O que é Dedetização (DDT)?

Publicado em: 3 novembro, 2016
Em: Controle de pragas

Muitos se confundem com a pronuncia correta e o significado da palavra dedetização, que com o tempo teve algumas alterações e hoje teria um termo mais apropriado, a desinsetização.

Mas porque nos confundimos ao falar detetização ou dedetização?!

Podemos dizer que dedetização é o ato ou ação relacionada a dedetizar insetos ou animais que ameaçam a saúde das pessoas e de uma sociedade.

Dedetização – A origem

Analisando um dicionário de português, a palavra “detetização” não existe, ao contrário dela, podemos encontrar a palavra dedetização, que descreve o seguinte: “ato ou efeito de dedetizar, desinsetização”.

A palavra dedetizar teve origem após a segunda guerra mundial, onde para eliminar animais e insetos, era utilizado o produto Dicloro Difenil Tricloretano, conhecido como DDT. Com o tempo e com as novas soluções de maior qualidade surgindo, o produto DDT foi proibido por conta dos altos níveis de toxicamento ao ser humano e também ao meio ambiente. Ainda sim, o termo continuou sendo utilizado por profissionais e empresas do ramo quando o serviço estava relacionado a dedetizar insetos e animais, já que a população em geral já tinha conhecimento da palavra e mais cortume de utilizá-la, como acontece até hoje.

O termo mais correto de se falar é desinsetização, que significa afastar insetos , permitindo um equilíbrio entre o meio ambiente e o meio urbano.

A Desinsetização é realizada por empresas com profissionais capacitados para tais serviços, providos de produtos específicos e liberados para serem utilizados em ambientes urbanos sem alterar o equilíbrio com o meio ambiente, afastando os animais e insetos que estão em determinados locais de risco para as pessoas.

Mesmo com a mudança de termos, as pessoas ainda tem o costume de falar “detetização”, tamanha a relatividade a escrita e sonoridade das palavras, mas o termo não está correto e deve-se trocar por dedetização ou mesmo desinsetização.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...
Dedetização e controle de pragas no inverno

Outono e Inverno – O melhor momento para a dedetização

No período de outono e inverno, ficamos aparentemente livres das pragas mais comuns como formigas, moscas, mosquitos, baratas, pulgas, aranhas e outras. Até os siriris (cupins alados) que costumam aparecer durante a noite em busca de luz, somem e parecem…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao