O que é uma caixa de gordura e para que serve

O que é uma caixa de gordura e para que serve?

Publicado em: 9 maio, 2019
Em: curiosidades Dicas Esgoto

Donos de apartamento talvez não tenham tido contato com caixas de gordura tanto quanto proprietários de casas, onde a preocupação com esse item aparece de forma mais contínua.

Em edifícios, todos os apartamentos utilizamos a mesma caixa de gordura, e quando essa apresenta problemas, na maioria das vezes é o síndico que entra em contato com a empresa para solucionar o problema.

Ainda sim, mesmo àqueles que moram em casa, muitos proprietários não têm conhecimento sobre a caixa de gordura e sobre o seu funcionamento, alguns nem a possuem, o que faz com que tenham problemas recorrentes de entupimento na cozinha.

Para te ajudar a entender melhor sobre esse item tão importante para manter o funcionamento perfeito dos encanamentos de uma cozinha, trouxemos abaixo algumas informações que irão tornar tudo mais claro.

O que é uma caixa de gordura?

Apesar de não serem obrigatórias, as caixas de gordura servem para “filtrar” todo tipo de gordura e restos de alimentos que descem pelo ralo da pia em sentido ao esgoto.

É muito importante filtrar a água suja que desce pelas pias, para que a gordura e os restos de alimentos não sigam até o esgoto, ao mesmo tempo que impede obstruções maiores e mais problemáticas.

Todo o conteúdo filtrado fica dentro da caixa de gordura, e com o tempo esse conteúdo vai acumulando, o que torna necessário a realização da limpeza, seja ela feita pelo próprio morador ou por empresas especializadas.

Caso uma caixa de gordura deixe de ser limpa da forma correta, o acúmulo dos restos de alimentos e da própria gordura podem prejudicar a caixa, entupindo-a ou causando transtornos maiores, como vazamentos e outros.

Para ficar um pouco mais didático e exemplificado, trouxemos abaixo um vídeo criado pelo Canal Discovery que mostra exatamente como funciona uma caixa de gordura, ao mesmo tempo que também fala sobre como é realizada a limpeza. Acompanhe:

A importância de manter a caixa de gordura limpa

Podemos entender tanto no vídeo acima quanto na explicação anterior, que para os proprietários que possuem a caixa de gordura em seus imóveis, é imprescindível manter a limpeza periodicamente, evitando assim, entupimentos, possíveis problemas de vazamentos e mau cheiro, além de outros problemas com o solo.

Para aqueles que ainda não possuem, também é possível entender a necessidade do dispositivo, já que ele também auxilia o meio ambiente, evitando que a gordura e outros fluídos e detritos sejam despejados no esgoto.

A facilidade da limpeza pode variar de acordo com o tipo de caixa de gordura, por isso, em caso de dúvidas ou qualquer dificuldade, recomendamos entrar em contato com uma empresa de confiança.

Já a periodicidade da limpeza varia de acordo com a quantidade de pessoas na casa, o que altera a quantidade de detritos acumulados e a necessidade de limpeza mais ou menos vezes.

Outra forma de prolongar a limpeza em alguns aspectos, é evitar jogar restos de comida na pia, óleo de cozinha e outros produtos. Dessa forma a caixa de gordura acumula menos detritos e a limpeza pode se estender um pouquinho, garantindo até uma economia para o proprietário.

Nos artigos abaixo você pode acompanhar como fazer a limpeza da caixa de gordura sozinho, e também como criar sabão em pedra com as sobras de óleo de cozinha, evitando despejá-lo na pia.

Esperamos que o artigo tenha solucionado as suas dúvidas e caso tenha problemas com entupimento de caixa de gordura ou precisar fazer a limpeza, entre em contato conosco e agende uma visita de nossos especialistas que irão oferecer a melhor resolução para o seu caso.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

repelentes naturais para afastar escorpiões

Como espantar escorpião?

Escorpiões são pragas urbanas que podem causar grandes prejuízos, principalmente em relação a saúde pública, já que se trata de um inseto peçonhento. Diferente de outras pragas, como baratas, moscas, formigas e outros, acabar com escorpiões não é tão fácil,…

Veja mais...
Como desentupir a pia do banheiro

Como desentupir pia entupida com cabelo?

Fios de cabelo e ralo da pia, uma solução simples para jogar fora os fios que se soltam enquanto escovamos ou penteamos o cabelo, super inofensivo… Infelizmente é só o que parece, porque o problema é bem maior. O que…

Veja mais...
3 benefícios do contrato anual de esgoto para condomínios

Síndicos – 3 benefícios que o seu condomínio perde por falta do Contrato Anual de Esgoto

Entre diversos segmentos, os condomínios residenciais ou comerciais, costumam ser aqueles que mais sofrem com problemas relacionados a manutenção de esgoto e entupimentos. Como um diferencial montado estrategicamente para solucionar tais problemas e oferecer mais comodidade aos nossos clientes do…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem