Problemas de esgoto em condomínios

Especial Síndico – Tudo o que você precisa saber sobre problemas de esgoto

Publicado em: 13 dezembro, 2019
Em: Dicas Esgoto Especial Síndicos

Dentro de um condomínio, independentemente do tamanho e da quantidade de moradores, existem sempre diversos pontos que exigem a atenção rotineira de um síndico, entre elas, o esgoto e a manutenção dos encanamentos é uma das que tem prioridade, já que qualquer problema nessa parte pode acarretar prejuízos imensos tanto para o condomínio, quanto para os moradores.

Por isso trouxemos uma coletânea do que é importante ter em mente sobre o esgoto de um condomínio e que todos os síndicos deveriam saber, não somente sobre o problema em si, mas também como preveni-lo e formas de resolvê-lo, seja para um síndico com mais experiência ou aquele que começou suas tarefas há poucos dias.

Confira esse especial que trouxemos e que fazem parte do Especial Síndico com vários artigos direcionados para te ajudar no dia a dia.

Problemas mais comuns dentro do condomínio

Como em todo lugar, num condomínio também existem problemas comuns em relação ao esgoto e encanamentos e a falta de atenção a esses pontos, podem ocasionar problemas maiores.

Entre todos aqueles que são comuns de acontecerem, estão os que selecionamos abaixo:

Água voltando pelo cano

Geralmente é pontuada pelo morador, zelador ou colaboradores da limpeza. A principal queixa é que a água volta pelo cano ou demora para escoar, trazendo mal cheiro e sujeiras. Costuma ocorrer com mais de um morador ao mesmo tempo.

Canos entupidos

Por diversos motivos, uma das causas com problemas de encanamentos em condomínios está ligada, principalmente, a canos entupidos. Muitas vezes o morador pode tentar resolver o problema sozinho, mas em alguns casos ele pode pedir auxílio ao síndico, principalmente se não conseguir resolver ou notar que o problema está relacionado a outro apartamento.

Caixa de gordura entupida

Nem todos os condomínios possuem a caixa de gordura, principalmente os edifícios e condomínios mais antigos. A caixa de gordura é responsável por filtrar toda a gordura da água que vem das cozinhas, e com o tempo a caixa tende a ficar cheia. Se não houver cuidado e manutenção, ela acaba entupindo e até transbordando, trazendo problemas ao solo e atraindo diversas pragas, como baratas, ratos e escorpiões.

Problemas na caixa de esgoto

Outro dos problemas comuns em condomínios, está relacionado a caixa de esgoto, que requer manutenção, principalmente quando é instalada próximos a árvores e a falta dessa manutenção pode trazer problemas que podem chegar até a torneira, dentro das casas dos condôminos.

Principais causas para os problemas de esgoto em condomínios

Entre tudo o que pode causar um problema no esgoto de um condomínio, existem algumas coisas que são rotineiras e acontecem, principalmente, por falta de manutenção e prevenção. Saber quais são te ajudará a entender melhor o que fazer para evitá-las.

Confira abaixo as causas comuns dos principais problemas com esgoto:

Objetos e resíduos descartados de forma errada

Comum na maioria das residências e empresas, não seria diferente em condomínios… Jogar resíduos e/ ou objetos nos ralos e vaso sanitários são grande parte das coisas que causam problemas nos encanamentos.

Os objetos e resíduos mais comuns são:

  • Restos de comida,
  • Óleo de cozinha;
  • Tampas de pasta de dente,
  • Hastes de algodão,
  • Absorventes,
  • Algodão,
  • Preservativos,
  • Papel Higiênico;
  • Fio dental;
  • Fios de cabelo;
  • Restos de sabonete;
  • Embalagens;
  • Sujeira e outros.

Se em uma residência, tais objetos já podem causar grandes problemas na tubulação, imagine em um condomínio onde existem mais pessoas e a quantidade de objetos pode triplicar?! Consequentemente, os canos entopem com maior frequência.

Falta de manutenção e limpeza

Outro motivo muito comum que leva a problemas no esgoto e encanamentos de um condomínio está relacionada a falta de manutenção e limpeza tanto da parte de esgoto, quanto dos encanamentos, caixa de gordura e reservatórios de água.

Reservatórios e caixa d’água, caixa de gordura, caixa de esgoto e encanamentos precisam de manutenção periódicas e preventivas para que não venham trazer prejuízos ao condomínio.

Por se tratar de um local com uma incidência de pessoas muito maior do que de uma residência comum, a falta de manutenção resulta, consequentemente, em maiores problemas com os canos e esgoto, por isso é necessário manter esses serviços em dia.

Melhores formas de prevenir problemas de esgoto

Como Síndico, ter esses pontos em mente ajuda a entender o que é preciso fazer para diminuir a incidências desses problemas e mais importante do que saber o porquê eles acontecem, é saber como resolvê-los.

Entre as principais formas de prevenção estão:

Comunicação e esclarecimento aos condôminos

Trabalhar com a divulgação de ações preventivas e mudanças de hábitos como o de jogar lixo nos ralos e vasos sanitários, são uma forma de diminuir a incidência de problemas no esgoto do condomínio.

Distribuir avisos com dicas para evitar tais hábitos, explicando sobre o porquê é importante e o quanto o condomínio economizaria em consertos é uma boa forma de inspirar as pessoas.

O síndico pode compartilhar tais informações através de:

  • Quadro de aviso,
  • Panfletos distribuídos nos apartamentos;
  • Frisar em reuniões;
  • Blog do condomínio;
  • Perfis do condomínio nas redes sociais;
  • Entre outros.

Manutenção e contrato preventivo

Outro dos meios de prevenir problemas com o esgoto, é contratar desentupidoras que forneçam serviços como o nosso Contrato Anual de Esgoto.

Através do contrato anual de esgoto, o condomínio conta com serviços de prevenção e manutenção periódicos, que são efetuados duas vezes ao ano, e que evitam o acúmulo de resíduos nos canos, caixas e reservatórios, além de fornecer serviços avulsos com um desconto diferenciado do mercado.

Através desse serviço de prevenção, ratos, canos, caixas e reservatórios são limpos e consequentemente, reduzem a quantidade de resíduos que podem causar problemas de entupimento.

Além disso, em situações que ocorram problemas emergenciais, o condomínio conta com o atendimento sem custo adicional, economizando e obtendo um atendimento mais rápido, o que evita problemas inclusive para os condôminos.

Para saber mais sobre como funciona o Contrato anual de esgoto, convidamos você a conferir a matéria abaixo onde falamos mais sobre os resultados de nossos clientes após a contratação e detalhes sobre o serviço.

Esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo na administração do seu condomínio. Fique por dentro de conteúdos como esse feito especialmente para você, através de nosso blog.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Quando sei que é a hora de fazer uma limpeza na caixa de gordura?

Quando sei que é a hora de fazer uma limpeza na caixa de gordura?

A caixa de gordura é um item essencial no esgoto de residências, comércios, condomínios e outros, pois é através dela que toda gordura do imóvel é filtrada ou pelo menos deveria ser. Quando a caixa de gordura não está funcionando…

Veja mais...
importância de manter a limpeza de fossa em dia

Por que manter a limpeza de fossa em dia?

Assim como as caixas de gordura que muitos imóveis possuem, mas os proprietários esquecem da importância da sua manutenção, com as fossas ocorrem problemas bem semelhantes. As fossas são comuns em regiões que não são atendidas por um sistema de…

Veja mais...
Como eliminar formigas?

Como eliminar formigas?

Formigas são uma das pragas urbanas mais presentes nas casas e imóveis em geral, principalmente por terem fácil acesso devido ao seu tamanho e por encontrarem os locais mais improváveis para formar seus formigueiros, que podem ser até mesmo dentro…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem