Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    O que posso fazer para evitar a febre amarela?

    O que posso fazer para evitar a febre amarela?

    Publicado em: 16 de março de 2018
    Em: curiosidades Por: Império

    Todos sabemos que a Febre Amarela é uma doença perigosa contra a nossa saúde e que não podemos marcar bobeira.

    A doença surge numa primeira fase com alguns sintomas como febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito e dores no corpo. Depois de alguns dias os sintomas cessam e ela pode aparecer numa segunda fase, agora mais perigosa, alguns dias depois que os primeiros sintomas cessaram. Nessa segunda fase os sintomas são mais fortes, incluindo: icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

    Por não ter um tratamento em específico, são ministrados somente medicamentos que diminuam as dores e sintomas, o melhor a se fazer em relação a febre amarela é evitá-la.

    Formas de evitar a Febre amarela

    Com intuito de ajudá-los trouxemos abaixo alguns tipos de precaução que podem ser seguidos para evitar a doença.

    Vacinação

    A vacinação é a melhor forma de não contrair a febre amarela, visto que ela é a única que protege de fato o seu organismo contra a doença, independente da picada do mosquito.

    A vacina no organismo irá criar anticorpos para o vírus da febre amarela, o que fará com que, caso o mosquito te pique e lhe passe a doença, o seu organismo tenha anticorpos o bastante para que não deixem a doença evoluir, impedindo que você fique doente.

    É importante saber que a vacina tem um prazo de dez dias para começar a fazer efeito, ou seja, depois que você tomar a vacina, ela irá demorar 10 dias para te proteger da doença, por isso é importante tomar com antecedência, caso tenha que ir para algum lugar que tenha incidência da doença.

    Mesmo a vacinação contra febre amarela seja a melhor forma de evitar a doença, ainda assim algumas pessoas não podem tomá-la, por diversos motivos como idade acima dos 60 ou abaixo dos 9 meses, gravidez, baixa imunidade, entre outras coisas.

    Lembrando que essas condições especiais para tomar a vacina devem ser orientadas por um médico.

    Assim, a pessoa deve recorrer a outras alternativas de defesa, como as que separamos abaixo.

    Alternativas para quem não pode tomar a vacina

    1. Repelentes

    Seja em casa, dependendo do local em que mora, ou quando for sair, o repelente de mosquitos é uma das armas que você pode usar para que o mosquito contaminado com o vírus da febre amarela não se aproxime de você.

    O repelente possui uma composição que afasta o mosquito, e isso ajudará a lhe manter protegido.

    2. Roupas compridas

    Tecidos como jeans e outros mais grossos, ajudam a evitar o contato do mosquito com a pele, ao utilizar roupas compridas que cubram o máximo de áreas aparentes no corpo, como pernas e braços, você já estará dificultando a vida do mosquito.

    3. Telas para as janelas e portas

    Dentro de casa o mosquito também pode ir de encontro a você, por isso, impedir que o mosquito tenha esse acesso é uma forma de proteção também. Algumas pessoas optaram por colocar telas nas janelas e portas de suas casas, deixando seus ambientes fora de acesso para o mosquito.

    4. Evitar viajar para locais de alto índice

    Para quem não pode tomar a vacina, o mais indicado é que então não vá para os locais onde a índice de febre amarela esteja muito alto.

    Visto que a vacina é a melhor forma e mais segura de se proteger da doença, não é arriscado ir para locais de alto índice, podendo ter chances de contrair a doença.

    Essas são algumas opções que você pode aproveitar para evitar o mosquito e também não somente a febre amarela, como outras doenças como a Dengue.

    Compartilhe este artigo