O que fazer para acabar com ratos, baratas,

Especial Síndico – Como fazer para evitar cupins, baratas e roedores no condomínio

Uma das preocupações que todo Síndico deve ter é com o cuidado e controle para evitar infestações de ratos, baratas e cupins, entre outros tipos de pragas.

Para qualquer imóvel, uma infestação de uma dessas três pragas pode trazer diversos prejuízos, para um condomínio esse mesmo prejuízo pode ser mil vezes maior, e por isso ressaltamos os cuidados para evitá-las.

Além de manter a dedetização, descupinização e desratização em dia, trouxemos abaixo alguns cuidados essenciais para que o controle seja estabelecido e não traga prejuízos recorrentes, tanto para o condomínio quanto para os condôminos.

Infestações de roedores em condomínios

Ratos são muito inteligentes e costumam encontrar locais com acesso a comida e locais propícios para ninhos com muita facilidade, principalmente nas grandes cidades.

Condomínios costumam ter um acúmulo maior de resíduos devido a quantidade de famílias no local, o que, se não administrada da melhor forma possível, pode acarretar grandes infestações de ratos e o perigo eminente da contaminação de diversos tipos de doenças transmitidas por eles.

Dessa forma, alguns cuidados importantes, além de manter a desratização em dia, são:

  • Manter a manutenção de jardins, porões, garagens, depósitos, telhados e outros semelhantes para manter a limpeza recomendada;
  • Evitar o acúmulo de objetos como madeiras, caixas de papelão ou madeira, entulhos em geral e materiais utilizados em obras de construção;
  • Recomendar aos moradores que tomem o devido cuidado quanto a limpeza dos apartamentos, o descarte correto do lixo, o armazenamento de alimentos e rações de animais de estimação, entre outros;
  • Manter a limpeza diária das áreas comuns, como corredores, escadas, elevadores, pracinhas, jardins e outros;
  • Observar a manutenção de esgotos e grades e tampas de bueiros e ralos.

Deixar avisos aos moradores recomendando ações preventivas como as que citamos acima, é uma forma prática para incentivar que todos tomem os devidos cuidados que são necessários para manter a infestações de roedores longe do condomínio.

Infestações de baratas em condomínios

Além de serem nojentas, as baratas podem transmitir diversas doenças e uma grande infestação pode trazer outros prejuízos relacionados, como odores desagradáveis, degradação de bens materiais e estruturas do condomínio, como paredes e pisos que podem ficar manchados como ferrugem.

Alguns cuidados necessários, além da dedetização de baratas, são:

  • Observar a necessidade de vedar frestas que possam dar origem para as baratas dentro dos prédios;
  • Utilização de tampas nos ralos e manutenção correta de esgoto para evitar o acesso através de ralos e bueiros;
  • Manter a limpeza em dia, tanto dos ambientes internos quanto externos e recomendar aos condôminos o cuidado essencial com a limpeza e o descarte de lixo;
  • Manter os cuidados essenciais com jardins e parquinhos;
  • Evitar entulhos e cuidar da manutenção de locais com umidade, principalmente em porões, salões e outras áreas de comum acesso.

Infestações de cupins em condomínio

Existem dois tipos de cupins comuns em grandes cidades, são os cupins de madeira seca, comumente encontrados dentro de objetos feitos de madeira, e os cupins subterrâneo, que causam grandes prejuízos para condomínios e imóveis em geral e exigem atenção redobrada nos cuidados.

A recomendação para cupins de madeira seca é tomar o cuidado com móveis e objetos em ambientes comuns, como bancos, armários, mesas, portas, janelas e outros. Caso não tenham acabamento, envernizar é uma ótima opção e renovar esse verniz ao longo do tempo mantem a madeira “blindada” contra os cupins.

Já para os cupins subterrâneos, o cuidado deve ser maior e por isso o síndico deve orientar sua equipe de manutenção para inspecionar com frequência se há “caminhos” sobre as paredes ou estruturas internas e externas que possam ser acometidas.

Os cupins subterrâneos causam maiores danos porque na maioria das vezes fazem seus ninhos longe do local que costumam atacar, e com isso, além de desestruturarem o local por onde passam, encontrar o ninho e fazer a descupinização exige experiência e a contratação de uma empresa de confiança para solucionar o problema de uma vez.

Se os devidos cuidados não forem tomados, o cupim subterrâneo pode acabar com a estrutura dos prédios, o solo e até os apartamentos, já que eles “criam” o acesso através das paredes e alvenaria.

No geral, é muito importante manter a inspeção regular de móveis, portas, janelas de madeira e outros, para evitar infestações, além de manter a descupinização em dia.

Caso tenha problemas com infestações de ratos, insetos e cupins, não adie a solução, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a recuperar o controle e cuidado do seu condomínio.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Casos de escorpião aumentam na cidade de São Paulo

São Paulo alerta para o crescente número de escorpiões na capital

Como todo o cuidado e atenção direcionado ao combate ao Coronavírus, outros pontos importantes em relação a saúde pública acabam sendo esquecidos pela maioria da população. É o que vem acontecendo com o número crescente de escorpiões na capital de…

Veja mais...
Coronavírus pode sobreviver até 3 dias

Você sabia que o Coronavírus pode sobreviver até 3 dias em algumas superfícies?

Diante da pandemia em que estamos vivendo, o maior cuidado que podemos tomar é seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que recomendam diversos cuidados com a higiene e limpeza, tanto pessoais quanto do coletivo.…

Veja mais...
Dicas de como desentupir o vaso sanitário

O que é bom para desentupir vaso?

Dentro dos problemas comuns de entupimento, seja em uma residência ou empresa, o vaso sanitário é sempre um dos grandes causadores de dor de cabeça, e na maioria das vezes, pega todos desprevenidos. Por se tratar de um vaso sanitário,…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao