Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Naftalina espanta ratos?

    Naftalina espanta ratos?

    Publicado em: 06 de dezembro de 2019
    Em: Controle de pragas Por: Império

    A naftalina é utilizada com grande frequência por muitas pessoas há muito tempo, mesmo se tratando de um produto químico e que pode causar complicações a saúde caso seja usado de maneira errada. Ela é principalmente utilizada para o controle de insetos e outras pragas como os ratos, e por isso muitas pessoas têm dúvida sobre o fato de ela ser ou não eficiente neste combate.

    Se você também tem dúvidas sobre o poder de controle da naftalina, preparamos esse artigo especialmente para ajudá-lo, continue a leitura com a gente.

    Da para acabar com os ratos usando naftalina?

    Mesmo se tratando de um produto químico e popularmente conhecido como um tipo de veneno contra insetos e roedores, a naftalina não mata nenhum dos dois. Tanto para insetos quanto roedores, o efeito da naftalina é exclusivamente um só… O de afastá-los por conta do cheiro forte.

    Em contato com o ar, a naftalina solta gases e esses gases, além de tóxicos e fazerem mal tanto para humanos quanto para animais de estimação (principalmente se ingeridos), lançam também um odor muito forte e característico, e é esse odor que afasta tantos os insetos quanto os roedores.

    Então a naftalina não mata, certo?

    Exatamente, se o rato estiver dentro da sua casa ou fazendo ninho em algum canto do quintal, o máximo que vai acontecer é que ele evite o local onde a naftalina está.

    Isso é útil para evitar, por exemplo, que os roedores entrem em casa, você pode colocar algumas bolinhas de naftalina nos locais estratégicos, como:

    • Fendas nas paredes e nos telhados;
    • Buracos nos muros e paredes;
    • Dentro dos ralos;
    • Nos cantos do forro no telhado;
    • Próximos da lata de lixo;
    • E outros locais semelhantes.

    Você pode colocar bolinhas de naftalina em todos os cantos onde os ratos têm acesso ao interior da sua casa ou quintal, mas é muito importante que essas bolinhas não fiquem expostas ao ponto que crianças ou animais de estimação encontrem, é muito perigoso para a saúde da criança ou do pet, comer ou inalar uma bolinha de naftalina.

    Como acabar com ratos?

    Outro ponto importante é que as naftalinas, como dissemos acima, não matam os ratos e por só afastarem, se houver algum tipo de infestação no imóvel, elas não resolverão o problema. É muito provável que o rato só evite o local que a naftalina está, mas procure outro local para criar seus ninhos.

    Então se você tem visto ratos com certa frequência e desconfia que o local esteja infestado, adicione as naftalinas em locais estratégicos como dissemos acima (tomando o devido cuidado com crianças e animais de estimação) e contrate o serviço de desratização para o controle.

    As naftalinas irão afastar os ratos de locais como o interior da sua casa, e a desratização irá acabar com eles de vez.

    Então se você quer realmente solução para esse tipo de problema, a nossa recomendação é que contrate o serviço de desratização, este sim será eficiente no controle e vai acabar com os ratos do local.

    Então recapitulando…

    Naftalina afasta roedores? Sim, mas somente dos locais onde a naftalina está. Se o rato estiver entrando no forro do telhado e você colocar uma bolinha de naftalina bem no local por onde ele passa, provavelmente ele vai parar de passar por ali, mas em contrapartida, o rato pode encontrar outra forma de entrar no forro, principalmente se o local estiver infestado.

    Então se você está com problemas de infestação, tenha em mente que a naftalina não vai resolver o seu problema, a melhor solução de fato é a desratização, onde nossos técnicos irão até o local, analisarão o que está acontecendo e então vão te passar as melhores soluções em desratização para acabar com o problema.

    Formas de prevenir a infestação de roedores

    Uma alternativa para evitar as infestações de ratos são as ações de prevenção, que são cuidados básicos e essenciais para que o local não seja propício ao aparecimento de roedores.

    Os roedores não aparecem nas casas e imóveis só por aparecerem, eles buscam alimentos e locais onde possam criar seus ninhos e procriar. Se você oferecer o local perfeito para eles, não há o que fazer, eles vão aparecer aos montes.

    Por isso…

    • Evite deixar restos de comida na pia ou mesa:
    • Mantenha a cozinha e todos os cômodos da casa sempre bem limpos;
    • Retire com frequência o lixo e mantenha a lata de lixo bem fechada;
    • Tape todos os locais que podem dar acesso ao interior do telhado e outros ambientes da casa;
    • Limpe e seque a pia todas as noites, os roedores possuem hábitos noturnos e podem ser atraídos pelos restos de comida da louça suja:
    • Mantenha quintais e garagens limpos e sem entulhos;
    • Mantenha rações sempre em potes bem fechados e não deixe restos das rações no chão do quintal por muito tempo, coloque para os animais de estimação somente o bastante para se alimentarem, sem que fiquem sobras;
    • Guarde mantimentos bem fechados em potes.

    Essas são algumas das precauções que você pode tomar para evitar que infestações de ratos aconteçam em sua casa.

    Compartilhe este artigo