Urgência? Toque para ligar:
(11) 3983-1006

O que é Dedetização (DDT)?

Publicado em: 3 novembro, 2016
Em: Controle de pragas

Muitos se confundem com a pronuncia correta e o significado da palavra dedetização, que com o tempo teve algumas alterações e hoje teria um termo mais apropriado, a desinsetização.

Mas porque nos confundimos ao falar detetização ou dedetização?!

Podemos dizer que dedetização é o ato ou ação relacionada a dedetizar insetos ou animais que ameaçam a saúde das pessoas e de uma sociedade.

Dedetização – A origem

Analisando um dicionário de português, a palavra “detetização” não existe, ao contrário dela, podemos encontrar a palavra dedetização, que descreve o seguinte: “ato ou efeito de dedetizar, desinsetização”.

A palavra dedetizar teve origem após a segunda guerra mundial, onde para eliminar animais e insetos, era utilizado o produto Dicloro Difenil Tricloretano, conhecido como DDT. Com o tempo e com as novas soluções de maior qualidade surgindo, o produto DDT foi proibido por conta dos altos níveis de toxicação ao ser humano e também ao meio ambiente. Ainda sim, o termo continuou sendo utilizado por profissionais e empresas do ramo quando o serviço estava relacionado a dedetizar insetos e animais, já que a população em geral já tinha conhecimento da palavra e mais cortume de utilizá-la, como acontece até hoje.

O termo mais correto de se falar é desinsetização, que significa afastar insetos , permitindo um equilíbrio entre o meio ambiente e o meio urbano.

A Desinsetização é realizada por empresas com profissionais capacitados para tais serviços, providos de produtos específicos e liberados para serem utilizados em ambientes urbanos sem alterar o equilíbrio com o meio ambiente, afastando os animais e insetos que estão em determinados locais de risco para as pessoas.

Mesmo com a mudança de termos, as pessoas ainda tem o costume de falar “detetização”, tamanha a relatividade a escrita e sonoridade das palavras, mas o termo não está correto e deve-se trocar por dedetização ou mesmo desinsetização.

Compartilhar


              
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

dedetização para escolas

A importância da dedetização e controle de pragas nas escolas

Não é de hoje que sabemos o quanto alguns insetos e animais são verdadeiras pragas para o meio em que vivemos; visto que enquanto uns transmitem doenças perigosas, outros causam a morte com uma simples picada, como no caso dos…

Veja mais...
Espécies de cupins em São Paulo

Principais espécies de cupins que infestam casas e edifícios

Nós já falamos por aqui de vários pontos interessantes sobre os cupins, um dos principais é que o siriri / sarara, aleluia ou cupim alado que todos conhecem por aqueles insetos de longas asas que voam próximo as luzes em…

Veja mais...
insetos que se alimentam de sangue humano

Vampiros do cotidiano – 5 Insetos comuns que se alimentam de sangue

Vampiros já passaram dos seres mais vilanescos do cinema e de contos de terror a personagens mais “bonzinhos” nos dias atuais, com histórias e filmes mais familiares trazendo o personagem para um contexto menos aterrorizante. Já alguns insetos, fazem o…

Veja mais...

Comente