Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 96211-2720

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Cupins alados não são formigas voadoras e podem infestar a sua casa!

    Cupins alados não são formigas voadoras e podem infestar a sua casa!

    Publicado em: 10 de março de 2021
    Em: curiosidades Por: Império

    Uma confusão muito comum para a maioria das pessoas é achar que os cupins alados, conhecidos também como siriris na maioria dos lugares, são como formigas voadoras.

    Mas, como o nome já revela, na verdade são cupins na sua forma alada, ou seja, são aqueles responsáveis por saírem da colônia em busca de acasalamento e, se tudo der certo para eles, a criação de novas colônias, o que pode não ser tão bom para nós.

    Depois de encontrarem um parceiro, os cupins alados buscarão por algum lugar onde possam criar sua colônia, que como sabemos, leva pouquíssimo tempo para se tornar numa gigantesca infestação.

    Durante a sua vida, o casal de cupins responsável pelo crescimento da colônia com a fecundação de novos cupins, é capaz de gerar até 3 trilhões de ovos.

    Então, ao descuidar dos cupins alados, acreditando que são formigas voadoras, você abre a oportunidade de eles criarem colônias na sua casa, comércio ou empresa, caso encontrem um local propício para isso, como árvores secas, frestas de paredes e dentro de madeiras.

    Como consequência, além da infestação de cupins que pode trazer danos e prejuízos aos proprietários, uma infestação também pode trazer problemas de saúde para os moradores, como ataques de asma e reações alérgicas causadas pela poeira que o inseto produz e acumula no ambiente.

    Diferenças físicas entre cupins alados e formigas voadoras

    A melhor forma de identificá-los é através da comparação, apesar de serem semelhantes, o cupim alado e a formiga voadora são diferentes e ter em mente quais são essas diferenças ajuda no controle.

    Cupim alado

    Possui antenas retas e apesar de ter o corpo com comprimento e largura semelhantes ao das formigas voadoras, os cupins não mostram evidentemente as divisões do corpo. Dessa forma, cabeça, tórax e abdome são aparentemente um só.

    As asas que são divididas em dois pares, um superior e outro inferior, nos cupins alados possuem o mesmo comprimento e são transparentes, bem diferente das formigas, como veremos adiante.

    Formigas voadoras

    Possuem antenas curvas, um corpo bem dividido, ou seja, é possível identificar com facilidade onde fica a cabeça, tórax e abdome.

    Já em relação as asas, mesmo que semelhante em relação aos dois pares de asas dos cupins alados, no caso das formigas voadoras, as asas dos pares superiores são maiores do que as inferiores e não são transparentes, ao contrário, possuem uma coloração amarronzada.

    Essas diferenças são sutis e é necessário avaliar os insetos para identificar com precisão, o que pode ser difícil para a maioria das pessoas.

    Por isso é muito importante solicitar a visita técnica de uma Controladora de Pragas especializada em descupinização. Assim, o técnico poderá avaliar o local, identificar se a praga é mesmo o cupim alado, além de outros pontos característicos de uma infestação, recomendando as melhores soluções para o controle.

    Compartilhe este artigo