Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Publicado em: 21 outubro, 2020
Em: Controle de pragas curiosidades dedetização Dicas

Em agosto desse ano, Kaitlyn Yozviak, uma garotinha de apenas 12 anos de idade, morreu infestada de piolhos.

Após sofrer uma parada cardíaca, foi constatado que a menina apresentava um grave quadro de anemia causado por uma infestação de piolhos não tratada há mais de três anos.

Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina morre após infestação de piolhos e seus pais são indiciados. Fonte da imagem: Reprodução/11Alive

De acordo com o jornal Daily Mail, os pais, John Joseph Yozviak, de 38 anos, e Mary Kathrine Horton, de 37 anos, mantinham a filha em péssimas condições de higiene e a casa foi encontrada em mal estado com vermes e ratos por todo lugar.

Em depoimento, a mãe de Kaitlyn relatou que a filha não tomava banho há alguns dias e os vizinhos confirmaram que há dias não ouviam a criança brincando pela casa.

Depois de perder a guarda de dois filhos devido às condições inadequadas de higiene, John e Mary foram indiciados pela morte de Kaitkyn.

De acordo com a perícia, as mordidas repetidas dos piolhos diminuíram os níveis de ferro no sangue da criança, o que, consequentemente, instalou um quadro de anemia profunda e pode ter desencadeado o ataque cardíaco.

Infestação de piolhos e higiene

Apesar de casos de piolho serem sempre relacionados a higiene e algumas pessoas acreditarem que somente pessoas que falham nesses cuidados é que podem pegar piolhos, o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz, Julio Vianna Barbosa, esclarece que a situação é contrária, de acordo com ele “Os piolhos gostam de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter”.

É necessário ter um cuidado diário tanto com as crianças quanto com os adultos, além dos cuidados ideais de higiene no ambiente para que situações como essa ocorrida e relatada acima, não se repitam.

O caso da garotinha Kaitlyn, além de uma fatalidade, foge do comum, mas não é impossível de acontecer, por isso cabe a cada um de nós, tomarmos as devidas precauções para que não ocorram.

Dessa forma, reunimos abaixo algumas dicas importantes para evitar essa praga em casa, e os cuidados que fogem de mitos e boatos relacionados aos piolhos e que podem, consequentemente, causar maiores infestações.

Como evitar uma infestação de piolhos?

Menina morre por estar infestadas de piolhos

Tanto crianças, quanto adultos estão suscetíveis a pegar piolho, como vimos acima, ter cabelos limpos e higiene, não significa que não é possível pegá-los, mas manter os cuidados diários, claro, ajuda.

Nos períodos mais quentes do ano, como na primavera e verão, é comum acontecer com mais facilidade, porque o calor altera o metabolismo dos piolhos assim como o de outros insetos, o que faz com que coloquem mais ovos e causem maiores infestações.

Por isso, é muito importante ter ainda mais atenção nessa época!

Os piolhos não voam, mas podem passar de pessoa para pessoa através do vento, já que são muito leves, eles podem ser levados para quem estiver próximo, ou através do contato direto, como utilizando a mesma escova de cabelo, pente ou toalha.

Meninas costumam ser mais afetadas, principalmente pelo comprimento dos fios, por isso é recomendado que os pais as enviem para a escola de cabelo preso.

Não é preciso raspar a cabeça para acabar com os piolhos, hoje existem diversos produtos, remédios para o tratamento e diversos outros métodos muito eficazes que não fazem necessário o corte. Converse com um médico para conhecer as opções de fármacos que podem ajudar.

Segue abaixo algumas dicas para evitar as infestações de piolhos:

  • Passar um pente fino nos cabelos molhados, diariamente, principalmente após chegar em casa, é muito importante para retirar lêndeas e piolhos;
  • Examine diariamente a cabeça das crianças;
  • Evite compartilhar itens como pentes, grampos, escovas, prendedores de cabelo, chapéus, capacetes, toalhas e até fones de ouvido;
  • Troque as roupas de cama semanalmente;
  • Evite armazenar roupas que possam estar infestadas e lave as peças em água quente ou seque em temperaturas altas em máquinas de secar roupas;
  • É muito importante que o tratamento seja realizado em todos os familiares, os piolhos passam de pessoa para pessoa de forma muito fácil e rápida, então essa opção não pode ser descartada;
  • Após o tratamento, continue a examinar a cabeça das crianças e de todos que tenham pegado piolho por algumas semanas, para ter certeza quanto ao controle.
  • Mantenha a higiene do ambiente e a dedetização em dia para que não ocorram infestações.

A dedetização mantem o ambiente seguro contra diversos tipos de pragas, inclusive o piolho, e pode ser reaplicada semestralmente, para evitar infestações nos períodos mais quentes do ano.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Doença de Lyme - A doença do carrapato

Doença de Lyme – A doença transmitida pelo carrapato

Veja mais...
Os 4 as que colaboram para a infestações de pragas urbanas

Você conhece os 4 As que colaboram para uma infestação?

Veja mais...
Como acabar com a infestação de carrapatos no quintal?

Como acabar com carrapatos no quintal?

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao