pensar em um exemplo hipotetico:

Se uma pessoa infectada pelo coronavírus, depois de ter coberto a boca com a mão ao tossir ou espirrar, tocar em uma garrafa, ela infectará a garrafa com o vírus, certo?

Depois de aplicar a sanitização na mesma garrafa, ela será higienizada em 98% de eficácia, o que ajudará a não transmitir o vírus caso outra pessoa pegue na mesma garrafa.

Então se essa segunda pessoa estiver seguindo todos os cuidados anunciados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, e não estiver contaminada pelo vírus, ela não será infectada por ter tocado na garrafa.

Ao aplicar a sanitização em um ambiente maior, como numa casa, clínica, supermercado e outros, o ambiente será higienizado e desinfectado não somente contra o coronavírus como para todos os diversos outros vírus, bactérias e agentes patogênicos.

Mas atenção!

É muito importante ter em mente que, se alguém contaminado entrar no local sanitizado, o local deixará de ser seguro. Por isso é muito importante manter todos os cuidados de higiene reforçados e, em residências por exemplo, ao voltar da rua, se certificar que tudo que vier de fora, inclusive roupas, sacolas e objetos, sejam corretamente higienizados com álcool 70% ou água e sabão antes de entrar no recinto, evitando assim que o material contaminado não contamine o ambiente.

É por isso que a Sanitização é uma prestação de serviços que soma aos cuidados contra o Coronavírus e outros agentes patogênicos.

Se a Sanitização é tudo isso, por que não acaba com o coronavírus?

Como vimos ao decorrer do texto, a sanitização higieniza e desinfecta vírus, bactérias e agentes patogênicos por contato, isso significa que ele combate o vírus que está presente nos objetos, chão, paredes e no ambiente como um todo. A sanitização não age nas pessoas.

Uma pessoa que estiver contaminada, vai seguir contaminada até que se cure do Covid-19. Por isso, pessoas contaminadas devem seguir os cuidados recomendados e ficar em isolamento, até que a doença passe, evitando contagiar outras pessoas.

Se ninguém no local estiver contaminado, a sanitização irá promover um ambiente mais seguro para a saúde de todos do ambiente, ao combater os agentes patogênicos que estiverem no local.

Somando a Sanitização aos esforços dos cuidados higiênicos, é possível ter um ambiente mais controlado e saudável.

Por que contratar a sanitização?

É fácil entender a importância da sanitização depois de respondermos as dúvidas relacionadas acima, mas além de todos esses benefícios que a sanitização entrega, existem mais, como os que trouxemos abaixo:

  • A aplicação não mancha, não deixa resíduos e nem cheiro, além de poder ser aplicada em diversos tipos de ambientes fechados, até veículos;
  • Controla a higiene do local e preveni diversos problemas respiratórios e outras doenças relacionadas;
  • É uma ótima opção para pessoas que sofrem com dificuldades respiratórias, já que com um ambiente desinfectado, não haverá agentes patogênicos que possam agravar os problemas;
  • Previne a contaminação de diversos tipos de doenças por contato;
  • Controla odores desagradáveis que o ambiente possam ser devido colônias de bactérias, fungos e mofos.

A sanitização é recomendada para diversos ambientes, inclusive condomínios residenciais e comerciais, academias, escolas, igrejas, shoppings, clínicas em geral, restaurantes, bares, supermercados, padarias, comércios e outros.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas, se ainda restou alguma, entre em contato conosco e saiba mais sobre como contratar a sanitização e deixar o seu lar, empresa ou comércio ainda mais protegido contra o coronavírus nessa época de pandemia.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Coronavírus pode sobreviver até 3 dias

Você sabia que o Coronavírus pode sobreviver até 3 dias em algumas superfícies?

Diante da pandemia em que estamos vivendo, o maior cuidado que podemos tomar é seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que recomendam diversos cuidados com a higiene e limpeza, tanto pessoais quanto do coletivo.…

Veja mais...
Dicas de como desentupir o vaso sanitário

O que é bom para desentupir vaso?

Dentro dos problemas comuns de entupimento, seja em uma residência ou empresa, o vaso sanitário é sempre um dos grandes causadores de dor de cabeça, e na maioria das vezes, pega todos desprevenidos. Por se tratar de um vaso sanitário,…

Veja mais...
O que fazer para acabar com ratos, baratas,

Especial Síndico – Como fazer para evitar cupins, baratas e roedores no condomínio

Uma das preocupações que todo Síndico deve ter é com o cuidado e controle para evitar infestações de ratos, baratas e cupins, entre outros tipos de pragas. Para qualquer imóvel, uma infestação de uma dessas três pragas pode trazer diversos…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao