dedetização de lesmas

Lesmas de quintal transmitem doenças?

Publicado em: 8 junho, 2017
Em: Controle de pragas curiosidades dedetização

As lesmas são conhecidas entre o controle de pragas / desinsetização por sua fama de destruidoras em grandes plantações, mas nas grandes cidades também é possível encontrá-las e se não tomar cuidado, pegar uma grave doença a partir delas.

Como parte de uma grande espécie, a lesma é de uma família próxima a dos caracóis e alguns semelhantes animais marinhos, conhecidos como gastrópodes. mas independente se a forma como você a conhece é lesma ou caracol, esses animais podem transmitir sérias doenças, por isso é importante ficar atento.

Habituadas com locais úmidos, as lesmas nas grandes cidades se alojam em jardins, vasos de plantas, locais com muito barro e que fiquem facilmente úmido e escuro, já que precisam de muita água para se manterem hidratadas.

As lesmas não contém doenças específicas, mas contra partida são consideradas vetores, ou seja, podem carregar dentro ou fora de seu corpo diversos tipos de vírus, bactérias e vermes que em contato com o ser humano podem causar grandes e perigosas doenças.

Por conta de seu habitat natural, as lesmas entram em contato com diversos tipos de materiais que podem transformá-las em perigosos animais, transmitindo uma série de doenças bacterianas e virais.

Dessa forma, já que como hospedeira e com potencial de transmitir diversos tipos de doenças, é importante manter o controle sobre a infestação de lesmas, principalmente em locais como quintais com muitas opções de cantos úmidos e escuros.

As lesmas ou caracóis não tem o costume de sair durante o dia, pois são incomodadas pela luz, então provavelmente durante o dia você somente irá perceber os seus rastros em muros, paredes e pelo chão. Em alguns casos, os caracóis são mais fáceis de encontrar durante o dia, já que por terem sua “casa” junto deles, acabam parando em qualquer lugar pelo seu percurso.

Descobrindo uma infestação de lesmas

Diferente de outros insetos, as lesmas são um pouco mais sutil e dificilmente você vai se deparar com elas dentro de sua casa, a maioria das vezes elas se alojam nos jardins, mas dependendo da quantidade que houver em seu quintal, elas podem começar a sair do jardim em busca de alimentos e locais seguros e é nesse momento que as crianças podem ter contato com elas, correndo o risco de contraírem doenças.

Por isso, para que esse tipo de situação não ocorra, sugerimos que preste atenção nas seguintes ocasiões:

  • Atente-se aos rastros que elas deixam pelos muros, paredes e chão ao amanhecer;
  • Limpe com frequência as plantas e o jardim, ficando de olho para notar a presença de lesmas e caracóis;
  • Atenção aos caracóis que se prendem às paredes e muros durante a noite e permanecem até o dia seguinte, se houverem muitos num mesmo local é sinal de alerta.

Caso perceba essas mesmas situações em sua casa ou condomínio, está na hora de encontrar em contato com uma empresa que promova a dedetização de lesmas. Pois o perigo de alguma criança, adulto ou até mesmo animais domésticos entrarem em contato com uma lesma e contraírem uma doença é alto.

Através de venenos apropriados e fiscalizados, uma dedetizadora de confiança irá realizar o serviço sem promover qualquer dano a saúde dos moradores ou do meio ambiente, dessa forma é importante que procure saber primeiro, antes de contratar uma dedetizadora, sua procedência e formas de trabalho.

As lesmas nem sempre são um sinal grande de perigo, afinal nem sempre estão em contato direto com humanos ou animais domésticos, mas como transmitem doenças, com um número elevado de lesmas ou caracóis no local, a chance de contato pode aumentar e assim também o risco de doenças.

Se você tem quintais em casa ou muitos vasos de plantas, fique atento e cobre o mesmo de seu condomínio. Em situações como a que mencionamos acima entre em contato com uma empresa de desinsetização.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Infestação de insetos, traças, baratas e larvas em alimentos

A falta de cuidado na compra e armazenamento dos alimentos pode causar infestações

Uma das ações que a pandemia trouxe durante esse período de quarentena e que muitas pessoas vão levar para a vida, é o cuidado com a higienização dos alimentos após a compra e durante o armazenamento. Por conta do covid-19,…

Veja mais...
infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao