bons hábitos para ajudar o meio ambiente

Faça a sua parte – Dicas para cuidar do meio ambiente!

Publicado em: 10 agosto, 2018
Em: Dicas Meio ambiente

É sempre muito fácil encontrar desculpas para não fazer o certo e ficar esperando somente do outro aquilo que precisa ser feito. Mas como sociedade, temos todos um papel muito importante e se cada um puder e fizer a sua parte, mesmo que tenha-se a impressão de ser pouco, então estaremos no caminho para um lugar melhor para o nosso futuro, nossos filhos e as próximas gerações que vierem.

A ideia é pensar que devemos fazer o possível e impossível para que deixemos um lugar ainda melhor para os que estarão aqui no futuro, e para começar a fazer isso, precisamos iniciar novas atitudes e hábitos agora.

Pensando nisso, separamos abaixo alguns passos importantes que você pode aderir ao seu dia a dia a partir de agora e ao mesmo tempo incentivar pessoas a sua volta para fazer o mesmo. No final das contas o que vale é o nosso empenho, como cidadão, pensar que estou fazendo minha parte para o bem maior, para o meio ambiente, para aqueles que virão.

Então se você deseja começar hoje, deseja fazer algo da sua parte para ajudar o nosso meio ambiente, confira abaixo algumas dicas importantes de como começar e, principalmente, o que você pode fazer.

Reciclagem

dicas para cuidar do meio ambiente

Um jeito muito simples de começar a ajudar o meio ambiente, é começar a criar bons hábitos dentro da nossa própria casa, um deles é a reciclagem.

Você pode, primeiramente, começar separando o lixo, orgânicos de materiais recicláveis como papel, plástico e vidro.
Para ficar mais fácil você pode ter em casa duas latas de lixo, uma destinada para materiais orgânicos (tudo aquilo que não podemos reciclar) e outra para materiais recicláveis. Essa simples atitude já facilita a vida de quem trabalha com reciclagem, dos aterros sanitários e até mesmo permite que mais material seja reciclado, pois quando não se faz isso, muito material é dispensado.

Incentive as pessoas da sua casa a seguirem esses novos hábitos, que não são difíceis de se habituar, e procurem reciclar o máximo de coisas possíveis. Como no caso de móveis velhos, venda ou doe, alguns materiais orgânicos podem dar origem a outras utilidades, como no caso do óleo de cozinha que pode virar sabão e etc.

Opte por bicicletas, caminhar, transportes públicos

dicas para cuidar do meio ambiente

Além de lhe permitir ser uma pessoa mais ativa e lhe ajudar na sua saúde, optar por dirigir menos ajuda no meio ambiente, já que são menos carros nas ruas!

Tem receio de ir para locais distantes usando uma dessas formas?! Opte então a começar fazendo isso no bairro onde mora. Vai até o supermercado? Opte por caminhar ou uma bicicleta. Vai até um local que tem a possibilidade de ir de transporte público? Deixe o carro na garagem e vá de ônibus ou metrô.

Economizar água (sempre)

dicas para cuidar do meio ambiente

Sempre quando estamos chegando em época de tempo seco e faltas de chuva, começam campanhas sobre a importância de economizar água. Muitos após passar essa fase, voltam a utilizar a água sem preocupações, lavando as garagens, carros, quintais, calçadas com mangueira, ou tomando banhos demorados, entre outras coisas.

Os hábitos que tomamos de forma “obrigada” em épocas de poucas chuvas e diminuição dos reservatórios, devem ser mantidos durante todo o ano. Somente assim serão evitados desperdícios de fato.

Procure melhorar os seus hábitos em relação a isso e ajudar nos hábitos das pessoas da família, para que todos dividam uma mesma causa que deve fazer parte diariamente da nossa vida.

Cuide de locais públicos

dicas para cuidar do meio ambiente

O próprio nome já diz, locais público são de todos nós e uma das formas de ajudarmos o meio ambiente é preservando um pouco do que tem próximo a nós também.

Faça a sua parte, no que for possível, para manter esses locais preservados, limpos e bem cuidados.

São praças, parques e tantos outros locais que contam com a nossa boa ação para se manterem bonitos e mais do que isso, vivos.

Evite desperdício

dicas para cuidar do meio ambiente

Sem perceber passamos o tempo todo desperdiçando praticamente tudo a nossa volta, desde de a energia, até a comida e isso deixa consequências no nosso meio ambiente.

Procure evitar ao máximo o desperdício, doe, reutilize para outros fins, compre menos, entre muitos outros hábitos podem ser trabalhados para que isso diminua.

Só em alimentos, todos os dias, desperdiçamos muito e isso pode ser diminuído se fizermos escolhas melhores, como comprar somente a quantidade necessária, armazenar de maneira correta para evitar que frutas e outros alimentos apodrecem antes de serem consumidos, receitas diferentes com o que sobrou, entre várias outras coisas.

Se procurar na internet, no Google mesmo, você encontrará diversas receitas que podem ser feitas a partir de partes dos alimentos que você pode estar jogando fora, como no caso de muitas cascas de frutas que são descartadas diariamente, mas que podem render sucos, chás e muito mais, de forma saudável e sem desperdício.

Cada um desses hábitos somam muito quando passamos a desempenhá-los da melhor forma possível, independente se somos os únicos a fazer isso ou aquilo. Para uma mudança do lado de fora começar, ela precisa primeiro vir do lado de dentro, então faça a sua parte.

Se você conhece ou pratica outros hábitos que ajudam a preservar o nosso meio ambiente, compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar
dedetizadora e desentupidora contato

Pesquisar

Veja também

Doenças transmitidas por pulgas de ratos

Pulgas de roedores – um perigo que a maioria desconhece

As pulgas são insetos que sobrevivem se alimentando do sangue de outros animais, ou seja, trata-se de parasitas externos, pois ficam presos na pele e pelos. No Brasil existem diversas espécies, entre todas as que mais se destacam e tornam-se…

Veja mais...
Controle de pragas em empresas

Como o seu negócio pode sofrer com a presença de pragas

Recentemente um vídeo feito em Paris, ao lado da Torre Eiffel, viralizou nas redes sociais e deixou muitas pessoas de queixo caído em relação a cidade. No vídeo, como você pode ver abaixo, o turista brasileiro brinca em relação as…

Veja mais...
Desentupidora com visita e orçamento gratuita

Desentupidora com visita gratuita – Por que é importante para você?

Desde a nossa fundação, viemos ano após ano sendo reconhecidos pelo diferencial em nosso atendimento, reconhecimento que nos presenteou várias vezes. Em um de nossos diferenciais, trouxemos a visita gratuita, uma prestação que traz imensos benefícios não somente para nós,…

Veja mais...

Comente

Estamos atendendo Envie uma mensagem






Apoiamos esta causa